Curiosidade e Inspiração   Austrália, Europa, África

Como faz pra viajar, com pouca grana ? ou não tem jeito ?

dicas; conselhos

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Jenniffer

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

23 Respostas

Ordenado por:
Caroline Fernandes

MELHOR RESPOSTA

Caroline Fernandes ARARUAMA

respondeu 6 meses atrás

Oi Jenniffer,

eu sempre viajo com pouca grana, rsrs. o segredo é se planejar, assim que decidir seu destino comece a ver as opções mais baratas pra lá, fuçar tudo mesmo.

eu costumo fazer uma planilha onde anoto os preços de tudo (até das comidas dos restaurantes que talvez eu vá comer), e assim eu consigo uma base de gastos, isso reduzir bastante os custos da viagem.

Gabriela de Carvalho

Gabriela de Carvalho Salvador

respondeu 6 meses atrás

Oi Jennifer, vou te ajudar com as minhas dicas de economia para viajar muito e sempre! Primeiro, fique de olho nas promoções de passagens aéreas e esteja disposta a mudar o destino caso apareça uma promoção de última hora que vc não estava planejando.

Segundo, procure redes de hotéis mais em conta, os budgets, ou hostels. E se o café da manhã não estiver incluso na diária, melhor, pois a diéria fica mais barata e vc pode comer em algum café barato que tenha perto do seu hotel ou fazer umas comprinhas no mercado. É uma economia boa.

Aliás, na hora de comer no destino, o supermercado é uma ótima ferramenta. Vc pode comprar o café e tb o jantar. Leva seu farnel no fim do dia pro hotel e faz um piquenique, enquanto já começa a descansar para o dia seguinte. Durante o dia, fique de olho em comidinhas de rua, cafés e lugares com lanches rápidos. Isso não quer dizer que um dia ou outro vc precise se privar de um restaurante melhor, que tenha uma comida típica ou que vc quer muito conhecer. Só não precisa fazer isso todo dia.

Quanto ao transporte, abuse de seus pés. Caminhe pra onde der. Além de ser barato, vc vai conhecendo a cidade por onde passar e ainda vai se sentir um pouco local. Se o destino for mesmo longe, utilize o transporte público: metrô, ônibus, tram. E procure pelos passes. Mas evite os taxis, que são sempre mais caros.

Na hora de conhecer as atrações, pesquise se os museus tem um dia gratuito ou se a cidade oferece um passe para conhecer x atrações. Pesquise tb aquelas atrações que são gratuitas; sempre tem.

E por fim, se quiser fazer compras, faça uma listinha antes de sair de casa. Isso ajuda a não pirar e ficar dentro do orçamento que vc estabelecer. Como o real está desvalorizado, nem sempre comprar lá fora tem sido vantagem, então pesquisa e parcimônia.

E boa viagem!!!

Kianne Vieira

Kianne Vieira Vila Velha

respondeu 6 meses atrás

Eii, Jenniffer! 
Se o assunto é viajar, quem realmente gosta, sempre da um "jeitinho"... é possível viajar com pouca grana.
É necessário que você se dedique um pouco, para pesquisar hostels, restaurantes e passeios.
Muitos lugares cobram "coisas desnecessárias", pesquise, sempre há uma opção mais barata.
Vou te dar um exemplo, visitei um lugar onde as pessoas diziam que gastava um valor "x" e trocando ideia com um nativo, eu acabei economizado mais da metade do valor, porque ele me deu outra opção de fazer esse passeio, saindo da clássica "forma turistica" de ver as coisas.

Boa viagem, se joga!

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino Sao Paulo

respondeu 6 meses atrás

Oie, tudo bem?

É eu geralmente viajo com pouca grana e o que tento fazer é ir para lugares onde eu possa trabalhar ou hospedagem grátis. Você já usou o couchsurfing?

Bom, se você quiser vir para a Austrália, tem um programa em que você trabalha em fazendas em troca de comida e hospedagem, aí os gastos ficam em passagem e passeios... dá para economizar.

Se quiser saber mais sobre esse programa me dá um toque :)

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Bom dia Jenniffer,

Claro que da.. a maioria das pessoas viajam com pouca grana! A primeira dica que te dou é planejamento!

Decida quantos dias quer ir e pra onde quer ir, assim, procure ir a cidade/pais desejado fora de época, onde tudo costuma ser mais barato, passagem, hospedagem, comida, bebida!

Definido isso, procure hospedagens baratas.. hostel de preferência!

Procure comprar comida em mercado, assim existe a forma de economizar nas refeições.

Para a compra de passagens, internacional procure ofertas, se não encontrar o melhor período para se comprar é entre 45 a 60 dias antes da data de embarque, já para embarques nacionais, o melhor periodo é entre 25 a 35 dias antes da data do embarque.. procure em dias alternativos, terças / quartas e sábados.. em horários que a procura é baixa, de tarde ou madrugada.. pra voltar também!

Passeios, pesquise bem e compare preços.. se puder, compre antes, assim você já vai ter tudo pago até a data da viagem, assim consegue gastar o necessário apenas referente ao período que irá curtir..

Pode economizar com transporte pedindo caronas, juntando pessoas que você conhecer pelo hostel afim de fazer os mesmos passeios, ou visitar os mesmos locais que você.. ou fazer boa parte a pé, além de conhecer bastante, seu bolso também agradece.

Acho que por ai você já consegue ter uma boa base de como começar a se organizar pra viajar =)

Boa sorte!

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 6 meses atrás

Oi Jenniffer, a maioria das pessoas viaja com pouca grana rsrs..

Como os colegas já falaram, o segredo é planejamento. E além disso eu diria que outro segredo é priorizar as coisas. Por exemplo deixar de comprar uma roupa cara ou jantar em lugar caro pra priorizar as viagens..

Yasmin Graeml

Yasmin Graeml Curitiba

respondeu 6 meses atrás

Tem como sim! É só planejar e ler blogs/sites que dão dicas sobre o lugar. Para onde você quer ir?

Fiz mochilão esse ano com o euro super caro e tive que ser criativa para ecônomizar! (E andar bastante, porque 2 euros do trem era igual a 10 reais hahaha) 

No meu blog tem posts de como ecônomizar em Barcelona, NY e em varias outras cidades! Espero que ajude www.qualquerlatitude.com

Rafael Spisla

Rafael Spisla Curitiba

respondeu 6 meses atrás

Olá Jenniffer! Pra mim a melhor forma de viajar e também a mais barata de todas é fazendo work exchange (alguns chamam de trabalho voluntário mas não concordo muito com essa terminologia). Você só vai gastar com o transporte e seguro de viagem e vai ter a experiência mais imersiva possível. Vai ficar hospedada com locais, completamente inserida na cultura, comendo comidas típicas de verdade, conhecendo lugares que dificilmente iria conhecer viajando somente a turismo e ainda aprendendo muito.

Eu estou viajando com a minha esposa pela Europa há quase um ano, já passamos por 16 países e se não fosse o work exchange provavelmente nosso dinheiro não teria durado nem pra um mês.

Se quiser saber mais sobre como funciona dá uma olhada no nosso blog: www.jornadaviva.com/work-exchange/

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem)

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem) São Paulo - SP

respondeu 6 meses atrás

Oi Jenniffer!

É possível sim viajar com pouca grana e fazer uma viagem super legal!

Só que para isto você precisa se planejar e fazer as coisas com antecedência!

Se você comprar as passagens de avião uns 4 meses antes da viagem, você vai pagar um preço melhor! Em vôos internacionais, geralmente quando há conexão o vôo é mais barato. 

Você também precisa pesquisar o hotel, ou hostel ou air bnb com antecedência. Você vai encontrar um lugar bom e barato para ficar.

Em geral, há lugares super interessantes para conhecer que tem entrada gratuita, como parques públicos, jardins, monumentos. Quanto aos museus, é bom pesquisar em qual dia da semana é gratuito. Assim você também economiza essa grana.

Comprar comida e água no mercado também sai muito mais barato que ficar comprando no hotel.

Sempre pesquiso hoteis/hostel no booking:

http://www.booking.com

E agora uma nova opção é o AirBnb. Já fiquei numa casa pelo AirBnb quando viajei para a Irlanda, e foi ótimo:

https://www.airbnb.com.br/

Para pesquisar o preço de passagens, tem o Decolar:

http://www.decolar.com/

E também o SkyScanner:

http://www.skyscanner.com.br/?locale=pt-BR&currency=BRL&market=BR

Espero ter ajudado você! 

Abraços!

João Paulo Gonçalves

João Paulo Gonçalves São José dos Pinhais

respondeu 5 meses atrás

Jenni o segredo é se jogar hehe.

Na europa principalmente você pode irh de um lugar a outro de carona, la é diferente daqui, onde todos são desconfiados e alem de ser perigoso sair pegando carona, la não voce pode muito bem viajar e viajar de graça de carona nas estradas, e tambem tem aplicativos de hospedagem e ate o work exchange que voce pode fazer que consegue viajar se hospedar e se alimentar gastando muito pouco,.

da uma pesquisada  sobre work exchange ou entao sobre esses aplicativos 

couchsurfing 

warmsshower

o seu maior gasto realmente será com passagens aereas mas se voce pesquisar bem , consegue uma boa economia.

Mariana Alonso

Mariana Alonso

respondeu 5 meses atrás

Olá Jenniffer,

Além de se programar e pesquisar quanto você irá gastar em cada lugar que for (inclusive olhar cardápios online para saber o preço das coisas), se você for de avião e tiver tempo de sobrea, dá para pegar vôos que tenham paradas e aproveitar as próprias paradas!!

Existe uma coisa chamada StopOver. Funciona da seguinte maneira: Se você pega a Aerolineas Argentinas, por exemplo, e você está a caminho dos Estados Unidos, sempre a companhia tem que parar em seu país de origem. Você pega este destino e, quando você for pegar a passagem, coloque dias a mais neste destino. Vai sair pelo mesmo preço e você aproveita para conhecer um lugar a mais.

Ex. (sei que não existe o trecho, mas somente para exemplificar): São Paulo -> Buenos Aires -> Estados Unidos (vôo para os States com parada na Argentina). Vai no dia 01 de março e volta dia 30.

Você procura passagens assim:

São Paulo a Buenos aires (do dia 01 ao 14)

De Buenos Aires a Estados Unidos (do dia 18 ao 30) -> Você vai aproveitar 4 dias em Buenos Aires pelo mesmo preço de uma passagem direto aos States.

Não sei se fui clara rss mas se tiver alguma dúvida, me chama e eu te explico melhor!

Também uma ótima opção de hospedagem é ficar em hostels ou hospedagem pelo airbnb. Achei uma casa nos Estados Unidos e alugamos o quarto por R$ 150,00 a diária, com banheiro privativo. Super valeu a pena! As diárias de hotel estavam de R$ 200 e pouco a R$ 600,00 na época (Spring Break).

Espero ter ajudado.

Bjs,

Mari

Bárbara Cristina Oliveira

Bárbara Cristina Oliveira Brasília

respondeu 6 meses atrás

olhaaa.. eu estou viajando tbm com pouca grana...
E quando viajo assim, eu planejo tudo antes.. comprar a passagem com antecedencia, é mais facil de achar alguma promoção..
Ficar na casa de amigos ou parentes tbm é uma boa ideia para não gastar dinheiro... Pesquisar programas  de graça na cidade em que vc vai visitar, é uma boa alternativa para se divertir sem gastar muito!!!!!!

Ju Pavini

Ju Pavini SP

respondeu 6 meses atrás

Oi Jeniffer, tudo bem?

Comece por lugares próximos da sua cidade, em que você não precise gastar tanto com o transporte. Mas, se puder investir um pouquinho mais, fique de olho nas promoções de passagens aéreas e procure viajar em época de baixa temporada. Se possuir cartão de crédito, verifique a possibilidade de pagar a passagem com as milhas acumuladas no cartão.

Para hospedagem, há vários hostels com preços bacanas e muito bem localizados, o que te permite gastar menos com transporte. Dependendo do lugar, muitos passeios podem ser feitos de ônibus e metrô.

Faço parte do Dubbi há pouco tempo, mas ví que tem muitas dicas práticas dos viajantes, muitas vezes até indicando o preço de determinados passeios.

Escolha um destino, pesquise bastante, coloque na ponta do lápis...Faça seu planejamento e não desista do seu sonho.

Viajar enriquece a alma!

Thais Andrade

Thais Andrade Niterói

respondeu 6 meses atrás

Oi Jenniffer,

Vale a pena juntar uma graninha pra fazer uma boa viagem, mas com pouca grana da pra dar um jeitinho, é só se ligar nas promoções de passagem eter disponibilidade de datas, para conseguir ir em periodos de promoção.

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 6 meses atrás

Depende muito do destino e época em que vc pretende viajar.

Eu já viajei com "dinheiro contado", sem luxo. Eu andava muito para economizar alguns transportes; comprava salada e frutas no supermercado, fazia atividades que não tinham custo ou baixo custo. 

Mas dependendo do destino acho que vale a pena juntar um pouco mais de dinheiro para poder aproveitar bem o lugar. Quando eu fui para Nova Zelândia, eu saí do Brasil sabendo que eu queria pular de Bunge jump, mesmo sabendo que era caro, então eu reservei um dinheiro extra só para isso. Afinal não sabia qdo ia ter a oportunidade de voltar para lá. 

Eu, todo mês, guardo algum dinheiro, nem que seja pouco, afinal as vezes acontece algum imprevisto. E eu paro de gastar com bobeiras. Rsrsrs

Já fiz trabalho voluntário no exterior, onde tive o custo da passagem e seguro. Mas em compensação tive acomodação, transporte e alimentação. Então não tive muitos gastos durante essa viagem. Pode ser uma alternativa para vc! Além do mais é muito recompensador fazer trabalho voluntário. :)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 6 meses atrás

Oi... Pouca grana é um conceito muito relativo, mas é possível sim. Eu já viajei com quase nada de dinheiro no bolso, para a Chapada Diamantina na Bahia. Ficamos na casa de um moço que alugava quartos (leia-se quatro paredes de cimento) com apenas um colchão jogado no chão e um banheiro coletivo. 

Pedíamos verduras e frutas nos sítios ao redor em troca de uma prosa e comíamos com pão e maionese. Ou seja: viajar é possível de qualquer forma, tudo depende do seu ritmo. 

Existem destinos hoje onde é possível fazer trabaho voluntário em troca de hospedagem. Vale pesquisar quem já fez. Li um texto recentemente falando sobre isso, acho que aqui mesmo no Dubbi. 

De qualquer forma, eu sempre, todo mês, vou juntando um dinheirinho para poder viajar. Abro mão de um monte de coisas por conta disso. 

Outra dica é: compre a passagem (seja para onde for) pelo menor preço possível pois esse é o marco zero de sua viagem. A partir daí fica fácil encontrar uma hospedagem mais em conta, assim como alimentação e escolher atrações que caibam no bolso. 

Tudo pode ser feito com programação e planejamento. 

Boa sorte.

Boa viagem!

Yasmin Graeml

Yasmin Graeml Curitiba

respondeu 5 meses atrás

É só saber viajar, ficar atenta em promoções de voo e não ter fescura! Veja o meu Blog Qualquer L'atitude que lá tem várias dicas de como ecônomizar viajando pelo mundo!

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 6 meses atrás

Jenniffer, é possível viajar com pouca grana sim.

O importante, para esse tipo de viagem é você ter uma bela organziação para concretizar esse plano. Primeiro crie seu roteiro, estude as possibilidades de hospedagem gratuita (tipo Couchsurfing) ou então em troca de trabalho (em albergues, por exemplo). Tem outras pessoas que procuram trabalhos em restaurantes em meio turno, cuidam de crianças em casas de família, etc, e conseguem viajar bastante.

Outras dicas que vc precisa, se for somente a turismo, é pesquisar muito as passagens de avião, trocar milhas, enfim, monitorar tudo e economizar por um período antes da viagem.

As demais dicas dadas pelo pessoal concordo plenamente.

Abraços,

Tiago

Thais Gonçalves

Thais Gonçalves Belo Horizonte

respondeu 6 meses atrás

Oi Jennifer,

Eu e meu noivo vamos fazer uma lua de mel de 12 meses pelo mundo! Nossa viagem será super low budget, então te digo que é possível sim viajar com pouca grana. Só precisa bastante pesquisa, planejamento e controle.

Se quiser acompanhar nossa aventura e saber mais sobre nosso planejamento financeiro, pode nos add no instagram (noivosnaestrada).

Abraços

Murilo Pagani

Murilo Pagani

respondeu 6 meses atrás

Planejar, pesquisar e planejar mais um pouco! hehehe

Não há fórmula mágica, tudo vai depender do que você está disposta a fazer e abrir mão!

Na minha opinião viagens longas são ideais para quem está com pouca grana. (Apesar da maioria das pessoas acharem o contrário).

Isso te da a possibilidade de ficar mais tempo em cada lugar e de conseguir um emprego temporário por exemplo. Há muitas plataformas que nos ajudam a encontrar trabalhos em troca de hospedagem e alimentação, como work away e world packers.

Couchsurfing também é essencial na minha opinião! 

http://www.voltologo.net/couchsurfing-surfando-em-sofas/

Aqui também tenho outras dicas de como economizar durante uma trip!

http://www.voltologo.net/sete-dicas-para-voce-economizar-durante-sua-viagem/

Espero ter ajudado!

Forte abraço,

Murilo Pagani

rute noguchi

rute noguchi campo grande

respondeu 6 meses atrás

Oi, Jenniffer,

Viajar é opção, sabe. Parece estranho, mas tem amigos que frequentemente vão a restaurantes, barzinhos e compram coisas não essenciais e se dizem sem condições de viajar. Bem, mas como todos os que responderam, afirmo que sim, dá pra viajar com pouca grana. Já fiquei dez dias cheios em Paris pagando hotel (não hostel), comida, passeios, tudo com menos de mil euros; e olha que ainda fiz umas comprinhas! Quanto à passagem, fique antenada nas promoções relâmpagos de final de semana. Gostei das dicas do Denis.

Depois da primeira viagem, você não vai parar de fazer planos. Um abraço.

Caminha Gente

Caminha Gente Campo Limpo Paulista

respondeu 6 meses atrás

Oi Jenniffer, 

Meu nome é Ghaidy, olha já me fiz essa pergunta varias vezes, mais hoje planejando minha viagem e de meu marido saindo de SP passando pelo litoral rumo ao Maranhão vejo que é possivel sim. Logico que vem as inseguranças, o medo mais tudo começa a se clarear quando vejo depoimentos de pessoas que como nós amam viajar e dão seu jeito. Concordo quando se fala em planejar, pois o planejamento é tudo. Você faz uma pesquisa e vai anotando tudo e todas as dicas. Veja se você quer fazer passeios se tem como você trabalhar em troca de hospedagem (hoje existem varios lugares no Brasil que fazem isso), faça tudo antecipadamente e você vai obter sucesso. Meu projeto está pronto no meu blog, se você se interessar posso lhe enviar, quems abe pode te dá uma ideia. 

Abraços !!

Ghaidy 

Lina Ramos

Lina Ramos São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Sempre que lia alguma dica de economizar dinheiro em viagem o pessoal dizia: Procure viajar na baixa temporada. Acontece que sou professora, além de não ter um salário tão legal, minhas férias só acontecem em julho e janeiro (altas temporadas). Como driblar isso? Não tem jeito? Tem jeito sim. Primeiro passo é planejamento.  Uma das minhas últimas viagens (2014) eu fui mochilar na Europa e fiquei 30 dias por lá em pleno mês de julho. Eu montei o roteiro em 2013, inclusive ja comprei parceladamente a passagem em 2013 mesmo. E no início de 2014 fechei hosteis, lows costs, etc. Deu tudo certinho. A minha primeira viagem para a Argentina em 2004 foi toda feita de ônibus pois avião estava caro demais. E nem por isso ela perdeu o brilho. Foi um dos mochilões mais fantásticos que fiz e com pouquíssimo dinheiro. Então garimpar, pesquisar e planejar faz toda a diferença... e é claro... abrir mão de luxos também. Eu compartilho alguma das minhas experiências no meu blog maemochileira.blogspot.com

Responda a dúvida de Jenniffer

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.