Carol Souza

 Aventura, Hospedagens, Viagens Rápidas, Viagens Românticas   Paraty, Rio de Janeiro, Arraial do Cabo

Feriado de tiradentes 2017: 3 dias com desembarque necessariamente no Rio de Janeiro, qual cidade visitar?

Olá,

Estou programando uma viagem pro feriado de tiradentes de 2017 (sim, eu sou ansiosa) mas preciso necessariamente desembarcar em um aeroporto do Rio de Janeiro. Como a variável mais importante da viagem é dinheiro, não estou segura se ficar no Rio de janeiro seria uma boa escolha, estou pensando em ir para Arraial do Cabo ou Paraty, mas não tenho noção de custos nessas cidades. Podem me ajudar?

Aceito dicas de outros lugares!

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Carol

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

13 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 7 meses atrás

Boa tarde Carol,

Paraty não se compara com Arraial com relação a preços.. Arraial é tudo BEM barato, paraty já se tem um custo mais elevado.

Paraty ainda fica mais distante do que Arraial.. a região dos lagos, demora cerca de 2 a 2 horas e meia de carro, ou ônibus.. ja paraty 3 horas a 3 horas e meia!

Além de Arraial ser maravilho e mais barato, fica pertinho de Búzios e Cabo Frio, onde você pode vistar, mesmo que de noite, pois Cabo Frio fica a 10km de Arraial e tem uma infinidade de boas opções para a noite, bares, baladas, restauratens.. Arraial já é mais paradão de noite!

Espero ter ajudado.

Boa escolha =)

SILVIA  ANDRADE

SILVIA  ANDRADE RIO DE JANEIRO

respondeu 7 meses atrás

Concordo com o Dennis. São cidades completamentes diferentes. Já esclarecida a questão da distância (e lembrando que num feriado, todo o tempo estimado pode se multiplicar).

Vamos comparar os quesitos (levando em conta que estou quase todo o ano passeando por Arraial, mas conheço também Paraty):

PRAIA - Arraial está voltada para o oceano e tem muitas praias consideradas as mais bonitas do Brasil (algumas praticamente no centro da cidade).  Outras especiais acessadas por passeios de barco. Minha foto da Praia Grande.

SILVIA  ANDRADE adicionou foto de Paraty,Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 1

- Paraty (assim como Angra dos Reis), se encontra dentro de uma baía. Tem pequenas praias (nenhuma no centro) e tem passeios de barco que te levam as ilhas e a pontos específicos.

ARQUITETURA - Arraial tem um centro histórico pequeno (e já meio descaracterizado). Perto da Igreja N. Sra. dos Remédios se encontra um marco de Américo Vespúcio datado de 1503 (uma fonte de água). Foto da fonte e do marco histórico na Praia dos Anjos.

SILVIA  ANDRADE adicionou foto de Paraty,Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 2

Outro ângulo que flagrei da Praia dos Anjos de onde saem os barcos para o passeio.

SILVIA  ANDRADE adicionou foto de Paraty,Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 3

Já Paraty é uma jóia colonial bem preservada. Suas ruas de pedra (famosos pé de moleque), viveram a época da exploração do ouro pelos colonizadores portugueses, a famosa Estrada Real. O casario parece uma locação de cinema.

HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA - Arraial é bem mais simples nos dois itens - a hotelaria e a gastronomia, com honrosas exceções e já vou aproveitar e indicar o melhor restaurante de Arraial que é o Bacalhau do Tuga  http://bacalhaudotuga.com/

(ligue para saber horários e fazer reservas). Não tem só o bacalhau, tem outros peixes e frutos do mar e outros tipos de carne (costelinha de porco e filet mignon). Da mesma família tem a pousada -  http://www.btugaguesthouse.com/

NOITE - A exceção de algumas datas festivas ou eventos (festival da lula em abril, festa da cidade em maio e um reveillon excelente), geralmente é uma cidade calma durante os dias úteis (a exceção do verão) e bastante movimentada em todos os feriados quando vem gente de todo canto para fazer um passeio de barco. Indico o pessoal do http://www.donjuantour.com.br/  para visitar a jóia que é a praia da Ilha do Farol. Olha a pintura.

SILVIA  ANDRADE adicionou foto de Paraty,Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 4

A única reparação que tenho a fazer é que em Arraial do Cabo a temperatura da água é geralmente bem fria. Fenômeno natural causado pelas correntes geladas que as vezes trazem pinguins, leões marinhos e até orcas passeando por lá (golfinhos também).  

Uma grande viagem.

Lugares mencionados
  1. Bacalhau do Tuga , 5 R. Santa Cruz Praia dos Anjos
Victória Palma

Victória Palma São Carlos

respondeu 4 meses atrás

Ooi Carol, como muuitos já disseram, você já deve estar com uma noção básica de ambos os locais. No feriado de tiradentes desse ano fui para Paraty de carro (saindo de SP) com mais 3 amigos, dividimos o preço da gasolina e pedágios e para baratear nossa viagem optamos por nos hospedar em um Hostel (Historic Central Hostel), era um local bem simples mas, que nos ofereceu café da manhã, uma cozinha e um quarto para 8 pessoas pelo preço de 45 reais a diária (um pouco mais caro que o de costume já que eles consideram feriados como alta temporada). Ao chegar em Paraty vimos que era inviável comer fora devido aos altos preços e fomos direto ao supermercado para podermos cozinhar no hostel. 

Em Paraty o centro da cidade é bem agitado, com vários barzinhos, musicas ao ar livre e muuitas cachacarias ( se for a Paraty não deixe de experimentar a cachaça produzida lá, se chama Gabriela - Cachaça Paratiana), e um pessoal bem animado, mas reservamos essa parte do passeio para o periodo noturno. Pela manhã/tarde fizemos um passeio de escuna (40 reais e uma duração de 5 horas) onde conhecemos algumas ilhas e algumas prais maravilhosas. No dia seguinte fomos para trindade, uma praia maravilhosa, lá tem uma vila repleta de artesanatos e coisinhs de praia mesmo e tudo bem baratinho, então acabamos indo lá dois dias seguidos, já que por trindade temos acesso á outras praias por meio de trilha. 

Em paraty também tem o pesseio pela serra (uma das serras mais lindas que já conheci) onde você pode visitar cachacarias artesanais, cachoeiras e muuitas trilhas, esse passeio tem também o custo de 40 reais. 

Paraty fica a cerca de 30km de Angra dos Reis, outro lugar maravilhoso que conta também com passeio de escunas e barquinhos, no entando a estadia em angra é um pouco mais alta, por isso recomendaria que você se ficasse hospedada em paraty e fosse de onibus, excursão ou carro, para Angra. 

Nossa viagem durou 4 dias, e gastamos aproximadamente 450 reais (alguns dias nos rendemos a comer fora e também compramos algumas lembrancinhas rs)

Espero ter ajudado! ;)

Lu Torres

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 4 meses atrás

Olá, Denis e os demais já falaram quase tudo.

São cidades bem diferentes, mas ambas possuem possibilidades de praias maravilhosas. Em Paraty você leva de quebra um centro histórico que é Patrimônio, integrante do Caminho da Estrada Real. Pode fazer passeios de barco e está do ladinho de Trindade! Em relação a Arraial, vc já tem um panorama maior dos outros comentários...é só escolher! Boa viagem :) 

Luh Rocha

Luh Rocha Rio de Janeiro, Brasil

respondeu 5 meses atrás

Você pode fazer um bate volta em Petrópolis, pois é super perto do RJ e barato também.

Se gosta de serra é uma boa pedida, passeio cultural, boa comida, clima agradável!

Espero ter contribuido!

abraços

Letícia Mendonça

Letícia Mendonça Rio de Janeiro

respondeu 5 meses atrás

Arraial é meu xódozinho! Frequento a cidade desde que eu nasci por quê minha vó mora lá... Todas as praias são lindas em suas particularidades, a Prainha com seu mar calmo e convidativo, a Praia Grande com aquela imensidão de areia e água congelantes, a praia dos anjos onde estão ancoradas as embarcações que te leva a um passeio de barco na Três Prainhas, na Praia do Farol (só possível o acesso de barco), e na gruta azul; mas os grandes tesouros, na minha opnião, é a Praia do Forno, e a Praia Brava, ambas só são acessíveis fazendo uma trilha, muito fácil, quase nenhum esforço físico, a primeira começa no Final da Praia dos Anjos, e a segunda no Pontal do Atalaia (ótimo lugar pra ver aquele pôr-do-sol maravilhoso).

Lugares pra comer, um que eu recomendo de paixão é o Bar Nosso Cantinho, popularmente conhecido como Bar do Mazinho, o lugar é super simples mas o sabor é inegualável, o melhor pastel de camarão que eu já comi, fica na Rua Jose Francisco 256, pertinho da Praia Grande!

Beijos! Boa Viagem!

FRANCIELE TEIXEIRA

FRANCIELE TEIXEIRA Mauá

respondeu 6 meses atrás

Boa tarde Carol!

Eu não conheço Paraty, mas pelo que pesquisei, o custo benefício de visitar Arraial, é maior. 
Viajei com uma turma de 12 amigos pra Arraial, alugamos uma casa bem próxima à praia, fizemos o passeio de barco, visitamos as praias vizinhas, e gastamos bem pouco. Foi uma das viagens mais baratinhas que fizemos. Apesar de termos ido de carro, achei tanto a hospedagem quanto os passeios, com preços bem acessíveis. 

Fora que o lugar é maravilhoso. Vale muito a pena.

(:

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes ARARUAMA

respondeu 7 meses atrás

Oi Carol,

eu sou suspeita para falar de qualquer uma das duas, mas como moradora da regiao dos lagos e frequentadora assídua de paraty, posso dizer que: se você quer baixo custo com certeza arraial é mais barato,

beleza natural? as duas são lindas, sendo uma costa azul e a outra verde. 

arraial não tem opçoes noturnas, mas fica colada em Cabo frio,  que tem uma noite mais agitadinha. Já em Paraty tem varios barzinhos no centro historico.

a praia de Paraty (centro), não existe, é horrivel, daí aconselho fazer passeio de barco ou ir em direção de trindade. Arraial é bem pequena e  quase todas as praias com exceção da ilha do farol dá pra ir a pé.

as duas opçoes são maravilhosas, é muio dificil escolher entre elas. mas se você prioriza custo com certeza arraial é a opção.

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 5 meses atrás

Carol, tanto Rio como Paraty ou Arraial são ótimas opções, mas já que vc não pretende ficar na cidade maravilhosa, sugiro ir para Arraial curtir aquela natureza fascinante, onde os custos não serão tão absurdos ou diferente de Paraty.

Abraços,

Tiago

Rayssa Carrero

Rayssa Carrero

respondeu 5 meses atrás

Bom dia Carol,

Conhecendo os dois lugares, meu conselho para você é: vá para Arraial do Cabo, primeiramente que: o valor de lá comparado ao de Paraty e até mesmo do Rio é bem diferente, as coisas lá são baratas, passeios, estadia, comida. E o lugar é maravilhoso. Por estar tão proximo de Buzios muitas vezes passa batida, mas acredite, vale muito a pena conhecer, e aproveitar para fazer os passeios de barco saidos da praia dos anjos, que são experiências incríveis. Te aconselho também a dar uma passada na noite de Cabo Frio (que fica há uns 40 min de lá dependendo do transito), é sensacional e tem uma feirinha adorável na Praia do Farol. Você vai amar o passeio, realmente vale muito a pena conhecer. 

Lugares mencionados
  1. Arraial do Cabo , RJ
Mariana Alonso

Mariana Alonso

respondeu 5 meses atrás

Olá Carol,

Paraty é LINDO de morrer. Faça um passeio de escuna. Fechamos com uma agência bem na entrada do Centro Histórico e valeu muito a pena. A água é azul e super transparente. Uma delícia!

As praias de tiradentes são melhores que as de Paraty. 

Ficamos na pousada Chalé da Praia e o pessoal foi super atencioso. Vale a pena.

Espero ter ajudado.

Beijos,

Mari

Natasha Ketzer

Natasha Ketzer Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil

respondeu 4 meses atrás

Boa noite Carol,

As respostas anteriores já te deram uma boa idéia com relação aos custos, sem dúvida Arraial é beeem mais barata em termos de custos de viagem do que Paraty, além disso a atmosfera e a paisagem das duas cidades é completamente diferente, Paraty é um mergulho na história, já Arraial não tem esse apelo.

Mas tenha certeza,  que em qualquer uma das opções você terá momentos maravilhosos.

Boa viagem! 

Malu Almeida

Malu Almeida São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Carol, sem dúvidas sugiro Arraial do Cabo. As praias são maravilhosas e dos 3 lugares com certeza é o que você irá gastar menos!

Responda a dúvida de Carol

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.