Nicolas Nyholm

Como funciona o transporte público em Berlim?

Galera, como funciona o sistema de transporte público em Berlim? Sabem como funciona a venda de passes diários ou semanais para circular livremente?

Ouvi dizer que as estações não tem catraca e você compra os tickets e valida na hora por conta própria.

Outra coisa que me falaram é que as portas do trem não abrem automaticamente, isto é, se você quiser descer/entrar você vai ter que acionar algum tipo de botão ou alavanca para abrir.

Essas peculiaridades são comuns em outras cidades da Alemanha e na Europa?

Muito obrigado! Abs

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Nicolas

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

9 Respostas

Ordenado por:
Alex K

MELHOR RESPOSTA

Alex K Mundo

respondeu 1 ano atrás

Oi Nicolas,

você consegue comprar os tickets nas máquinas de autoatendimento nas estações de trem e metro. Lá você pode escolher um passe de curta distância (até 3 estações), normal, ou os passes diários e semanais. A tarifa AB inclui a área urbana de Berlim e custa 2,7 euros. A de curta distancia custa 1,60 euro. Um dia inteiro custa 6,90 e uma semana 29,50. 

Não esqueça de validar o ticket antes de entrar no transporte em umas máquinas amarelas ou vermelhas nas plataformas.

Quanto a abrir as portas, depende muito do trem. Dificilmente você estará sozinho, então repare nas pessoas antes de entrar e faça o mesmo!

abs

Silvia Reis

Silvia Reis Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

Olá Nicolas, tudo bem?

Tem botão pra abrir a porta no metro, no tram e na maioria dos ônibus e trens em Berlim tanto para subir quanto para descer. O botão fica localizado bem no meio da porta (sinalizado em um circulo vermelho na foto, rsrs). Não andamos de metro, mas no tram de Amsterdã também tem que acionar o botão pra abrir a porta quando sobe ou desce dele.  

Em Berlim, compramos um passe de 7 dias que custou uns  37,00 euros (as maquinas que voce compra o passe na estação/aeroporto só aceitam dinheiro e Maestro, não Visa). Você valida a primeira vez que usa nas máquinas na estação, e depois mantem sempre  com voce pra mostrar ao motorista de onibus, quando sobe, ou ao fiscal do metro, se te solicitar, pois não tem catraca nas estações. Em Amsterdã voce tem que fazer checkin e checkout com o passe cada vez que usa o transporte.

Boa viagem :) 

Silvia Reis adicionou foto de Alemanha,Berlim Foto 1

Lugares mencionados
  1. Berlim , , Alemanha
  2. Amsterdã , , Reino dos Países Baixos
Andre Rio

Andre Rio Praia do Perigoso (Rio de Janeiro)

respondeu 1 ano atrás

Nunca se esqueça de validar o ticket, pois caso algum fiscal o aborde, ele irá pedir pra ve-lo e se não tiver validado, vc pagará uma multa alta.

Acho que há 2 tipos de metro em Berlin, o subterrâneo e o não subterraneo, acho que depende da zona que vc irá.

Dependendo do metro é necessário abrir a porta sim, é assim tbm em Paris.

Camila Sayuri

Camila Sayuri São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Nicolas!

Só para complementar, se você tiver comprado um passe semanal para as zonas AB mas quiser ir para Potsdam ou Sachsenhausen, por exemplo, dá para comprar um ticket de extensão para a zona C. Assim você não precisa pagar mais caro adicionando uma zona que só vai ser visitada em um dia ou dois :) 

Em outras cidades também notei a falta de catracas, tem que validar o ticket na maquininha mesmo. Se o guardinha te pegar, é multa! Nem adianta chorar, tentar explicar que é turista, que se confundiu... rs

Silvia Reis

Silvia Reis Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

Nicolas, 

Daniela está certíssima.

Zona C se fores usar transporte público pro aeroporto. Eu desci em Aeroporto de Berlin-Schönefeld e usei trem. Pro Berlin Tegel Airport tem  metro. Se comprares bilhete incluindo a zona C, também podes ir até Potsdam usando o transporte público.

A linha de onibus Bus 100 percorre os principais pontos turisticos da cidade (trajeto entre a estação Zoologischer Garten e a Alexanderplatz). É bem bacana.

Lugares mencionados
  1. Aeroporto de Berlin-Schönefeld , , Berlim, Alemanha
  2. Berlin Tegel Airport , , Berlim, Alemanha
  3. Potsdam , , Alemanha
Daniela Garcia

Daniela Garcia SAO PAULO

respondeu 1 ano atrás

Nicolas, o transporte publico em Berlin é super tranquilo.... parece complicado com esta questão de zonas mas funciona super bem e é facil de pegar!

As linhas de metro cobrem a cidade inteirinha então eu acho que vale muito a pena usar o metro! Dependendo da quantidade de dias que você vai ficar vale mais a pena comprar o ticket da semana, caso contrario faça os calculos por dia da quantidade de viagens necessarias.
Dificilmente você irá para a zona C..... normalmente a circulação é na zona A-B...


Tem o site que explica direitinho e tem o mapa das zonas para você entender: https://www.berlin.de/en/public-transportation/1772016-2913840-tickets-fares-and-route-maps.en.html

Quanto a abertura das portas fique tranquilo você vai ver todos usando! 

Liliana Perussi

Liliana Perussi

respondeu 1 ano atrás

Nicolas, é isso mesmo.  Vc compra os tickets no auto atendimento e escolhe o período de validade que melhor te atenda. Caso vc não fale alemão, ha opções de outros idiomas na máquinas. Este período começara a valer a partir da 1a. validação que deve ser feita nos totens que tem nas plataformas. As portas dos trens mais antigos são acionadas manualmente. Observe os locais e vá na cola (rsrsrs).

Nunca deixe de validar seu ticket e assim que chegar a Berlin consiga um guia do transporte com as linhas - é muito útil e vc vai a qq parte da cidade utilizando o transporte público, são todos bem interligados - metrô, tram, trem urbano, bus.

Abs.,

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Nicolas, só para constar: o transporte público de Berlim é, na minha opinião, um dos mais organizados da Europa - além de ser bem prático. Como disseram, você compra o ticket no nas máquinas e caso tenha alguma dúvida o povo de lá é super receptivo e ajuda bastante.

Abraços,

Tiago

Riquelle

Riquelle  Brasília

respondeu 9 meses atrás

Lá não tem catraca, então tem fiscais que podem te pedir o ticket validado (não se esqueça de validar!) pra comprovar que vc pagou a passagem. Se vc não tiver, paga uma multa de 60 euros, antes era 40, segundo uma amiga que mora lá o valor aumentou recentemente.

Sobre a porta, eu peguei metrô sem porta automática é só apertar o botão e pronto. Eu ficava observando como as outras pessoas faziam e seguia o fluxo hauahu. Em Madri as portas do metrô também não são automáticas. 

Responda a dúvida de Nicolas

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.