Vistos e Imigração   Itália

Dicas para a cidadania italiana

Queria algumas dicas de alguém que já fez a cidadania italiana, estou com todos os documentos sendo corrigidos e estou com algumas dúvidas na próximas etapas, sendo elas: a legalização dos documentos no consulado italiano; e o último que seria ir para a Itália e fazer por lá.
Já encontrei diversos advogados e assessores, com diferentes preços e propostas. Pelo que eu vi, para a legalização dos documentos, no consulado italiano de São Paulo são abertas algumas vagas de agendamentos por mês e é bem difícil de consegui-las, é isso mesmo? Existe alguma outra alternativa?
E gostaria de saber também se há alguma forma de fazer a última etapa, chegando diretamente na Itália e procurando advogados mais em conta. Quantos dias tem que ficar por lá e também quanto tempo demora para tirar a cidadania.
Se puder falar um pouco como foi que tirou a sua eu agradeço

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de César Augusto

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Ordenado por:
Turistando.in (Juliana)

MELHOR RESPOSTA

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 10 meses atrás

Olá César

Não sou especialista nesse assunto (sou prof. de italiano) e também não sei como estão os tramites hoje, mas antigamente era bem possível conseguir a cidadania diretamente na Itália, sem a necessidade de advogados.

A vantagem do advogado é que ele sabe o caminho das pedras, mas muitos são pilantras. 
Tive 2 alunos que tiveram problemas na mão de um que se chama Luigi Paiano. 
No entanto, tive outro que pagou bem caro para um que fez tudo em 1 semana (o processo normalmente dura 3 meses).

Se o objetivo é fazer na Itália, você precisa sim ter seus documentos legalizados. Agende a data no consulado. Sem a legalização, não adianta ir para a Itália (sei, pois, eu fui com tudo certo, exceto com a legalização, que estava agendada para o mês da minha volta - snifffff). 

Com a documentação completa, traduzida e juramentada e legalizada, procure uma residência na Itália, mas o mais importante é que te deem um documento que comprove a residência (dado pelo proprietário). Essa documentação, alguns pilantras cobram uma nota preta!

Depois disso, leve a documentação para a comune. Eles te orientam por lá!

Meu conselho: muito cuidado com advogados!

Salete Mondini

Salete Mondini Jaraguado Jaragua do Sulsul

respondeu 9 meses atrás

Cesar eu já consegui minha cidadania e também encaminhei na época dos meus dois filhos e um deles era menor. Encaminhei através do Circulo italiano da minha cidade. Gastei com   com cópias da documentaçao e uma taxa para o círculo. Mesmo apresentando toda documentaçao( certidôes de nasc e óbito dos bisavós e outros)originais minha cidadania demorou 7 anos. Apresentei documentaçao que outros familiares já haviam utilizado. A responsável pelo processo  consultou se já havia alguém da família  com  cidadania, e ficou mais fácil.Mas conseguir agendar o passaporte no consulado de Curitiba é realmente uma odisseia pois o consulado abre a agenda de datas disponíveis 2 minutos antes da meia noite, lembrando que temos que levar em conta o fuso horário entre brasil e italia e os horários de verão lá e cá.Informe-se sobre a possibilidade de seu sobrenome já ter algum processo tramitando por outro ramo da família. Outro detalhe importante é que o conjuge tem direito a cidadania por extensão após 3 anos de união civil...abraços

Mariana Alberti

Mariana Alberti Sao Paulo

respondeu 9 meses atrás

Olá olá... 

Acho que minha principal dica e o que esta me ajudando infinitamente nas minhas dúvidas no meu processo é o grupo no facebook Cidadania Italiana - área livre - https://www.facebook.com/groups/arealivrecidadania/?fref=ts

Todas as dúvidas eu consigo tirar nesse grupo, também tem muitas indicações de advogados, tradutores, assessorias, enfim... todas as dúvidas mesmo. 


Davi Leichsenring

Davi Leichsenring

respondeu 9 meses atrás

Entre em contato comigo pelo facebook, Davi Leichsenring. Te dou todas informações que vc precisar sem cobrar.

Responda a dúvida de César Augusto

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.