Aventura   Peru, Cuzco, Machu Picchu

Dicas da trilha Salkantay para Machu Picchu

Pretendo fazer a trilha Salkantay em setembro de 2016.. queria dicas de quem já fez:
Se deixar para reservar na hora, como muitos recomendam, já compro o ingresso pra Macchu Picchu agora pra garantir??
Indo no trekking de Aguas Calientes pra Machu Picchu as 4:30 ainda sobra energia pra alguma das montanhas (Huayna Picchu ou Machu Picchu)?

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Gabriela

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

9 Respostas

Ordenado por:
Bruna Alquete

MELHOR RESPOSTA

Bruna Alquete Recife - Pernambuco/Brasil

respondeu 7 meses atrás

Olá, Gabriela.

Fiz a trilha em agosto/15 e reservei tudo antecipadamente com essa agência: http://www.salkantaytrekking.com/

De fato o valor é um pouco acima do que é cobrado quando você compra o passeio lá em Cusco. Eu e meu namorado entramos em uma das milhares de agências que funcionam em Cusco só pra ter uma ideia de valor e vimos que pode sair, sim, bem mais em conta. Porém, não me arrependo de ter feito com a agência que contratei inicialmente.

O percurso é bastante pesado. Eu não imaginava que seria tanto! Quando lia os comentários na net sobre a trilha, pensei que seria uma trilha moderada, mas nada absurdamente difícil. Aí me enganei. Mas, veja só, não quero desestimulá-la. Não sei qual a sua condição física, mas a minha, na época, era "médio" sedentária. Fazia treino funcional 2 vezes na semana e só.

Nos primeiros 20 minutos de trilha pensei em desistir. Sério! kkkkkkkkkkk...Mas meu namorado me deu forças, carregou minha mochila, que não devia ter nem 2kg, e consegui fazer a primeira subida da trilha. Tenha uma coisa em mente: 2kg parecerão 10kg por conta da altitude. Quanto menos vc levar nas costas, melhor.

Fui num grupo onde tinha 1 casal inglês  e 1 casal americano. Mais pra frente se juntou ao grupo um trio de americanos. Éramos os únicos brasileiros e os piores trilheiros da equipe. Sempre ficávamos por último. O primeiro dia é moderado. A pior parte nem foi o início da trilha. A pior e a melhor parte ficaram pra depois do almoço. Após um descanso, subimos uma montanha que dá no Humantay Lake. Que surpresa. Vale cada suor a beleza do lago. Essa subida é uma prévia do que seria o dia seguinte (no quesito esforço).

Não vou me estender muito. O segundo dia é o pior de todos. De longe!  A escalada até o cume é um exercício de perseverança e teste de seus limites. Pensei que não conseguiria e quase pedia ao guia para alugar um burrinho pra me ajudar na subida. Aqui, a empresa que eu contratei se destacou. No segundo dia chegou mais outro guia, que ficou responsável por ir com os “retardatários”. No caso, apenas eu e meu namorado....Kkkkkkkkkk. Ao longo do percurso, vi um grupo de brasileiros meio “perdidos”, pois também não conseguiu acompanhar o trekking com a empresa que eles contrataram. Acabaram indo conosco.

Depois do segundo dia tudo fica mais fácil e já se pode, inclusive, tomar banho (na época custou 10 soles).

No terceiro dia, em Santa Teresa, recomendo fortemente ir ao banho termal e no quarto, fazer a melhor tirolesa do mundo (exagero meu...é pq curti bastante).

Recomendo, também, não subir à pé de Águas Calientes pra Machu Picchu, por duas razões:

1.Você estará absurdamente esgotada dos 4 dias que se passaram (inclusive os americanos e londrinos nível hard de trilha decidiram não subir para poupar esforços para subir a montanha Machu Picchu)

2.Eu também não subi e ainda assim não consegui subir a montanha Machu Picchu (ingressos jogados fora)

Por fim, algumas dicas finais:

1.Leve protetor solar, repelente e lenços umedecidos.

2.O banho termal em Águas Caliente é decepcionante, principalmente quando vc já foi ao de Santa Teresa . Achei meio sujo.

3.Chegue absurdamente cedo para pegar o ônibus a Machu Picchu (se vc decidir subir de bus de Águas Caliente até lá). A fila é gigante!!!! Compre os ingressos do bus um dia antes.

4.Leve uma frutinha pra alimentar uma das várias lhamas que tem em MP. É a chance de vc conseguir uma selfie com ela. Kkkkkkkkk

Ficou longo, mas acho que é isso!

Seguem algumas fotos:

Início da Trilha (Ainda não foi aqui que eu decidi desistir. Acho que foi uns 5 minutos depois, quando apareceu um morro punk pra subir)

Bruna Alquete adicionou foto de Peru,Cuzco,Machu Picchu Foto 1

Humantay Lake (1º dia - Subida tensa até o lago, mas a vista é recompensadora)

Bruna Alquete adicionou foto de Peru,Cuzco,Machu Picchu Foto 2

No Topo da Montanha (2º dia de trilha - Lugar inesquecível)

Bruna Alquete adicionou foto de Peru,Cuzco,Machu Picchu Foto 3

3º dia - Agora fica tudo mais light

Bruna Alquete adicionou foto de Peru,Cuzco,Machu Picchu Foto 4

Machu fucking Picchu (5º dia)

Bruna Alquete adicionou foto de Peru,Cuzco,Machu Picchu Foto 5

Lugares mencionados
  1. Cusco ,
  2. Santa Teresa , District La Convención Province Cusco
Carol Justi

Carol Justi São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Gabi, fiz a Salkantay em agosto do ano passado e não cheguei a reservar nada antes.

Estava eu e mais uma menina e fomos para Cusco apenas com pesquisas de agências que fizemos na internet. Nossas maiores preocupações eram custo e qualidade da comida (de forma geral eles não tem uma fama muito boa de cuidar dos alimentos como fazemos no Brasil, por isso achamos que seria um risco).

Acabamos fechando com a River Trek - https://www.facebook.com/frankreynaldoriveros?fref=ts

Fechamos no período da tarde para iniciar a trilha no dia seguinte sem problema nenhum, e foi um dos melhores preços que encontramos.

Ficamos em um grupo grande de aproximadamente 20 pessoas. Tinha apenas nós duas brasileiras, uma argentina, e os outros todos divididos entre Europa e Estados Unidos. Pelo grupo ser grande tivemos 2 guias o tempo todo, um que seguia na frente com os mais experientes e outro no fim.

Não tivemos nenhum problema com a alimentação, pelo contrário. Ficou entre as melhores refeições que tivemos durante toda a viagem.

O que você pode ter dificuldade para conseguir ingresso é para subir em alguma das montanhas, mas como não era nossa vontade nem nos preocupamos com isso.

Sobre subir as eternas escadarias de Aguas Calientes a Machu Picchu, eu diria pra vc abraçar a loucura! Eu decidi que como já tinha ido a pé até lá, que deveria terminar isso andando também. É cansativo e você deve chegar lá em cima suada (leve uma blusa, pq depois de parar de subir venta bastante logo cedo depois do amanhecer e como vc estará molhada isso piora tudo). Como você tem umas 2h de tour com a agência antes de eles liberarem para você passear sozinha e subir para fazer as trilhas, a subida da escadaria não é o que poderia te atrapalhar para subir as montanhas, mas sim o desgaste que você teve nos dias anteriores durante a trilha que é bem desgastante!

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 9 meses atrás

Oi Gabriela , eu comprei la meus ingreços e é suuuper d boa, alem de ter um preço um pouco mais em conta rs .... sobre a trilha da uma olhada nesse link http://www.mochileiros.com/trilha-salkantay-dicas-outubro-2012-t74846.html bjoss

Camila Coubelle

Camila Coubelle Juiz de Fora

respondeu 9 meses atrás

Oi Gabriela.

Estou indo agora em abril e pretendo fazer a trilha Salkantay. Vou tentar fechar lá, principalmente pq não é alta temporada, mas para garantir a inda a Machu Picchu, comprei o ingresso nesse site:

http://www.machupicchu.gob.pe/

Fechando a trilha lá, vou chorar o desconto por já ter o ingresso, rs. Entre as agências que pesquisei, essa foi a mais barata que achei:

http://www.lokihostel.com/en/travel/tour/salkantay-trek-machu-picchu

Tenho certeza que alguém que já fez vai acabar te dando mais dicas.

abs

Cristina Ando

Cristina Ando Sao Paulo

respondeu 2 meses atrás

Acabei de voltar. Eu fiquei  com essa dúvida. Recomendo fechar lá mesmo. Eu me apavorei quando fui comprar o ticket 5 dias antes e já havia se esgotado. Acabei comprando para o período vespertino e depois vi que não dava muita diferença se comprasse com a agência. T

Eu não fiz a trilha Sankantay, fiz um caminho alternativo de trem + caminhada. Acho muito difícil que sobre energia para fazer as duas montanhas e mesmo que faça, você não terá mais energia para desfrutar de todo o cenário que Machu Picchu irá te proporcionar, pois vi muitas pessoas esgotadas por terem feito essa opção, mas tudo depende da sua resistência física que será atenuada pelo efeito da aclimatação.

Laura Sette (7 Cantos do Mundo)

Laura Sette (7 Cantos do Mundo) Copenhague

respondeu 2 meses atrás

Olá, Gabriela,

Eu recomendo fechar o trekking lá em Cusco mesmo, tem infinitas opções de agências, com preços muito variados - mas todos mais baratos do que os que você fecha daqui do Brasil.

O meu já incluía o ingresso para Machu Picchu, mas se você for em altíssima temporada, de repente é bom dar uma checada antes sim sobre a disponibilidade.

Sobre energia siim! :)

Eu fiz a montanha Machu Picchu depois de 5 dias de Salkantay e subida para MP à pé, pelos 700 (?) degraus. Não vou mentir: foi cansativo pra caramba!

Mas valeu muuuuito a pena! Sério, não deixe de ir em uma delas não! Ver MP de cima é muito massa!

Tenho mais dicas neste post aqui, dá uma conferida:

http://7cantosdomundo.com.br/salkantay-para-machu-picchu-perguntas-frequentes/

Boa viagem!

bjos

Brenda Valerio

Brenda Valerio Cruz das Almas

respondeu 9 meses atrás

Eu nunca fui, irei ano que vem. Mas sobre o ingresso para Machu Picchu, vi que é melhor comprar antes, porque tem um limite de visitas diárias para o parque! Melhor garantir, rss.

Tem o site oficial para essa compra. 

Slany Castro

Slany Castro Porto Velho

respondeu 2 meses atrás

Olá Gabriela,

também pretendo fazer a trilha Salkantay agora em setembro.

A sua viagem já aconteceu? 

Abraços.

Responda a dúvida de Gabriela

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.