Aventura, Mochilão, Hospedagens   Santiago de Compostela

Caminho de Santiago de Compostela - Panejar com antecedência as hospedagens?

Farei este ano o Caminho de Santiago, como ainda não sei o mês específico que irei estou com medo de chegar lá em uma época de férias e os albergues estarem lotados. Vale a pena reservar com antecedência? Vi muitos relatos de peregrinos que preferem não reservar o albergue, pois não sabe como será o ritmo de caminhada do dia.

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Luciana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Ordenado por:
Hélio Bergamini

MELHOR RESPOSTA

Hélio Bergamini Concórdia

respondeu 9 meses atrás

Olá Luciana!

Eu fiz o Caminho em julho de 2012, bem no verão europeu, época de férias... ou seja, MUITA gente. Principalmente no trecho final. Já te explico.

Quando se conclui a rota você ganha uma "Compostelana". É uma espécie de certificado de que você concluiu o Caminho, todo escrito em latim e com o seu nome. Bem legal! Mas o requisito para ganhar isso é ter feito os últimos 100km a pé ou a cavalo e os últimos 200km de bicicleta. Existem pessoas que colocam como meta esse "certificado", por incrível que pareça... então o Caminho acaba ficando mais "cheio" nesses 100km finais. Nesses dias eu comecei a caminhada bem cedo, mais cedo que o normal. As vezes 6:30 da manhã (pra fugir do calor também), e aí conseguia vaga nos albegues. Sei que alguns albergues possuem telefones e se pode reservar, mas nem todos.

Minha dica é, independente da época que você for, não reserve antes. Alterações no roteiro são comuns. As vezes você está mais inteira fisicamente e pode "adiantar" a caminhada parando na cidade próxima ou parar antes do que o planejado. Se for no verão apenas se atente nesses últimos 100km que lotam de peregrinos turistas hehehe. Lá no Caminho mesmo você vai conseguir trocar uma ideia com a galera e ver o que é melhor fazer. Mas não coloque isso como um grande problema, na hora é fácil de resolver!

Qualquer dúvida coloque aí!

Abraços

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 10 meses atrás

Luciana, ainda não fiz essa caminhada, mas ainda farei.

Conforme relatos de amigos que já fizeram, eles preferiram não reservar com antecedência, tendo em vista o ritmo da caminhada, tendo sido recebidos com espaço e calma.

Acredito que seja uma boa técnica, exceto se você tenha uma boa condição para cumprir seu roteiro para garantir as reservas.

Abraços,

Tiago

Tips4Trips [Lorena]

Tips4Trips [Lorena] Brasília

respondeu 6 meses atrás

Olá, Luciana!!

Meus pais fizeram o Caminho de Santiago de Compostela em julho do ano passado e reservaram tudo do Brasil com antecedência... Pelo que eles falaram, dá pra organizar a viagem e saber quando vai estar em cada cidade e, quem faz questão de hotel melhorzinho, tem que reservar com antecedência sim! Se você não faz questão de conforto e quer só um lugar pra descansar e seguir em frente no dia seguinte, então não precisa se preocupar, pois sempre tem lugar disponível nas hospedagens!!!

bjs, Lorena

Gina Emanuela

Gina Emanuela FORTALEZA

respondeu 6 meses atrás

Olá, boa noite! Fiz em maio do ano passado, e não reservei nada. Não acredito que seja necessário e pode engessar sua viagem. 

Tânia Barreira

Tânia Barreira Lisboa

respondeu 9 meses atrás

Luciana,

Também infelizmente ianda não fiz a caminhada, mas segundo quem faz o melhor é mesmo ir fazendo ao seu ritmo.. de certeza que não vai ficar sem alojamento, nem que tenha que dormir no chão d eum quartel de bombeiros, é normal ajudar-se os peregrinos, e assim pode ir ao seu ritmo...

Patricia Ramos

Patricia Ramos São Paulo

respondeu 6 meses atrás

Responda a dúvida de Luciana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.