Jacke Savoia

Euro em espécie ou Travel card?? Quanto levar? ONde comprar?

Viajo o mês que vem para Europa e quero aproveitar essa queda da cotação para comprar... porém não faço IDEIA se compro o cartão de viagem, se levo em espécie, quanto eu levo e onde eu compro, porque moro no interior e aqui não tem casa de cambio!! alguém me ajuda???????

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Jacke

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

9 Respostas

Ordenado por:
Elaine Moraes

MELHOR RESPOSTA

Elaine Moraes Campinas

respondeu 9 meses atrás

Oi Jacke!Eu tb vou sempre com cartão de credito,travel money e uma quantia em espécie.Carrego tudo comigo sempre,aprendi com minha mãe!Coloco tudo numa bolsinha pequena de elastico presa na cintura,se alguem quiser me roubar  vai ter que me deixar pelada no meio da rua,haha,assim fica dificil tb perder e esquecer em algum lugar.Espécie e travel money sempre pego no banco onde sou correntista. A quantia depende de quantos dias vc vai ficar,e se vc ja vai com reservas de estadia ja  marcadas ou não.

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 6 meses atrás

Oi Jacke, acho que a moeda em espécie aliada ao uso do cartão de crédito ainda são as melhores opções.

Como dissesse que na sua cidade não tem casa de câmbio, tente ver com o Banco do Brasil. A cotação deles é razoável, só que cobram uma taxa de operação (na época que cotei era assim), então se comprar em quantidade acaba valendo a pena..

Leve dinheiro e cartões (se tiver mais do que um é bom,. melhor garantir..)

Turistando.in (Juliana)

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 9 meses atrás

Oi Jacke

Passei por esse mesmo problema!

No passado valia muito a pena levar dinheiro no Travel Card, pois ele não cobrava IOF. 
Hoje cobra e, dependendo dos gastos, acaba valendo usar o cartão de crédito (para juntar milhas).

Para a última viagem que fiz, coloquei um pouco no cartão, levei um pouco em espécie e usei bastante meu cartão de crédito (mesmo sabendo que a fatura poderia fechar em dia de euro/dólar alto).

A vantagem dele é a segurança, pois você não corre o risco de perder o dinheiro ou de ser assaltada. Se te roubarem o cartão, você entra em contato com a empresa, cancela aquele cartão e eles te enviam um novo (o que pode ser um problema em caso de viagens curtas).

Outra vantagem é poder fazer um doc para o banco / empresa que oferece esse cartão.
Desta forma, se você precisar de mais dinheiro durante a tua viagem, você entra em contato com eles e pede uma nova remessa de dinheiro. Você faz um doc. para a conta do banco/agência de cambio e em pouco tempo o valor está no teu cartão.
Isso pode ser bom para você que mora no interior. Pode colocando dinheiro aos poucos no cartão até chegar o dia da tua viagem (ou reutilizá-lo em uma nova oportunidade).

Como eu moro no centro de SP, consigo ir em várias casas de câmbio e fechar com a que me der a melhor cotação, mas tem bancos que fazem a entrega do cartão (veja se vale a pena) em casa.

Eu fiz com o banco Rendimento/Cotação, mas acho que o Banco do Brasil e o Santander também oferecem esse serviço.

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 9 meses atrás

Boa tarde Jacke,

Nunca é bom levar só dinheiro apenas em espécie, ou levar apenas cartão, ou deixar para sacar.. sempre é bom ter tudo isso junto, mas a grana em espécie leva vantagem!

Não é só a diferença do IOF que torna a compra em espécie mais vantajosa.Nas casas de câmbio é possível negociar a taxa de cambio, coisa que não acontece nos cartões de crédito.. é possível também escolher a data que você irá efetuar a compra na casa de câmbio, acompanhando as altas e baixas na cotação. No cartão de crédito você fica refèm a data de fechamento da sua fatura, e torce pra que naquele dia esteja baixa, sem contar a falta de transparência na conversão.. 

Com relação a segurança, sem dúvida alguma que os cartões levam vantagem.. e se for isso que conta pra você, leve o cartão! Mas o dinheiro você pode levar quantias no dia a dia que realmente irá necessitar, com uma média de 80 euros por dia.. e guardar o resto no cofre, ou algo do tipo no hotel.

Procure distribuir a compra da moeda em espécie em diferentes dias, assim você minimiza possíveis oscilações no câmbio da moeda. Como o mercado de câmbio é muito imprevisível, o melhor é apostar em diferentes datas. No final das contas, se leva parte do dinheiro em espécie e o restante efetuamos os pagamentos no cartão de crédito.

Interior de SP você mora? Quantos dias irá ficar?

Patricia Ramos

Patricia Ramos São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Jackie, acho que você pode levar os dois. Um pouco de Euro para usar em comércio de rua, comprar água, gorjetas, etc e um pouco no cartão. Você precisa só tomar cuidado com a bandeira. Normalmente as bandeiras melhor aceitas na Europa é Visa e Mastercard.

Veja com seu banco se ele não emite o cartão. Eu sou correntista do Itaú e comprei direto com eles.

Quanto ao valor, tudo depende de quantos dias e o que já está pago. 

espero ter ajudado

Wanderlust um Mundo de Possibilidade

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem)

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem) São Paulo - SP

respondeu 6 meses atrás

Oi Jacke! Tudo bem?

O quanto de dinheiro que você comprar depende de quantos dias você vai ficar lá e dos lugares que você vai visitar. É ideal que você programe sua viagem, vendo o valor médio de refeições, preço dos passeios, transporte, etc. Assim, terá uma base do quanto irá gastar por dia.

Eu sempre viajo com o cartão de crédito (não esqueça de desbloquear no caixa automático do banco ou pelo telefone); travel money (agora já não compensa muito por causa do imposto IOF) e com dinheiro em espécie.

O travel money você pode adquirir em agências de viagem. O que é bom de ter um cartão de débito é que se você for roubada, poderá bloquear seu cartão ligando na assistência e pode pedir um novo.

Eu deixo para usar o cartão de crédito em casos emergenciais. Em geral, quase não uso, apesar de leva-lo junto.

No caso do dinheiro, tome cuidado com a bolsa. Como a Elaine disse, é bom usar um "porta-dolar", porque ele fica escondido embaixo da roupa. Se quiser usar uma bolsa, use sempre uma que possa ficar na frente do seu corpo. Nos meios de transporte, tome cuidado, pois há muitos batedores de carteira. 

Nós já fomos roubados em Portugal e sabemos como é difícil ter documentos (inclusive passaporte) levados por uma pessoa de má fé!

Abraço e boa viagem!

Lana Gomes

Lana Gomes Araruama

respondeu 6 meses atrás

Sempre que viajo levo a maior parte em espécie e faço um cartão pré pago onde coloco algum crédito e deixo o número com alguém da família caso nescessário colocar mais credito enquanto no exterior.
Com a instabilidade financeira acho loucura usar cartão de crédito no exterior, nunca saberemos quanto iremos pagar depois...
Ja morei em cidade sem casa de câmbio, o ideal é juntar dinheiro e ir a capital efeuar a compra caso nao haja bancos que façam venda em sua cidade.

Levo o dinheiro nessas doleiras embaixo da roupa, mas não todo ali, separo em alguns locais um pouco...assim se houver perda ou roubo não vai tudo junto!

Boa viagem

Pedro Villas Boas

Pedro Villas Boas Santos

respondeu 6 meses atrás

Oi, se vc não for cidadã europeia, é importante prestar atenção na quantia mínima de 65 euros por dia na Europa. Se optar por cartão, leve o comprovante de compra com o saldo disponível. Outro detalhe, o travelmoney bloqueia valores pra despesa com hospedagem, por exemplo...  

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 6 meses atrás

Eu sempre levo em espécie e no cartão por segurança. Por exemplo eu fui roubada, e levaram meu dinheiro em espécie. E se fosse o cartão eu poderia bloquear e não perder o dinheiro. 

Em relação a troca de dinheiro, eu sei que tem casa de câmbio que faz via correio mas não sei se é confiável , sempre fiz presencial. 

Responda a dúvida de Jacke

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.