Peru

Dólar ou real

É melhor levar dólar, real ou habilitar o cartão para saque no Peru ( Lima e Cusco)?

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Rosangela

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

27 Respostas

Ordenado por:
Roberto Luiz Pereira

MELHOR RESPOSTA

Roberto Luiz Pereira Itajaí

respondeu 1 ano atrás

Rosangela Ribeiro, me permita discordar dos companheiros viajantes que lhe deram outras informações, mas não vejo absolutamente NENHUMA vantagem em voce levar dolares para o PERÚ. LEVE REAIS e um cartão de crédito para saque isso sempre devemos ter. Se voce for comprar Dolar no Brasil vai pagar o preço com ágio de comprador, chegando lá no Perú vai trocar o Dolar pela moeda Peruana e pagar o ágio de estar vendendo dolar pra eles, quer dizer, vai estar sempre fazendo negócio do lado desfavorável da negociação. Leve Reais e troque por Soles la no Perú. Troque o dinheiro nas casas de câmbio ou hotéis. As casas de câmbio têm as melhores cotações em geral e, junto com os hotéis, são a opção mais segura para troca de dinheiro. Mas lembre-se de que apenas notas novas e sem marcas são normalmente aceitas. No Peru, você encontrará algumas pessoas pela rua trocando dólares, facilmente identificadas pela quantidade enorme de dinheiro que elas mantém nas mãos.Nunca, jamais troque dinheiro na rua! Não sei bem sobre a cotação, mas há sempre o risco de ser assaltado ou cair em algum golpe.

Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Rosangela. Eu levei dólares e reais qdo fui, só que a cotação tava beeeem mais favorável na época. Agora acho que vale avaliar se compensa - afinal, conseguia trocar reais facilmente nas casas de câmbio em Lima e em Cusco, pelo menos. Com o dólar alto desse jeito, não sei... 

Habilitar o cartão de débito para saques também é fundamental. E cartão de crédito só para emergências. Eu levei também um cartão Travel Money, caso tivesse problema com os outros cartões! 

Bjs, 

Cristiane Nagata

Cristiane Nagata Goiânia

respondeu 1 ano atrás

Olá!

Em Julho fui para o Peru e levei um pouco de dólar, um pouco de real e deixei para sacar o restante do dinheiro lá. Mas já te digo que sacar o dinheiro lá não é uma opção muito interessante, porque você terá que pagar a taxa de saque e também o IOF, e além disso correrá o risco de bloquearem o seu cartão e você não conseguir sacar (que foi o que aconteceu comigo). Tenho conta no BB e fui na gerente antes da viagem e fiz todos os procedimentos para liberar meu cartão para uso no exterior, mas no terceiro saque que fui efetuar bloquearam meu cartão, meu acesso à conta pela internet e pelo telefone, e me disseram que a única forma de desbloquear seria comparecendo na minha agência (no Brasil, pois no Peru não tem BB). Ou seja, perdi um dia inteiro de viagem tentando resolver problemas no banco, e acabei tendo que pedir para minha família me enviar dinheiro porque o meu estava preso na minha conta que estava bloqueada.

Mas caso prefira deixar para sacar dinheiro lá, porque realmente é mais seguro que carregar todo seu dinheiro na bagagem, deixe uma procuração com algum familiar aqui no Brasil para que esta pessoa possa resolver qualquer problema no Banco, converse com seu gerente antes da viagem e deixe bem claro que sua viagem é para o Peru. Além disso, deixe anotado este número no seu celular, para o caso de querer fazer alguma ligação a cobrar para o seu banco, ou para qualquer outro lugar: 0800 501 90. Você liga para este número, e um atendente irá te atender e efetuar a ligação a cobrar para  número que você deseja (no caso o número de telefone que consta no verso do seu cartão do banco).

Não acho que seja vantagem trocar reais por dólares para depois trocar o dólar por soles... Você acaba perdendo duas vezes! É muito fácil trocar real por soles lá, e a cotação é boa, então acho que é mais vantagem levar em reais mesmo. Você pode efetuar a troca com os cambistas de colete azul, na Plaza de Armas em Lima, e em Cuzco também encontrará muitas casas de câmbio ao redor da Plaza de Armas.

Agora, se conseguir comprar dólares aqui a um bom preço, e quiser levar dólares para pagar alguns hotéis, o trem, o ônibus e a entrada para Machu Picchu, aí sim vale a pena, mas apenas para os pagamentos a serem feitos em dólares, e não para converter dólar em soles.

Espero ter ajudado.

Boa viagem!

Valdir Ramos Filho

Valdir Ramos Filho São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Vou para o Peru na próxima semana, cheguei a conclusão que dólar é a melhor opção, deixando om cartão de débito e crédito como emergência. As taxas de conversão do real lá são muito ruins e o uso do cartão traz taxas muito caras.

Roberta Borges

Roberta Borges Porto Velho - RO

respondeu 1 ano atrás

Olá, achei melhor levar real e trocar por sole (moeda do Peru) na fronteira, o câmbio é bem melhor do que em Cusco.

Quase não se usa dólar lá, usei apenas para comprar a passagem do trem para Machu Picchu.

Evite usar cartão, pois o imposto na fatura é em dólar.

André Cambuí

André Cambuí

respondeu 1 ano atrás

Oi Rosangela

Na realidade do nosso dolar nas alturas é bom dar uma analisada. Eu levei em dolar e na época valeu muito a pena. Quanto ao cartão de crédito, vale a pena habilitar pois existem muitos caixas eletrônicos que permitem saque, mas é bom deixar só para  uma caso de emergência, visto que há taxas para saques, e taxas na fatura depois.

Boa sorte.

Abraço

Everton Kayser

Everton Kayser Cascavel

respondeu 1 ano atrás

Eu fui em Agosto/15 e tive a mesma dúvida. 
Para mim foi melhor levar em reais.

Faça a simulação na internet de quanto estão as moedas que dá pra ter uma boa base. 

Alguém comentou sobre trocar na dinheiro na rua, eu realmente não sei dos riscos mas troquei quase todo meu dinheiro com os cambistas de colete azul na praça das armas e em miraflores e foi ok. Só tenha cuidado para não pegar notas falsas (eles tem um selinho que marca se é original, você pode pedir para que carimbem).

Pelo que eu vi agora na internet, dá na mesma. Então compensa levar em reais mesmo para não perder nas conversões.

Valéria Martuscelli

Valéria Martuscelli

respondeu 1 ano atrás

Rosangela, estive em Agosto e levei reais. Em Cusco estava melhor a cotação do que em Lima. 0,97 em Cusco e Lima ,090.

Marcos Douglas Santos

Marcos Douglas Santos Rio de Janeiro

respondeu 1 ano atrás

Com certeza dólar e trocá-los quando chegar lá.

Fazer saques vc irá pagar ainda mais. Não recomendo, no entanto sempre é bom ter o cartão liberado para saques para qualquer emergência.  ;-)

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 7 meses atrás

ola, o melhor é levar real, claro que um pouco de dolar é bom tambem, pois tem alguns ingressos que aceitam pagamento em dolar, mas sempre de uma olhada na cotação do dolar e da moeda local do peru, não esquecendo um cartão debito, credito ou VTM por segurança.

Vanise Januario

Vanise Januario

respondeu 8 meses atrás

Rosangela, encontrei esse post aqui do blog Cup of Things. A autora é uma brasileira e ela prova matematicamente as vantagens de se levar dólares para o Peru.

Dólar ou Real: Que moeda trazer para o Peru?

Espero ter ajudado.

Grande abraço e boa viagem!

Vicentte Filho

Vicentte Filho Cruzeiro do Sul/AC

respondeu 1 ano atrás

Olá Rosangela,

Fui no começo do ano e levei real e fiz a troca direta pelo soles, que estava 1 por 1. Foi muito mais vantajoso do que trocar por dólar, pois você terá prejuízo com o valor que está agora.

As casas de câmbio e até mesmo os hotéis fazem essa troca direta. Recomendo ainda levar o cartão de crédito, mas seu uso apenas em emergências.

Você pode ainda habilitar junto ao seu banco o seu cartão de débito para sacar lá, as taxas são menores do que o do crédito.

Vitor Boccio

Vitor Boccio São Paulo

respondeu 1 ano atrás

O Dolar sem dúvida. Se vc conseguir achar com uma cotação bacana, melhor ainda! 

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 2 meses atrás

Ola Rosangela .... a primeira vez q fui fiz a burrada de levar dolar e na boa totalmente desnecessario, fui agora em Abril e levei reais e me dei bem... leve reais e troque la mesmo. de preferencia no centro de Lima! agora se vc ja tem Dolar... ai sim pode ser.. mas trocar aqui pra depois converter la não rola! bjs 

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 1 ano atrás

Rosangela fui ano passado, level Reais e troquei la por Soles ,Meus últimos 50 soles eram falsos, ou seja, fica esperta onde fazer o câmbio. No final voltei na casa e eles trocaram de boa, mas é sempre bom ficar com o cartão da casa de câmbio ;) 

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes Jundiaí

respondeu 1 ano atrás

Sempre que viajo para o exterior levo um pouco em especie da moeda local e um cartao travel money tambem com a moeda local.

Quando você paga em outra moeda o troco é sempre na moeda local, se paga em dólar por exemplo, e a moeda é de menor valor você perde dinheiro.

MARIA LUCIA ROCHA

MARIA LUCIA ROCHA

respondeu 1 ano atrás

Dolar é sempre a moeda mais valorizada. Em Lima é fácil fazer saque ou usar o cartão, mas em Custo é mais restrito. Para passear nas "tiendas" de Custo é melhor estar com dinheiro local nas mãos.

Amarildo Pereira

Amarildo Pereira

respondeu 1 ano atrás

Oi Rosangela.

Estive em Cuzco o final de Setembro/Outubro 2015. Cotação do real estava em 0,70 PEN e o Dolar melhor cotação em Cuzco foi de 3,20 PEN.

Abraço

Mitsuru Tanabe

Mitsuru Tanabe Brasília

respondeu 1 ano atrás

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Rosângela, muito embora fazer câmbio do real pro dólar e depois para a moeda peruana custe um pouco, na minha opinião o mais garantido é levar a moeda americana (até porque usar o cartão de crédito encarece por causa do alto IOF).

Abraços,

Tiago

Cristina Ando

Cristina Ando Sao Paulo

respondeu 2 meses atrás

Acabei de voltar e vi que a cotação estava igual, ou seja, tanto faz levar dólar ou real.

Patricia Ramos

Patricia Ramos São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Oi Rosangela,

algumas casas de câmbio no Brasil já vendem o Nuevo Sol. A única coisa que você precisa verificar com eles é se na volta eles farão a conversão para reais novamente do que sobrar. Fique atenta a isto. Eu sempre aconselho aos meus passageiros usarem a moeda local. Com as mudanças cambiais, é muito arriscado (na minha opinião) sair daqui somente com reais. As regras do jogo podem mudar a qualquer momento e o país que você está indo conhecer pode deixar de aceitar nossa moeda a qualquer momento. Isto não acontece com relação a dólar ou euro que são moedas estáveis.

Portanto, verifique em uma casa de câmbio qual a melhor conversão. Hoje o Nuevo Sol está em torno de USD 1 = PEN 3,33

Eu te sugiro esta casa de câmbio que eu costumo usar quando vou viajar: http://www.turmalinacorretora.com.br/

espero ter ajudado

www.wanderlustviagensturismo.com

Natália Beraldi

Natália Beraldi Campinas

respondeu 7 meses atrás

Olá, eu fui no fim do ano passado e não levei nada de dolar, apenas um cartão para saque Travel Money. Lá eu sacava de acordo com o que precisava pedindo no caixa eletronico que saisse em Soles, sempre um pouco a mais pq cada saque tem um pouco de desconto de taxas. Esse cartão tbm serve como debito em restaurantes, lojas etc. Paguei em dolar apenas a passagem e o ingresso para Machu Picchu, mas foi pelo cartão de crédito. 

Gisele Reigoto

Gisele Reigoto

respondeu 1 ano atrás

Boa noite!

Sempre opto por levar dólar porque  fazer o câmbio lá, e sempre mais vantajoso!

Abraços

Les Food Travellers

Les Food Travellers

respondeu 1 ano atrás

Estou indo ao Peru agora em dezembro/janeiro e estou levando Dólares (pq muitos passeios podem ser pagos em dólares mesmo) e Reais - acho mais interessante trocar Real lá, aqui a conversão tá bem ruinzinha.. cartão/saque nem pensar! 

+ Outras respostas

Responda a dúvida de Rosangela

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.