Curiosidade e Inspiração   Brasil

Com quanto tempo de antecedência vocês planejam a sua viagem?

Pessoal tudo bem?

Estou adorando as dicas e percebi que as pessoas aqui viajam muito.
Quero começar a planejar melhor minhas viagens! Gostaria de dicas e saber:

1. Com quantos dias/meses de antecedência vocês planejam sua viagem?

2. Para viagens mais longas, tipo 15 ou 30 dias, vocês demoram muito tempo?

3. Vocês fazem planilha de custos?

Muito obrigadaaaaa!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Monica

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

16 Respostas

Ordenado por:
Fernando Ceron

MELHOR RESPOSTA

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Monica,

Tudo começa pra qual destino será a viagem.

Destino curto, de carro/onibus, um final de semana, pode ser feito dias antes de sair, se houver necessidade.

Viagens internas com prazo mais longo, devido a feriado prolongado e sendo lugar novo, há um condicionante: grupo ou só/casal.

Se for grupo, ai tem que combinar entre as pessoas envolvidas e nisso leva semanas pra acertar a viagem.

Se for só ou casal, fica simples, basta umas boas pesquisas sobre a localidade, pra ter o que ver e aproveitar o maximo o que há no lugar pra curtir que seja interessante aos viajantes.

Viajem de férias, ai é bem mais facil, pois ja terá o periodo pronto, portanto, basta ter o lugar determinado, e se programar quando quiser no decorrer do tempo.

Viagem ao exterior, há variaveis importantes a serem analisadas.

 - Tempo de duração: Quanto tempo terá disponivel para a viagem;

- Escolha do lugar ou lugares a visitar;

- Preço e época (data) da viagem;

- Levantamento de custos: Aereo, hospedagem, deslocamentos, alimentação, ingressos, etc.;

- Malas, pois se for inverno é um tipo de roupa a levar ou verão, ja muda tudo;

 - Avaliar em cada lugar, o que ver, visitar, o que lhe interessa ver, seu estilo de viagem com o lugar a ser visitado, tempo em cada cidade, etc.

Com um pouco mais de variaveis, exigirá mais tempo de analise antes da tomada decisão definitiva dos fatos. Acredito que há casos podem levar ano no planejamento, já que tem crise, variação monetaria, encontrar aereo com preço acessivel, e por ai vai.

A minha viagem, a europa demorei mais de 6 meses na programação, mas depois da data do aereo definido, em 2 meses o roteiro ja estava pronto, assim, passagem comprada em fevereiro, ida em maio, roteiro pronto no começo de abril.

Porém, varia de cada pessoa as suas necessidades prioritarias, para iniciar seu projeto de viagem.

Abçs

Fernando

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 5 meses atrás

Oi Monica!

Em geral pra viagens de 15-30 dias eu planejo com bastante antecedência.. Uns 4-6 meses antes compro as passagens e ai aos poucos vou vendo os demais detalhes.. 

Mas também já planejei com 1 mês de antecedência, pra viagens de até uma semana..

Na verdade comprando as passagens e vendo os hotéis você já resolve boa parte da questão. Os passeios e coisas a fazer podem ser vistos mais perto da data..

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 5 meses atrás

Monica, tudo depende de quando farei a viagem. Já planejei viagem internacional de 15 dias em apenas dois meses, isso comprando passagens de avião e de trem, fazendo reservas em hostel (depois de mta pesquisa) e conseguindo hospedagem gratuita pelo Couchsurfing (mais procura ainda! hehe).

Em outras trips já levei mais de seis meses organizando, economizando e projetando o roteiro. Tudo varia com a data da sua viagem.

Mas o bom é fazer com uma média de 3 meses de antecedência para conseguir preços bons e para guardar uma grana legal pra não precisar deixar de viver nesse período.. hehe

Abraços,

Tiago

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Boa noite Monica,

Geralmente começo a programar uma viagem, assim que termino outra..

Confesso que sou meio louco, então já tenho diversas páginas com roteiros, destinos, pesquisas, dicas, cidades, o que fazer separados por país/cidade, então fica mais fácil..

Geralmente começo a pesquisar tudo certinho cerca de 9/8 meses antes da data do embarque!

Pesquiso promoções, comparo preços, procuro dicas e assim que definido o lugar e quem irá ou não, começo a decidir aonde é melhor ficar por conta da localização e já costumo fechar a hospedagem e ir pagando pra já estar quitada até a data da viagem.

A passagem procuro por promoções também, mas costumo usar a dica que aprendi na palestra e repasso aos viajantes de 45 a 60 dias antes da data do embarque para viagens internacionais e/ou 15 a 35 dias antes para viagens nacionais, optando por dias da semana em que a procura é menor, como terças, quartas e sábados, assim como horários que também são pouco procurados..

Se tiver algum passeio que eu realmente vá fazer, também pesquiso e compro antes mesmo de viajar para estar com ele quitado antes mesmo da viagem..

Durante todo esse período, intensifico um pouco as pesquisas sobre o que é interessante fazer ou não fazer, excepcionalmente proporcional ao período de tempo que terei no(s) destino(s)..

Acho que basicamente é isso.. uma leva a outra e nunca paro de pesquisar, ler, me interessar, acho que isso ajuda pra estar sempre alerta sobre tudo, preços, promoções, destinos e vou levando!

Boa sorte =)

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem)

Tissiana de Souza  Rodas nos Pés (Blog de Viagem) São Paulo - SP

respondeu 5 meses atrás

Oi Monica, tudo bem?

Quando as viagens são longas, de 15-30 dias, nós planejamos a viagem com meses de antecedência. 

Sempre compramos as passagens com 4 meses de antecedência ou mais quando são viagens internacionais. Até quando as viagens são nacionais, compramos passagens com antecedência de 3 meses.

Os pontos a serem conhecidos para montar um roteiro nós pesquisamos com um mês de antecedência mais ou menos.

Pesquisamos os preços das atrações e calculamos os nossos gastos para ter uma base de orçamento. Consideramos sempre a possibilidade de visitar as atrações pagas em dias que são gratuitos. 

O ideal é planejar a viagem com antecedência, para que depois possamos aproveitar tudo sem ter problemas e preocupações.

Abraços!

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 5 meses atrás

Olá Monica,

Eu geralmente me organizo uns 2 a 3 meses antes de viajar, principalmente por causa da passagem e acomodação, mas já me deu a louca de comprar a passagem e três dias depois embarcar. rsrs

Eu costumo fazer planilhas de custos antes de viajar e qdo eu volto de viagem eu escrevo os custos essenciais e não essenciais que tive em cada viagem, isso sempre me ajuda a organizar a próxima viagem.

E quando estou com a viagem marcada eu olho praticamente todos os dias os sites que fiz  reserva para ver se tem promoção, pq como é permitido na maioria dos casos fazer cancelamento de reserva eu sempre fico atenta.

Kelly Cruz

Kelly Cruz São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Mônica,

Como trabalho com planejamento de viagens, tenho sempre informações guardadas, o que facilita muito quando faço o meu próprio.

Quanto a passagens e hospedagem, começo a pesquisar com 6 meses de antecedência! Aliás, já consegui ótimos preços por conta disso.

Faço planilhas de custos e previsões de gastos para conseguir pagar o máximo de despesas antes da viagem! Para mim, isso é fundamental!

E uma dica: pesquisar e se planejar é muito importante, principalmente se for época de temporada, mas deixe sempre um espaço para o fator surpresa! Você não se arrependerá!

Beijos

Aldo Cruz

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Oi Monica,

A cada dois anos eu faço uma viagem longa, e normalmete pra Europa. Eu adoro a fase de planejamento, que leva até um ano, e chamo isso de "viagem na viagem".

Tento coletar o máximo de informações sobre os destinos, meios de transporte, eventos e shows que estejam ocorrendo nas cidades, clima, datas comemorativas, etc. etc. etc. e quando falta 2 ou 3 meses já começo a comprar tudo via internet, desde hospedagem até passagens de trem e ingressos para museus, shows e eventos.

Ah, faço planilha de custos sim e uma espécie de dossiê com as informações de coisas imperdíveis. É bem divertido

Boa viagem

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 5 meses atrás

oi Monica...

Tudo começa com a compra da passagem. Como sempre estou querendo viajar, fico de olho nas promoções. Geralmente as compro de 2 a 4 meses antes de viajar.

A partir daí, começo a pesquisar que cidades quero visitar. Geralmente viajo apenas para um país e procuro visitar as cidades de uma mesma região, poupando custo e tempo com deslocamentos. 

Costumo comprar os delocamentos internos indispensáveis como o da cidade em que vou pousar e partir de volta ao Brasil.

Exemplo: estive em Florença em Novembro passado: comprei no Brasil o trem Roma (onde meu voo pousava) - Florença e Florença - Roma, de onde meu voo partia. 

Os outros deslocamentos comprei na Itália mesmo, para não engessar a viagem. 

Após definir que cidades quero conhecer busco os hoteis para fazer as reservas.

Verifico se há recomendação de compra antecipada de ingressos para museus e outras atrações e compro também. Ou se quero assistir a um ballet ou opera, ou algo assim.

Resumindo: de 2 a 4 meses de planejamento para uma viagem de 15 a 30 dias.

Eu não faço planilha de custos não. 

Ana

rute noguchi

rute noguchi campo grande

respondeu 5 meses atrás

Oi, Monica!

Estou sempre buscando um lugar novo pra conhecer, por isso fico atenta às promoções de passagens.

Para viagens de duas semanas ou mais, depois que compro as passagens, geralmente de três a seis meses antes, pesquiso no mapa e em sites da internet o que existe de interessante próximo aos locais aonde vou, estabeleço um cronograma e já reservo os hotéis. Aí, pesquiso tudo: restaurantes, horários de funcionamento, preços, deslocamentos, atividades noturnas, e vou botando num arquivo pra depois fazer um resumo que levo impresso. Tem passeios que precisam de agendamento prévio; tem dicas que só pesquisando é que se encontra, como o passeio de balão em Paris, ou as cidadezinhas super charmosas da região de Rhone-Alpes que geralmente não constam da rota turística convencional. E quando fui pra Escandinávia, pesquisei a fundo os lugares mais em conta pra comer. Por isso, geralmente gasto um tempão pesquisando; é muito prazeroso essa 'prévia'. 

Irys Barbosa

Irys Barbosa Rio de Janeiro

respondeu 5 meses atrás

acho que uma planilha de gastos é fundamental pra começar os planos, ter uma ideia de quanto você pretende gastar é fundamental para o planejamento pra mim.

para não ter susto depois da viagem.

minha planilha basica eu coloco o máximo de quanto eu pretendo gastar por dia na viagem (hospedagem, comida, transporte, passeios, compras e extras)

multiplico pelo numero de dias que devo ficar e somo ao preço médio das passagens de ida e volta.

assim tenho uma ideia de quanto devo gastar na viagem, coloco o máximo por que é melhor sobrar do que faltar.

a antecedência do planejamento detalhado da viagem depende do que eu pretendo fazer, quanto tempo pretendo ficar e qual é a quantia que deve ser gasta. exemplo: viagem para a disney de 15 dias (valor da viagem alto, muitas coisas para fazer no local) levei um ano planejando e juntando dinheiro para que não tivesse nenhuma conta pendente depois da viagem e fiz tudo que queria na cidade. ex 2: florianopolis (7 dias, mais tempo para relaxar e descansar, custo total moderado) levei menos de um mês.

outro detalhe é o que você pretende na viagem, viagens com familia ou em grupos costumam precisar de mais tempo, pois além do plano básico as agendas precisam bater.

viagens solitárias são bem mais simples e são facilmente planejadas em muito menos tempo. pois você decide o que bem quiser, não precisa pesquisar como são as atrações, se vão ou não agradar a todos. ou você curte e vai ou não. 

sem contar que são muito mais em conta. então a questão financeira facilita...

casal fica entre uma e outra, pois é só decidir se a viagem é mais para conhecer o lugar, ou se é mais para relaxar...

espero que tenha ajudado... e boas futuras viagens xD

Martha Sousa

Martha Sousa São Paulo

respondeu 5 meses atrás

Olá Mônica.

Acho que o tempo para planejar uma viagem está mais ligado ao valor financeiro. Por exemplo: Eu tenho em mente viajar no próximo ano para a Grécia, só que isso demanda um certo din din, então preciso já ir me organizando com relação ao valor que preciso guardar para conseguir atingir meu objetivo. Sendo assim, a partir de dezembro já irei iniciar a poupança para a viagem e a parti dai já ver os valores de hospedagem, lugares interessantes para visitar, restaurantes, etc.....Na realidade já tenho visto isso desde agora, pois sou um pouco ansiosa...rsrsrs....

Segundo o Rafael Incao, o ideal é adquiri as passagens internacionais com até 90 dias de antecedência e as nacionais a partir de 30 dias de antecedência, sendo a sexta-feira o melhor dia de compra. Eu ainda não apliquei esta sugestão, as minhas passagens atenho comprado com cerca de 5 meses de antecedência, pois na data da viagem quero estar com a passagem praticamente quitada. 

A planilha eu acho fundamental, pois muitos valores você consegue saber previamente pesquisando na internet, então você já sabe quanto irá gastar a sua viagem, deixando um valor reserva para comprinhas e algum imprevisto.

É isso....espero ter ajudado.

Bom planejamento.

Lou Mariano

Lou Mariano Sorocaba

respondeu 5 meses atrás

Olá, Monica! 

Viajo pouco e, por enquanto, viagens com pouco tempo de duração (máximo de 5 dias) e próximas, mas começo a planejar com, pelo menos, três meses de antecedência. (Roteiro, roupas, compra de passagens e reservas, cronograma etc). 

Não faço planilha de custo mas faço uma estimativa de gastos, mas penso que vale a pena uma planilha. 

Boas viagens! ;) 

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 5 meses atrás

Monica,

Como sou viajante compulsiva (rs) estou sempre planejando viagens e acumulando informaçoÄ“s sobre os destinos que quero visitar.

Porém algumas viagens acontecerem como poouquissimas informações e foram fenomenais.

Quando fui para Orlando comecei a planejar dois anos pq seria uma viagem em familia (eu,meu marido e dois enteados) e demandaria muito mais recursos financeiros.

Então para mim depende primeiramente do orçamento disponível ou necessário para o destino pretendido. Depois o tempo disponível para a viagem e por [fim] o estilo de viagem que se tem ou se pretende ter.

abç

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 5 meses atrás

Ola Monica, eu vou pra europa este ano,,,,,vou ficar o mes por la.... e estou planejando desde ano passado, com locais, hospedagem, transporte o que fazer, onde comer, vendo outros gastos e relatos de pessoas que ja foram pra saber qto eu vaou gastar mais ou menos,,,,é bom fazer um planejamento... mas se der a louca de ir sem planejar e deixar rolar é bom tambem....

Responda a dúvida de Monica

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.