Gene Harry

 Vistos e Imigração   Irã

Dicas do que fazer no Irã

Final do ano estou indo para o Irã , e gostaria de dicas de quem já esteve no Irã.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Gene

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Boa tarde Gene,

Cara, Irã, a maioria das pessoas veem com os olhos da guerra, do sofrimento e tudo mais. O que realmente existe é a instabilidade política a mais de 30 anos, além do extremismo da fé..

Não é tão comum ver tantos turistas por lá, então é preciso um pouco de coragem sim pra ir pra lá, ter uma boa noção da cultura, saber que a infra-estrutura não é nada excelente, que o inglês é pouquissimo usado para se comunicar e principalmente saber como se portar diante de um país muçulmano pra evitar qualquer problema e até prisão:

Alguns exemplos:

O contato entre pessoas de sexo oposto deve ser evitado, Alcool é motivo de prisão e se for pego 4 vezes, é condenado à morte (sinistro), Tirar fotos de locais é um ato condenado; As horas de reza são sagradas, é preciso respeitar e não entrar nas mesquitas nestes horários; As mulheres nunca devem ficar sozinhas, mesmo durante a luz do dia e se algo acontecer à uma mulher será considerado sua culpa..
 
Além disso, pra visitar o Irã é indispensável ter uma agência de turismo receptivo para organização suporte e segurança, afinal, a segurança lá é menos elevada que nos países da Europa, Oceania, América do Norte..
 
Fora isso cara, não deixe de ir a Praça Imam e ao santuário Sagrado Mashhad, ir a Persépolis, visitar as Jóias do Tesouro Nacional e o Sheikh-Lotfollah. Apreciar as diversas mesquitas, assim como a Jame Mosque of Isfahan, Nasir Al-Mulk e Shah e Cheragh Shrine que é um dos complexos religiosos mais importantes, ir as pontes Khaju e ponte dos 33 arcos (maravilhosa)..
 
Towers of Silence, Torre Milad, Catedral de Vank, Sadabaad Palace, Tabiat Bridge, Palácio do Golestan, também são visitas a serem colocadas no roteiro.
De uma volta pela Valiasr Street, que é muito bonita.
 
Espero ter ajudado pelo menos um pouco
Boa viagem =)

Marcia Bezerra Ramos

Marcia Bezerra Ramos Recife

respondeu 3 meses atrás

Olá, bom gente, vou falar um pouco do que tenho pesquisado e informações de pessoas que estiveram recentemente no Irã.

Em primeiro lugar: temos uma visão muito deturpada e preconceituosa do povo iraniano. É certo que somos bombardeados com noticias de extremistas, radicais, etc principalmente nos tempos Bush e Ahmadinejad . Mas não é bem assim

O povo é considerado um dos mais hospitaleiros, não há um terrorista a cada esquina, como muitos pensam.

Eles não são árabes e sim, persas, são xiitas e não sunitas(gente do Estado Islâmico).  São muito cultos, mais de 5o% dos universitários, são mulheres.

Ao contrário do que ocorre na Arabia Saudita, as mulheres têm muito mais abertura, podem trabalhar fora. E  não, elas não usam burca, e sim o lenço para cobrir cabelos e pescoço. O máximo o chador.

Há dificuldades para conseguir reservas de hotel, mas não é impossivel. Estou indo em outubro.

Amigos estiveram em maio e por conta própria, sem nenhum proplemas, voltaram encantados.

Claro, é outra cutura e quem vai lá deve estar disposto a respeitar, aliás como em todo o país.  Afinal, nós somos os visitantes.

E pensando bem, para que mais terror do que vivemos aqui diariaente.. onde os bandidos é que estão soltos e nós que temos que nos trancar?

Recomendo a leitura de livros sobre jornalistas que por lá tiveram e de autores de lá também. 

Como também a história desde o início do século 20 e o que os ingleses, russos e norte americanos fizeram por lá. Talvez seja um dos motivos do que vimos nos ultimos 30 anos

Livros

O Irã Sob o Chador

Os Iranianos

Persepólis(Autora iraniana)

Lendo Lolita em Teerã(autora iraniana)

Filmes:

Argo( uma visão ocidental, mas no início faz um breve resumo da possivel origem das "ira iranianas")

Recomendo ver filmes de cinestas iraniano(muitos premiados).

Dê uma olhada nesse site, pode ajudar

http://www.travestyle.com/


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.