Luana Gerona

Documentação para menor na entrada do país..

Sou menor de idade e irei viajar desacompanhada de Meus pais, apenas com uma prima, primeiro para Paris e depois para Suíça, gostaria de saber qual é o tipo de documentação que preciso para entrar no país, como por exemplo autorização dos pais, se preciso registrar apenas no cartório ou se preciso ir perante o juiz..

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Luana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Boa tarde Luana,

Além de passaporte válido, você precisará de uma autorização de viagem para o exterior, com firma reconhecida dos pais ou responsáveis. Se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude. O ideal é que essa autorização seja ao menos em português e inglês para evitar a necessidade de traduções juramentadas.

O ponto chave da viagem de menor desacompanhado é a questão da hospedagem. Hotéis da UE costumam não aceitar menores de 20 anos sem que estejam com pais ou responsáveis, independentemente de terem autorização para viajarem sozinhos, sendo assim, melhor sempre entrar em contato com o fornecedor da acomodação para saber se não há problemas em se hospedar por lá e pedir uma resposta formal por email para registro, como prova também.

Espero ter ajudado.

Boa viagem =)

Aldo Cruz

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Oi Luana,

Acho que o Dennis já mandou muito bem e respondeu à sua pergunta.

Só complemento com um link do site de um grande amigo, que pode também te ajudar, além de ser uma outra fonte de pesquisa.

http://www.zoropeando.net/menores-podem-viajar-desacompanhados-pela-europa-desde-que/

Boa viagem

Beatriz Bougleux

Beatriz Bougleux Santa Bárbara d'Oeste

respondeu 6 meses atrás

Ano passado eu fui para Europa com minha irmã que tinha 15 anos e meus pais iam fazer uma autorização igual o Dennis falou, mas quando foram tirar o passaporte dela, a moça do guiche disse que eles tinham a opção de colocar no passaporte dela uma informação autorizando ela a sair do país sem um responsável legal.

O passaporte dela foi emitido com essa informação e ela viajou sem nenhum problema e não precisamos levar nenhum documento a mais.

Não sei se você já tem passaporte ou não, mas se não tiver, esta é uma opção. Caso já tenha, terá que seguir as instruções do Dennis mesmo.


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.