Aventura   Europa

Começo

Olá! Estou começando a planejar meu mochilão pela Europa, algumas dicas??
Qual o tempo que vcs consideram bom?? Eu estava pensando em certa de dois meses, o que vcs acham?? E a respeito de dinheiro para gastar lá, alguma dica sobre a quantia?? *-*

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Bianca

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

5 Respostas

Ordenado por:
Nat Lemos

MELHOR RESPOSTA

Nat Lemos São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Bianca, um mochilão pela Europa por dois meses é muito bom, dá para conhecer muitos lugares. Como você está planejando e ainda está muito abstrato, acho melhor seguir essa ordem:

1. Definir quanto você quer gastar. Não dá pra falar quanto você vai gastar lá, porque depende muito do que espera de conforto, etc. Por exemplo, tenho amigos que foram pra lá que gastavam 10 euros com comida e ficavam na casa de outras pessoas (couchsurfing). Mas se quiser ficar em hostel + boa alimentação: aí seu gasto deve chegar a 40-50 euros facilmente. Então o primeiro passo é ver quanto você pode gastar.

2. Depois disso, veja quantos países você consegue visitar com o dinheiro disponível, lembrando que todo tipo de locomoção envolve gasto, seja trem, seja avião. 

3. De prioridade para os lugares que você mais quer conhecer.

4. Tente comprar passagem aérea entrando por um país de Europa e saindo por outro, assim você economiza dinheiro de trajeto, pois você não precisa voltar para o seu primeiro destino.

5. Reserve hospedagem pela internet e com antecedência. Aí a economia será grande. 

Renato  Silva

Renato  Silva Mauá

respondeu 1 ano atrás

Olá Bianca... Só pra completar o comentário da Nat Lemos e do David.

Também é importante q vc decida oq quer fazer em cada lugar, se quer conhecer museus, por exemplo, ou ir para a balada, cada uma dessas coisas gera custo.

No meu mochilão eu fiquei em média 3 dias em cada lugar, então o foco eram as "atrações" principais. Como vc vai com mais tempo da pra explorar melhor as cidades escolhidas.

Espero ter ajudado. Até mais.

David Andrade

David Andrade São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá Bianca

Tudo bem?

A Nat Lemos falou tudo! O segredo é fazer um planejamento com antecedência que você consegue dar uma boa economizada.  Outra dica é se concentrar em poucos lugares, o mais caro nessas viagens são os translados. Eu pessoalmente prefiro conhecer bem um lugar do que dar uma passada rápida em várias cidades.

Se tiver mais alguma dúvida sobre quanto fica um mochilão, entra nessa pergunta: http://www.dubbi.com.br/pergunta.php?qID=107 e dê um seguir ;)

Se precisar mais alguma dúvida, só avisar!

Willian Zachow

Willian Zachow Fraiburgo

respondeu 1 ano atrás

Então Bianca, o pessoal aí já disse tudo. Só queria complementar dizendo que, não almeje mais do que deve.

As vezes as pessoas pensam que o ideal é conhecer a maior quantidade de lugares possíveis, mas acabam apenas passando por estes lugares. O bacana é vivenciar cada um deles. Costumo sempre utilizar uma idéia que meu pai sempre me passou, que até podemos guardar as fotos, mas a melhor parte de tudo é reviver aquele momento em seus pensamentos.

Classifique as cidades. Escolhas as que mais te atraem e reserve mais tempo pra elas. Lembre que grandes centros como Londres e Paris escondem centenas de pequenos tesouros a serem redescobertos todos os dias. Lembre-se que esse universo dos viajantes é imenso, que em cada hostel que você ficar poderá fazer amigos de diferentes culturas e países e perder um dia com eles. Aproveite.

Sobre dicas mais específicas, recomendo que dê uma olhadinha nos pacotes de trem da EURAIL afinal se pretende ficar 02 meses provavelmente não será com mala pequena. Trens são úteis, você pode pegar os noturnos e não tem que pagar por estar com uma mala grande. Também são econômicos se pensar que sempre que parar em um aeroporto terá que pegar um shuttle para a cidade. O trem para sempre no centro.

Não esqueça de se preparar para o mochilão. Pesquise muito sobre os lugares para onde vai. Utilize os bons sites para reservas de hotéis e hostels, converse com quem já foi e se programe.

Anote seus custos. Programe um valor para gastar por dia e siga a meta. Cansei de tomar um bom café da manhã no hotel, parar num thesco ou carrefour e procurar um reduced to clear com sanduíches e economizar no almoço.

;D

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Bianca, pra começar um mochilão já falando em dois meses isso é muito bom! haha

Seguinte, eu morei na Europa, já voltei pra lá e fiz mochilões para outros lugares. O principal de tudo é, em um primeiro momento, estabelecer o roteiro que você pretende e deseja conhecer.

Crie este roteiro com algumas alternativas de lugares extras em cada país ou região que estiver para que, caso seja preciso, você possa alterar sem ter confusão.

Como você sabe, estamos falando de mochilão, ou seja, para que você curta tudo sem ter stress de bagagem, mala, roupas, etc, leve roupas confortáveis e que entrem em uma mochila (que tenha possibilidade de colocar cadeados, de preferência, pois se for necessário nesses dois meses andar de avião e despachá-la, você correrá menos riscos de perder alguma coisa - mesmo que para eles um cadeado não seja nada! heheh).

Tendo o período de sua viagem definido, comece fazendo as primeiras reservas (não de toda a sua viagem), para que você vá se ambientando com o sistema. Durante o mochilão tu vais compreender mais a situação e pegar algumas manhas bacanas para dar andamento no roteiro, ou até mesmo conseguindo hospedagens de forma gratuita, como pelo Couchsurfing (dê uma lida sobre isso no site de mesmo nome. Eu já fiz e sou fã).

Quanto aos custos, estando na Europa você sabe que irá gastar um valor razoável. Não há como especificar quanto de dinheiro por dia você vai usar, tudo dependerá do país e do seu estilo de viagem. Eu sou adepto da ideia de que ao menos uma refeição forte por dia você deve fazer. Coma bem no café fa manhã e faça lanches durante o dia para jantar muito bem. E assim vá alternando, caso precise. Nesse sentido, acredito que uma média de 50 Euros seja o suficiente para passar bem o dia.

Use calçados bem confortáveis e não pense que usar sapatos, botas, etc, vá ajudar! hehehe O melhor de tudo é sentir-se bem, pois o peso de uma mochila às vezes faz bastante diferença.

Entre tantas dicas, cuide bem de seus pertences, carregue sempre adaptadores, remédios, garrafinha de água para poder reabastercer, protetor solar, protetor labial (faz uma diferença!) e, uma das dicas mais importantes, uma cópia em papel dos seus documentos e outra digitalizada em seu e-mail, além de um seguro saúde.

Espero ter ajudado!

Boa viagem!

Abraços,

Tiago

Responda a dúvida de Bianca

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.