Leandro Magno

 Mochilão   Roma, Itália

Dicas de Roma

Alguém tem dicas bacanas de Roma? Queria conhecer a cidade como um morador local, o que devo fazer? Abraços!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Leandro

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

10 Respostas

Ordenado por:
Catia Miranda

MELHOR RESPOSTA

Catia Miranda

respondeu 6 meses atrás

Leandro,

dicas tenho várias, mas muitas delas não são como locais... vou te passar algumas que acredito serem menos populares, ok?!

- Antes de mais nada, o tempo... no mínimo 4 dias. Menos do que isso é correria.

- Perto da estação de trem, tem muitas lavanderias. Para não carregar muita bagagem, as vezes vale a pena lavar roupa lá. Sai mais barato a lavagem do que a bagagem extra no voo!

- Visitar o Coliseu... o bilhete básico dá direito a caminhar nos locais liberados para todos. Se quiser fazer o tour guiado é necessário comprar com pelo menos 1 dia de antecedência na bilheteria ou pelo site. Esse tour guiado, além do guia (lógico) falando inglês, italiano ou espanhol, dá acesso ao aqueduto e ao terceiro andar do Coliseu. É espetacular!!

- Compre uma garrafa de água no mercado. Depois é só encher em várias fontes que você encontra pela cidade. A água é potável.

- Fontana de Trevi... se quiser pegar a Fonte com pouca gente, chegue no máximo até umas 9:30am.

- Museu do Vaticano... Compre com antecedencia pela internet e para o primeiro horário. Benefício 1 - não precisa ficar na fila! Benefício 2 - Comprando no primeiro horário, vá direto para a Capela Sistina. Você poderá apreciar todas as pinturas sem a multidão que irá se formar. Se você quiser saber um pouco mais sobre a pintura, vale a pena pagar para pegar o audio-guia. Quando sair no jardim do museu, você poderá recomeçar o trajeto novamente e ver as salas que você não passou por ter ido direto para a Capela Sistina.

- 3 horas como Gladiador... Isso poucas pessoas vão.. só quem gosta mesmo!!! Durante 1,5 o instrutor irá lhe explicar as táticas de guerra, instrumentos, armas, acampanhamento, etc.. tudo isso, dentro de um pequeno museu. Depois, você irá treinar!!! Como são os golpes, como sair de um golpe... e por fim, participa de uma "luta" com os outros "alunos"! Fechei essa atividade com a "Viator", como eu não consigo colocar link aqui, procura no google por "escola gladiador viator" será o primeiro que aparecerá na busca.

- Se for encarar o metrô, evite horário de pico (a não ser que você queira realmente conhecer Roma como um local!)

- Nas trattorias mais escondidas, aquelas que os romanos frequentam, não é fácil encontrar alguém que fale inglês. Por isso é legal aprender algumas palavras em italiano.

- Nos lugares turísticos mais movimentados tem muitos "pequenos furtos" - como toda cidade grande!

Espero ter ajudado!

Gabi Uechi

Gabi Uechi Taubate

respondeu 6 meses atrás

olá Leandro !

Aceite a dica do couchsurfing, em Roma eles são bem ativos,

Ano passado eu fiz 4 walking tours com o pessoa do couchsurfing de lá e super recomendo:

- bairro de ostiense (bairro industrial com muito mural de grafite)

- gueto judeu (aí perto de Trastevere, conta a história dos judeus desde roma antiga)

- free walking tour (que passa por várias igrejas medievais pequenas, sem os super monumentos)

- In Rome with Love (um tour pelos cenários do filme de Woody Allen)

Aos domingos tem a feira de Porta Portese que é enorme e tem de tudo! 

Roma é sensacional... muito além de toda antiguidade e religiosidade =)

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 6 meses atrás

Leandro, respondi uma pergunta sobre um roteiro em Roma que talvez te ajude. Dá uma lida nesse link: http://www.dubbi.com.br/perguntas/roteiro-roma-natal-648

Espero ter ajudado!

Abraços,

Tiago

Ed On The Road

Ed On The Road São Sebastião-SP

respondeu 6 meses atrás

Olá Leandro!!

Sobre os pontos turísticos, creio que os colegas já deram bastante idéias, mas gostaria de enfatizar nas formas de curtir como um local, mesmo.

Primeiro, tente fazer contato com locais, tem o www.couchsurfing.org que é ótimo para isso. É uma rede social que você conhece mochileiros e viajantes do mundo todo.

Use o transporte público, procure explorar as ruazinhas paralelas aos lugares de grande concentração turística, nelas você encontra sempre bons restaurantes e normalmente com melhores preços.

Conheça os arredores, programe uma viagem curta de trem para conhecer uma cidadezinha ou vilarejo próximo a Roma . Uma boa pedida pode ser Grotte di Castro , que fica a aproximadamente 40min de trem.

Em relação às atrações turísticas convencionais, não deixe de ir, elas não são famosas à toa. Há muita riqueza e história em tudo, reserve tempo para elas. Se quiser comprar ingressos adiantados, com esquema de fura fila, dê uma olhada aqui: http://www.edontheroad.com/italia/ . Tem pro Vaticano , Colosseo e muitos outros.

Também há as atrações não pagas, como a Fontana di Trevi , que certamente vale a visita.

Boa viagem e curta bastante!

Lugares mencionados
  1. Roma , RM
  2. Grotte di Castro , VT
  3. Vaticano , VA 00120
  4. Colosseo , 1 Piazza del Roma
  5. Fontana di Trevi , 78 R. da Fraternidade Fafe
Giuliana Orsatti

Giuliana Orsatti

respondeu 6 meses atrás

Olá, vou dar algumas dicas que só descobri quando cheguei lá e outras que descobri depois de alguma pesquisa.

Coliseu e Fórum Romano:

Uma dica muito importante é que como é um único ingresso pro Roman Forum e Coliseo de Roma , vale muito a pena comprar o ingresso na entrada do Fórum Romano. Eu fui em Dez/2014, chegamos bem cedo e fomos primeiro no Fórum Romano, não tinha fila! Compramos o ingresso e já entramos direto. O Fórum é enorme, ficamos umas 4 horas lá. Quando saímos, a fila para comprar o ingresso no Coliseu era enorme, mas como já tinhamos o ingresso pegamos uma fila bem menor, em 10 minutos já estavamos lá dentro. A visita no Coliseu foi bem rápida, estava muito lotado e não tinha muita coisa para ver.

Catacumbas do Vaticano - Basílica de São Pedro:

Nós fizemos um passeio nas Catacumbas do Vaticano (12 euros). Na minha opinião foi o melhor passeio. Tivemos um guia, que era um padre brasileiro, e ele explicou toda a história de Roma e como foi a perseguição dos cristãos. O tour passa por uma necrópole que está enterrada em baixo da Basílica de São Pedro que foi parcialmente escavada, pela tumba de São Pedro, pela gruta onde os papas são enterrados. Mesmo não sendo católico, é um passei que vale a pena, é um mergulho na história.

No fim do passeio demos no lugar que leva até a Cúpula da Basílica (7 euros), já aproveitamos e fomos conhecer. Na saída da Cúpula tinha uma lojinha com terços e outras coisas (tinha coisas mais baratas que nas milhares de barracas que ficam espalhadas em Roma), e em seguida demos dentro da Basílica.

Além de ter feito um passeio maravilhoso, não tivemos que pegar a fila gigantesca para entrar na Basílica!

Esse site explica melhor o passeio e o procedimento para conseguir fazer o tour: http://www.360meridianos.com/2012/11/tour-secreto-catacumbas-vaticano.html

Comidas:

Essa é a dica que só descobri quando cheguei lá. A comida na maioria dos restaurantes são pré-prontas! Na maioria da vezes custava 10 euros um prato individual de macarrão, eu como pouco e mesmo assim não dava para dividir. Tinha lugar que os pratos ficavam expostos, você escolhia o seu e eles esquetavam no microondas. Em outros você escolhia no cardápio, mas dava na mesma. Tiveram lugares que era bom, outros nem tanto.

Na maior parte das vezes comi pizza, porque saia mais barato. Tinham lugares que era por peso, outros vendiam a fatia.

Hotel:

O hotel ficava a 4 quarteirões do Termini e foi a melhor decisão. De lá dava pra pegar as duas linhas de trem que davam acesso a todos os pontos importantes de Roma. Dentro do Termini tem um minimercado onde dava pra comprar água, refrigerante, bolachas bem baratinho, pra deixar no quarto do hotel. Ótimo lugar pra jantar, tem Mc Donalds e outros restaurantes. Várias lojas de marcas famosas e outras lojinhas.

 Acho que é isso! Boa sorte e boa viagem

Lugares mencionados
  1. Roman Forum , 5/6 Via della Salara Vecchia Roma
  2. Coliseo de Roma , 1 Piazza del Colosseo Roma
Elaine Moraes

Elaine Moraes Campinas

respondeu 6 meses atrás

Oi Leandro!!!Caminhar é a melhor opção,em cada esquina uma surpresa,algo para ver.

Adoro Roma, o que nao falta e lugar para ir! Imperdível perder algumas horas em Spagna nas escadarias, andando pelas charmosas ruas do bairro, Via babuino, Margutta, Condotti. Lojas maravilhosas, bons restaurantes (na Mario de Fiori tem o El 34 - que e sensacional).

Ir na Isla Tiberina, Trastevere, alem dos pontos turisticos Coliseo, Fontana de Trevi, Piazza Navona, Vila borghesi. Enfim, tem muito mais.

Se vc tiver com tempo,faça um bate-volta em Tivoli, fica menos de 30 km de Roma, para conhecer a Villa D'Este, Villa Adriana, vc vai ficar encantado! Fui de carro, mas creio que dá para ir de onibus!

Vá tb a Boca da Verdade, fica perto do Circo Maximo e logo adiante vc pode ir a Isla Tiberina!

Via Apia antiga,Catacumbas ,Termas de Caracala,lugares imperdiveis tambem!

Tem um lugar super gostoso,chama se La  Taverna del Ghetto Kosher Srl, Via del Portico D'Ottavia,fica  perto da Via Arenula ,a rua da Taverna termina praticamente no Teatro di Marcello ,culinaria judaica-romana,frequentado na sua maioria por locais,gostei muito!

Na região do Trastevere ,Monte Testaccio ,Ostiense ,vc vai encontrar uma vida noturna mais intensa,com muitos bares e baladas boas.Não acho Roma uma cidade cara,a Akab  e a Goa Club ,são bem conhecidas,são os nomes que me lembro agora.Mas não vai ser dificil vc encontrar agito nestas regiões que mencionei!

Beatriz Bougleux

Beatriz Bougleux Santa Bárbara d'Oeste

respondeu 6 meses atrás

Tirando os lugares conhecidos por todos, eu indico você fazer uma day trip para conhecer a cidade de Tivoli. Ela fica somente a 40 minutos de Roma, e você pode ir de ônibus sem problemas de compras passagem com antecedencia. 

Teca Guatelli

Teca Guatelli Nova York

respondeu 6 meses atrás

Não é uma dica como local, mas que vale a pena!! Conheça Roma à noite também, é de encher os olhos!! Visite os monumentos iluminados e a Fontana di Trevi, vai ser a horas que você conseguirá chegar perto!! Tive a sorte de não ter ninguém quando visitei.

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Como já li em alguns sites sobre Roma, se perca nas ruas romanas e admire a arquitetura e a beleza da cidade.

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem)

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem) São Paulo - SP

respondeu 6 meses atrás

Oi Leandro! Tudo bem?

Bom, Roma é uma cidade bastante movimentada de turistas.

Eu escrevi algumas coisas sobre lá no meu blog:

http://www.rodasnospes.com/#!it-lia/qy4yc

Acho que é essencial conhecer os monumentos clássicos, como o Colosseo , Fontana di Trevi , Palatino , Foro Romano , Panteão, Piazza di Spagna e suas clássicas escadarias, Piazza del Popolo , Basílica de Santa Maria Maggiore .

Tire um dia para conhecer o Vaticano . Suba na Cúpula da Basílica de São Pedro para ter uma visão em 360º de Roma.

http://www.rodasnospes.com/#!vaticano/vbfds

Aconselho você a adquirir um Roma Pass, para se deslocar pelo transporte público, evitar filas nos monumentos. Além disto, você economiza uma grana na entrada de vários monumentos.

http://www.romapass.it/

Outra coisa: muito cuidado no metrô! É muito lotado (são apenas duas linhas) e é fácil ser roubado lá dentro. Conheço um caso da mãe de uma amiga que foi roubada dentro do metrô. Felizmente não conseguiram levar o passaporte, mas levaram dinheiro e cartão de crédito e débito.

Espero ter ajudado você neste início de planejamento!

Abraço!

Lugares mencionados
  1. Colosseo , 1 Piazza del Roma
  2. Fontana di Trevi , Roma RM
  3. Palatino , Palatine Hill Rome RM
  4. Foro Romano , Roma Roma
  5. Piazza di Spagna , Roma RM
  6. Piazza del Popolo , Roma RM
  7. Santa Maria Maggiore , IT
  8. Vaticano , VA 00120

Responda a dúvida de Leandro

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.