Câmbio

Estou indo para Colômbia e o primeiro destino é San Andrés e gostaria de saber se está mas vantajoso comprar dólares e trocar por pesos, levar reais apara trocar , sacar lah (msm com o iof e taxas). Pq o cambio para pesos que encontrei em sp está muito ruim....

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Joseane

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Ordenado por:
Shirley Sheldon

MELHOR RESPOSTA

Shirley Sheldon Piracicaba

respondeu 10 meses atrás

Olá Joseane, como vai?

É o seguinte, uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à Colômbia é saber qual moeda levar.

Sendo assim, que moeda você deve levar para Colômbia?

Os meios de pagamento aceitos no país são os seguintes:

- Pesos colombianos
- Dólares americanos.
- Cartão de crédito.
- Cartão pré-pago.

Euros podem, por ventura, serem aceitos, mas você terá dificuldade de encontrar locais e a cotação provavelmente não será interessante.

Os reais não tem aceitação no mercado colombianos, então você vai sempre precisar realizar câmbio. O ideal é você viajar com dólares e trocá-los ainda no aeroporto ou viajar sem dinheiro nenhum e realizar um saque ao chegar. Desde 28 de dezembro de 2013 os saques no exterior pagam IOF de 6,38%.

Chegando na Colômbia, como conseguir Pesos? É muito simples. Independente do aeroporto que você estiver, procure um caixa eletrônico e realize um saque com seu cartão de crédito ou débito.

Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia de fechamento da fatura.
Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF também é de 6,38%.

Na maioria das vezes a cotação dos cartões é bem melhor do que a de casas de câmbio.

Ao descer no aeroporto, após passar pela imigração e alfândega você terá à disposição casas de câmbio para realizar a troca.

Ao escolher os dólares americanos, como trocá-los? Você pode realizar o câmbio ainda no aeroporto ou em uma das dezenas de casas de câmbio espalhadas por todas as cidades, principalmente na capital.

Os dólares são facilmente aceitos no mercado, mas cada local usa uma cotação própria, que nem sempre favorece o consumidor.

Vale a pena usar cartão de crédito? Sim, vale a pena. E o cartão é aceito em praticamente todos os lugares. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos.
- Segurança: Andar com muito dinheiro é sempre arriscado.
- Praticidade: Processo rápido e sem preocupações.
- Cotação: Normalmente a cotação do cartão de crédito é superior as das casas de câmbio.
- Milhas: Não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

E os cartões pré-pago, valem a pena? Não achamos uma opção válida.

Sugerimos a leitura:
- American Express GlobalTravel Card
- MasterCard Cash Passport
- Visa TravelMoney

Qual é a melhor fórmula então? Antigamente a melhor opção era o levar dólares e realizar o câmbio na cidade, mas como está muito alta a compra do dólar, sugiro que use o cartão de crédito ou débito para a compra dos pesos ou em gastos mais elevados.

IMPORTANTE: Antes da viagem faça o desbloqueio do seu cartão de débito e crédito, senão você terá problemas para realizar saques e compras.

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e é sempre a melhor opção em caso de imprevistos.

Espero poder ter te ajudado!

Boa viagem!

Shirley

Erik Galdino

Erik Galdino São Paulo

respondeu 10 meses atrás

Quando eu fui pra Colômbia levei em dólares, mas acabei precisando trocar reais e não foi tão ruim assim, muitas vezes vale a pena devido a fazer uma operação de câmbio só. 

Sempre que viajo tento descobrir o site de uma corretora local para fazer a conversão e ver o que é mais vantajoso. Mas tem que ver se San Andrés será fácil trocar reais, em Cartagena só tinha uma casa de câmbio que fazia.


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.