Paulo Lopes

 Vistos e Imigração   Itália

Cidadania Italiana

Boa tarde, amigos.
Gostaria de saber qual o procedimento para conseguir a cidadania italiana.
Meus primos maternos, que são da mesma geração que a minha, conseguiram. Então eu sei que tenho direito, só quero ter uma ideia geral do trâmite burocrático e saber quais são os primeiros passos.

Agradeço desde já pela ajuda!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Paulo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Ordenado por:
Turistando.in (Juliana)

MELHOR RESPOSTA

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Olá Paulo

Você pretende fazer aqui no Brasil ou na Itália?

Se for no Brasil, te aconselho a entrar no site do consulado italiano, ver ali quais são os documentos e preencher o cadastro. A fila é de uns 15 anos!

Pela Itália acaba sendo mais rápido, porém, mais caro!

Se você quiser fazer por conta, tem que ter todos os documentos traduzidos, juramentados e autenticado pelo consulado aqui no Br. 

Lá, você aluga um apto., mas com alguém que te de o comprovante de residência, vai até a prefeitura, de entrada na documentação e aguarda. O processo levava uns 3 meses. Hoje eu não sei!

Tentei em 2008, mas por causa da burocracia no consulado aqui em SP, não consegui (mas tinha consciência que não daria certo)

Tem um tópico sobre esse tema aqui: 

http://www.dubbi.com.br/perguntas/dicas-para-a-cidadania-italiana

Boa Sorte!

Giovanna Spada

Giovanna Spada

respondeu 8 meses atrás

Olá, Paulo!

Primeiramente você tem que saber qual o seu parente que foi nascido na Itália (avô, bisavô, trisavô...).

Depois você precisa descobrir se você tem direito a ter a cidadania. Esse site pode te ajudar: http://www.ferraracidadaniaitaliana.com.br/cidadania-italiana-quem-tem-direito.php. Mas como seus primos já possuem, você deve ter direito também.

Depois você vai precisar dos seguintes documentos de cada pessoa até chegar no seu parente italiano: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito. Além disso, para o seu parente italiano você precisa emitir a  Certidão Negativa de Naturalização aqui http://www.justica.gov.br/acesso-a-sistemas/e-certidao.

É mais fácil você começar com os seus documentos, depois de seu pai/mãe... até chegar no parente italiano.

Como seus primos já tiraram, eles talvez tenham cópias dos documentos do seu parente italiano, que é a parte mais difícil. Ou pelo menos saber onde na Itália você vai encontra-los.

Esse site me ajudou bastante. Acho que pode te ajudar também. O material dele é muito bom http://www.minhasaga.org/materiais-educativos.

Espero ter ajudado.

Abs!

Cíntia de Melo

Cíntia de Melo São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Paulo, estou no processo de tirar a minha cidadania. Caso você queira fazer o processo na Itália que é o mais indicado, você consegue fazer toda a documentação sozinho aqui no Brasil e apenas contratar um assessor por lá.

Indio muito que você conheça todo o material do 'Minha saga" ( http://www.minhasaga.org/ ) que já foi indicado aqui no post, e tem um grupo no face que me ajudou MUUUITO > https://www.facebook.com/groups/arealivrecidadania/?fref=ts

Se você for pra Itália e seus primos tiraram a cidadania lá, você pode conversar com eles, e usar os mesmos documentos que eles usaram =) 

Lia Nishizawa

Lia Nishizawa Brasília

respondeu 8 meses atrás

Paulo,

A Patrícia (https://www.facebook.com/marketingpatricia?fref=ts) pode te orientar sobre esse processo.

"Sua família é de origem italiana? Deseja fazer seu processo de reconhecimento mas não sabe por onde começar ? Escreva um e-mail para dinizrpatricia@gmail.com ou um inbox. Orçamento e análise de documentos gratuitos"

Responda a dúvida de Paulo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.