Gastronomia   Sudeste Asiático

Dicas de restaurantes

Vou viajar em novembro/2016 com meu marido por 20 dias para conhecer Laos, Camboja e Vietnã.
Gostamos da parte cultural e gastronomia.

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Iara

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Bom dia Iara,

Vamos lá.. O Sudeste da Ásia costuma proporcionar ao viajante uma experiência gastronômica incrível e a boa notícia é que os preços, em geral, são excelentes. No mercado de Ho Chi Minh City, por exemplo, da pra se gastar menos de US$ 10 em uma refeição completa para duas pessoas, com bebidas incluídas. Mas se você não for lá muito fã da gastronomia oriental, também não terá problemas para se alimentar nessas localidades turísticas, que acabam oferecendo opções para todos os gostos. Lá você vai encontrar de tudo: vendedores de rua que preparam  churrasco vietnamita; pequenos restaurantes especializados em pratos tradicionais como o Pho (a sopa de noodles com carne); mercados como o Ben Thanh, cheio de barracas que vendem comida típica boa e barata; o Banh Xeo (crepe recheado com carne de porco, camarão e brotos de feijão, acompanhado de um molho especial); o Bot Chien (bolinhos de arroz fritos em uma panela wok), o Com Suon Nuong (prato que consiste em pedaços de porco assados na brasa e servidos com arroz);  e o Banh Mi Banh Mi (sanduíche feito com pão baguete, queijo, ovo, salsichas, molho chilli, coentro, entre outros ingredientes). Opções Banh Mi 25, Gia Ngu Restaurant, Home Vietnamese Restaurant, Bread of Life, Saffron, Ichiba, Sushi Vietnam..

Já em Laos a culinária do Laos recebeu muita influência de seus países vizinhos, por isso a diversidade é grande. O Fried Suki (suki frito) é feito com frutos do mar, molho picante, macarrão fino, vegetais e cogumelos.. é servido em um prato de ferro, uma espécie de chapa, ainda borbulhando. O Green Shrimp Curry, camarão em um molho que leva leite de coco, pasta de curry amarelo, capim limão, vegetais e diversas especiarias.. Red Fish Curry, peixe em um molho que leva leite de coco, pasta de curry vermelho, capim limão, vegetais e diversas especiarias. Experimente também os grãos com casca de bolinha (Mak Dnal), parece milho.. Opções Tamarind Restaurant, Makphet Restaurant, Lao Kitchen, Jamil Zahid Punjabi Restaurant..

Camboja tem grilo, morcego, aranha frita, passarinhos, tartarugas hahaha fora esses exóticos tem o Peixe Amok (um peixe com leite de coco, temperado com capim limão, “fingerroot” (parecido com gengibre, porém mais suave no sabor).. esse prato é tradicionalmente servido na folha de bananeira.. Vegetais refogados ao molho de ostra.. O Khmer Spicy Sour Lemongrass (peixe ao curry, lemongrass (o capim limão, que dá acidez), “morning glory” (também conhecido como “water spinach”, é um vegetal aquático muito utilizado na culinária asiática), pimenta, tamarindo.. O Tom Yam Cream, uma sopa com especiarias, cogumelos, leite de coco, alho, tomate, manjericão e folha de lima.. Opções Sandan, So, Manoha, Tamu, Mok Mony, ARTillery..

Algumas outras dicas pra você anotar..

– só tome água mineral engarrafada;

– evite o consumo de gelo (quando não souber a procedência da água);

– desconfie sempre de alimentos crús, como frutas, legumes/verduras, peixes – especialmente se estiverem expostos;

– antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo (confie no seu instinto);

– observe também se a barraca/restaurante é frequentado por outros turistas e locais;

– se você sentir qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento (como diarreia, febre etc.), procure um médico imediatamente.

Espero ter ajuado, boa viagem =)


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.