Diogo Caputo

Caminho de Santiago de Compostela

Viajantes, alguém já fez o caminho de Santiago de Compostela?
Queria mais informações sobre o percurso, melhor época do ano, preparo físico.
Qual foi o seu motivo para fazer essa viagem?
Grato.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Diogo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

5 Respostas

Ordenado por:
Emerson Melo

MELHOR RESPOSTA

Emerson Melo Lagoa Santa

respondeu 1 ano atrás

Diogo, blz? Eu fiz uma parte de Caminho de Santiago em 2012, em março. O clima varia muito, ja que a Galicia recebe influencia do Mar do Norte, mas nada que dificulte a jornada. Prepare-se para andar, andar e andar. Eh preciso que vc tenha boa saude, geralmente percorre-se 20 a 30 km por dia. Tem bons albergues por todo o percurso, na baixa temporada nao eh necessario reserva. Eh muito legal, vc convive com pessoas de todas as idades e do mundo todo, uma verdadeira torre de babel. EU preferi fazer o caminho sozinho, ja que meu objetivo era minha interiorizaçao, e deu muito certo, com certeza foi a melhor coisa que fiz em minha vida. Fui de Sarria a Compostela, 111 km em 5 dias, e a chegada foi muito emocionante na Catedral e vc vai arrepiar de emoçao. Antes passei por Ponferrada, uma cidade que tem um castelo templario marvilhoso. Planeje para que nao carregue nada alem do necessario, no maximo 7 kg, para nao forçar seu corpo. Fiz um pequeno video com algumas fotos do meu percurso: https://www.youtube.com/watch?v=wtv6JBZazwY, va la e talvez vc anime mais um pouco (para surpresa minha, so hoje vi que tem 926 visualizaçoes, legal).

Julia Rocha

Julia Rocha Punta del Este

respondeu 1 ano atrás

Oi Diogo!

Fiz o caminho de santiago em janeiro de 2014, saindo de Valença do Minho (entre Portugal e Espanha). Foi com certeza a melhor experiência de viagem da minha vida, mas no recomendo que você faça como eu e vá no inverno - essa época do ano chove muito nessa regiao!! Tive que desviar o caminho duas vezes porque tinham rios que estavam cheios, além do super frio que acompanhava a chuva. Valeu muito a pena! Mas eu recomendaria fazer o caminho nas meias estaçoes (primavera ou outono) onde você nao vai fritar de calor, nem enfrentar tanta chuva e frio! Os albergues do peregrino que tem pelo meio do caminho sao super tranquilos, e você paga uns 8 euros pra dormir neles. O caminho está muito bem sinalizado também. Fui super na cara e na coragem e achei bem fácil se encontrar pelas setas amarelas! Arrume suas coisas e vai que dá! hahaha, boa sorte!!!

Neviton Junior

Neviton Junior Feira de Santana

respondeu 1 ano atrás

Diego, bom dia! 

Ainda não fiz mas vou fazer agora, dia 15 estarei de partida. Entretanto, nos ultimos dias tenho estudado bastante sobre o assunto e quem mais tem me embasado e tirado TODAS as minha duvidas é Diego Davila do blog MEU CAMINHO DE SANTIAGO, é excelente. Além do blog há canal no youtube com diversos videos, fampege no facebook, seminarios ao vivo (todos free) e um curso (esse pago, u$33,00) simplismente FANTÁSTICO. Todas as possiveis duvidas são dissipadas, há informações minunciosas de todos os tipos. Mesmo que não queira fazer o curso, há informações suficiente nos demais canais  que não tem custo, o cara é fera, não deixa de responder a uma unica pergunta. Em menos de quinze dias me senti mais confortável e decidi ir. 

A minha motivação, pelo menos a inicial, foi de busca de aventura, de desbravar e superação, contudo como um católico apaixonado pela minha ingreja e um homem de fé que sou, certamente, ao percorrer o caminho, a religiosidade falará forte tbm. 

Um abraço

Hélio Bergamini

Hélio Bergamini Concórdia

respondeu 9 meses atrás

Ah, esqueci de falar sobre a motivação.

Durante o Caminho você vai aprender o pq as pessoas faziam ele. Tudo se baseava na religiosidade. Hoje já é mais variado. Não me considero uma pessoa religiosa e decidi fazer pela experiência de superação física e psicologica, conhecer outra cultura e ver como o Caminho moldou todas as cidades por onde ele passa.

O Caminho possui algo místico. Possui uma energia diferente. Mas não procure motivos, não forme respostas para quando te perguntarem pq você foi. A resposta está lá e depois estará dentro de ti depois. 

Cada vez que me pedem o pq fiz o Caminho ou pq escalei uma montanha, seja o que for.. nunca tenho uma resposta na ponta da língua. É difícil. Já tentei deixar frases prontas, mas não existe!

O Caminho já te chamou. Apenas vá!

Hélio Bergamini

Hélio Bergamini Concórdia

respondeu 9 meses atrás

E ai cara! Eu fiz o Caminho em Julho de 2012, fiz a rota francesa que é a mais "clássica". Caminhei cerca de 800km em 30 dias. Saí de Saint Jean na França e fui até Santiago de Compostela.

As melhores épocas eu acredito serem nas "meias estações" pra não pegar nem muito frio e nem muito calor. Eu fui em julho e o calor era forte demais.

Quanto ao preparo físico eu realmente não treinei pra isso, mas sempre fui ativo e tinha 22 anos hahaha. Não sei como é o teu preparo físico, mas o melhor treino é sempre tentar repetir o que tu for fazer. No caso, caminhar entre 20 e 30 km com algum peso e ver como você se sai. O principal não é o preparo físico, mas sim o psicológico.. acredite! Caminhar 3, 5, 8 horas por dia não é mole psicologicamente, isso pesa bastante. Eu cheguei a caminhar 11 horas num dia.

Sobre a rota você acaba escolhendo onde dormir. Eu fiz um pré planejamento antes de ir. Selecionei os locais que eu gostaria de conhecer melhor e aí dormia neles. Claro que sempre respeitando um limite de kilometragem por dia pra não ficar muito longo ou muito curto.

Qualquer dúvida manda aí! 

Responda a dúvida de Diogo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.