Couchsurfing é seguro?

Aloha galera!!! Estou planejando meu mochilão pelo sul e leste da europa por 3 meses (Junho - Agosto). Estou pensando em começar a utilizar o couchsurfing, mas como vou viajar sozinha gostaria de saber se é seguro e se vcs tem dicas para uma iniciante :)

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Marcela

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Ordenado por:
Tiago Imperatori

MELHOR RESPOSTA

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 9 meses atrás

Marcela, não é possível dizer que será seguro 100%, mas o site do Couchsurfing é super levado a sério e traz diversas ferramentas para que a sua estadia seja bacana e confortável.

A primeira coisa que você tem a fazer é preencher bem o seu formulário e pesquisar por pessoas que utilizem frequentemente a ferramenta para garantir retorno e contatos que possam fazer vc gostar do ambiente.

Observe as fotos, as características de cada hospedeiro, a localização e, principalmente, as referências da pessoa. Isso fará toda a diferença.

Nas vezes que eu fiz couchsurfing fui hospedado por pessoas incríveis que manteho contato até hoje. Mas muito disso foi pq após o contato pelo site começamos a conversar por facebook e whatsapp para nos conheceremos melhor.

Não vá esperando um palacete ou que tudo seja perfeito, como limpeza ou onde você irá dormir. Tem gente que recebe as pessoas como se fosse hotel e outras cumprem com a proposta do site: cedem um sofá e é isso.

Mesmo assim eu adoro. O simples fato de você conhecer pessoas, viver um pouco mais a fundo a cultura do lugar e de seu povo, entre tantas outras características, enfim, faz valer muito a pena a viagem.

Aproveite! E se você não se sentir confortável ou segura não se preocupe: a dica é dizer que você incluiu um novo local no seu roteiro e você sai da casa agradecendo a receptividade e procura um novo ambiente.

Abraços,

Tiago

Andre Rio

Andre Rio Praia do Perigoso (Rio de Janeiro)

respondeu 8 meses atrás

Tenho vários amigos que já viajaram e ficaram na casa de pessoas do couchsurfing, eu particularmente não gosto, prefiro ficar na casa de amigos do que de estranhos. Uma dica, reserve 1 ou 2 noites na casa de alguém do couchsurfing mas tenha anotado o endereço de algum hostel na região, assim se der algum problema, vc não fica totalmente perdida.

Tenho receio de me cederem o sofá e no final quererem fazer o teste do sofá...rssss.

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 9 meses atrás

Boa tarde Marcela,

Infelizmente hoje em dia nada é 100% seguro né? Mas é uma ótima opção..

Já li e ouvi falar muito bem, mas sem dúvidas que é bem o que a Juliana falou, pesquise bem sobre a pessoa que está disponível. Pesquise nove, referências, procure conversar com a pessoa pra saber o máximo que puder sobre ela e seus costumes, gostos e tudo mais.. isso não é ser chata, é ser precavida, afinal não é algo tão simples estar convivendo durante certo período de tempo com alguém indesejado.

Boa viagem e boa sorte, tenho certeza que não terás problemas =)

Nelcy Bose

Nelcy Bose Barueri

respondeu 9 meses atrás

Marcela, meu filho mora fora do país há 6 anos e ele conhece muitos lugares do mundo se hospedando com couchsurfers. Ele próprio recebe na casa dele. Siga as regras de segurança e pode seguir viagem!!

Jéssica Lourenzo

Jéssica Lourenzo Bologna

respondeu 9 meses atrás

Olá Marcela, tudo bem?

Tenho recebido alguns hóspedes em minha casa por meio do couchsurfing (e também do Airbnb). Até então não tive nenhum problema. Um dos últimos, por exemplo, foram 03 rapazes super gente boa! Também tenho alguns amigos que utilizam essa plataforma e as experiências parecem ter sido positivas.

Agora aquela história: procuro saber das referências, dou uma pesquisada nas redes sociais, etc (além de contar com meu sexto sentido, que vem funcionando muito bem! rs).

Por questões de seguranças deixe amigos/familiares avisados de quem (onde e quando) te hospedará. Peça o endereço da pessoa e contato telefonico com antecedência.

Geralmente quando fecho de receber alguém passo logo meus contatos, falo pelo whatsapp e mando meu endereço por gps.

Por último, e não menos importante: tenha sempre um plano B (e C!). Se furarem com você ou se você não se sentir confortável com o seu host, mete o pé e vai p/outro lugar.

Beijos, e boa sorte!

Juliana Arthuso

Juliana Arthuso

respondeu 9 meses atrás

Oi Marcela,

É seguro desde que você siga passos básicos:

1 - encontre pessoas que tem mais de uma referência

2- procure usuários com foto de perfil bem clara (pessoas com fotos difíceis de identificar, não dá pra saber se a pessoa está escondendo a cara ou só fazendo graça...melhor não arriscar

3- converse bastante com a pessoa, marque um encontro por skype se tiver tempo, ou faça perguntas sobre gostos e particularidades da casa da pessoa, seja xereta

4-procure se ela tem facebook com o nome equivalente (stalkeie mesmo a pessoa!)

Escrevo um blog de viagem chamado Virando Gringa, e lá eu falo sobre couchsurfing, viagens, mochilão, intercâmbio, e todas essas coisas!

Veja aqui:  www. virandogringa. com. br/tag/couchsurfing/

Abraço

Responda a dúvida de Marcela

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.