Lúcia Ribeiro

  França

Brasileiro em Paris/frança

Como se virar na França sem falar uma só palavra do idioma de lá?
Em janeiro vou com uma amiga que fala inglês e não falamos francês, isso é loucura? Ou dá para se virar por lá?

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Lúcia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

16 Respostas

Ordenado por:
Larissa Pastri

MELHOR RESPOSTA

Larissa Pastri Presidente Prudente

respondeu 1 ano atrás

Lúcia, contrariando o que muitos falaram por aí, não é tão fácil encontrar quem fale em inglês assim. No começo do ano tive um problema de saúde e tive um ataque chegando na estação central de trem em Paris. Vários seguranças e bombeiros que estavam à trabalho, além de outros funcionários, tentaram me socorrer mas a comunicação em inglês era quase impossível pra explicar o que estava acontecendo. Eles tiveram que ir atrás de alguém que falasse as duas línguas pra ajudar, mas no fim nos comunicamos escrevendo no google tradutor no celular de um deles. Isso pq eu estava em uma estação de trem que fazia conexões internacionais e seria óbvio algum funcionário falando em inglês lá. Porém, de maneira geral, é o que o pessoal falou por aí. Em hotéis e restaurantes maiores sempre terão funcionários que falam em inglês,  mesmo que mais ou menos, e nos pontos turísticos também. Só que eles não gostam de quem não fala francês, então chegar se desculpando e pedindo ajuda em francês é a chave de muitas portas. Frases como "Pardon, Je non parle france" (não sei escrever! Hahaha) são essenciais pra começar uma conversa em inglês. Só que isso em Paris, visitei cidades no sul do país que são menores, e aliás, super recomendo, em que as pessoas não falam nem um "hello". O inglês não é comumente ensinado lá justamente pelos históricos conflitos entre ingleses e franceses e por eles não serem fãs de turistas. Porém, apesar disso tudo, acho que JAMAIS vc deve deixar de ir ou ir com medo por conta da língua. Em último caso, compre um chip de empresas como Orange ou Vodafone e tenha 3g pra usar google tradutor e maps, pq funciona muito bem! 

Paula Priori

Paula Priori Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

Dá pra se virar muito bem com o inglês sim! O importante é não abordar a pessoa falando em inglês direto, um "bonjour, do you speak english?" abre qualquer porta! Eles valorizam muito essas palavrinhas mágicas no início e fim da conversa.

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Estive em paris há 2 anos.

Se voces forem nos pontos turisticos, em todos, voces serão bem atendido no idioma em ingles, pois é muito comum o uso da lingua nesses pontos.

Se forem usar os onibus de tour, é facil comprar bilhetes, que passam e param nos pontos principais, tem tradutor em varias linguas, em suma fica bem tranquilo.

Se voces não tiverem o sotaque americano, melhor ainda.

A dificuldade maior, seria nos pontos fora do transito dos turistas, ai, sim, poderá encontrar alguns contra pontos, mas nada que seja complicado.

Se usarem taxis, muitos são indianos, o ingles é facil tb.

Se lembrarem, façam uma cola em frances, com os seguintes detalhes:

Obrigado, Por favor, Desculpe, eu não falo frances.

São visto com bom grado.

abçs

Fernando

Sheila Montenegro

Sheila Montenegro São Bernardo do Campo

respondeu 1 ano atrás

Lúcia, eu e meu marido estivemos na França no mês de outubro, com um dicionário de francês embaixo do braço, pois havíamos escutado que os franceses não gostam que fale em inglês. Existem sim alguns franceses que viram a cara para isto, mas, como já disseram, se você for cordial e falar algumas palavrinhas em francês, depois você pode tentar uma comunicação em inglês. Na dúvida, sempre tente uma comunicação em português mesmo; eles são bastante atenciosos e prestativos com o povo brasileiro. Abuse das mímicas!...rs...  

Bjs

Sheila

Christhiane Coelho

Christhiane Coelho

respondeu 1 ano atrás

Como já dito antes da para se virar bem em Paris sem saber falar francês ou mesmo inglês, acho que a melhor dica é ser simpático, e começar qualquer pergunta com um Bon Jour e fechar com um Merci! Se vc disser que é brasileira, basta apontar para si e largar um "Brezil" que as portas ficam ainda mais largas! Agora, tem algumas coisas que precisamos ficar atentos por exemplo, se vc acidentalmente de bater com alguém na rua sempre peça "pardon", evite contacto fisco, ao contrário do que se fala os franceses são muito educados e prestativos, mas tudo vai depender do contacto inicial!!!!!

Lugares mencionados
Verônica Mourão

Verônica Mourão Belo Horizonte

respondeu 1 ano atrás

O inglês é a lingua oficial em qualquer lugar do mundo. Mas existe alguma reação de franceses em quererem falar só em frances. Isso aconteceu comigo num hotel em Paris da Rede Meliá. Mas se você insistir, o ingles vai ser entendido por alguem e vão poder te ajudar...Paris 

Lugares mencionados
Beatriz Reboucas

Beatriz Reboucas

respondeu 1 ano atrás

Da pra se virar bem com ingles sim! Mas use umas palavras chave como merci ( obrigada), bonjour, (.bom dia), daí explique em ingles que você não sabe a lingua, mas precisa de informação. Procure os centros de informação turística, sempre tem algum no aeroporto e vá com tudo meio planejado daqui.

Alberto Pequeno

Alberto Pequeno

respondeu 1 ano atrás

Lucia, fica tranquila. Já estive lá várias vezes, meu ingles é bem básico e dá pra se virar muito bem. Varias vezes em lojas encontrei vendedores que falavam bem o ingles. Paris deve ser a cidade mais visitada do mundo. Eles vivem muito do turismo e já estão conscientes que é fundamental falar e entender um pouco.

Andrêzza Castro

Andrêzza Castro Globo Terrestre

respondeu 1 ano atrás

Lúcia, estive ano passado na França por 7 dias e não tive nenhum problema com a comunicação. 

Sequer lembrei das palavras básicas que eu tinha aprendido pra me dirigir a um parisiense (de quem eu mais tinha receio). Me comuniquei todo o tempo em Inglês e, ao contrário do que eu esperava, não tive nenhum problema.

O Inglês é o idioma universal, mas além disso, acho que o segredo estar em pôr um sorriso (sincero) no rosto e abordar com educação.

Boa viagem pr'ocê!

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Lúcia, não é loucura nenhuma ir para a França sem falar a língua deles. É claro que em vários lugares o pessoal não fala inglês ou, se falam, acabam não respondendo nesse idioma e respondem no deles. Mas para turismo é tranquilo se virar, principalmente pq nos pontos turísticos, pois o pessoal precisa falar inglês.

Eu já fui para Paris e andei sozinho sem falar francês e me virei de forma tranquila. Quando respondiam em francês eu agradecia e perguntava para outra pessoa ou tentava me virar.

Aproveitem. É bacana!

Abraços,

Tiago

Jéssica Lourenzo

Jéssica Lourenzo Bologna

respondeu 9 meses atrás

Oi Lúcia, tudo bem?

A maioria dos pontos turísticos utilizam o inglês (tanto na França, como na Itália, Espanha, etc). Mas é sempre bom aprender algumas palavras básicas: "Merci!" "Ça va?" "Pardon, je ne parle pas français", entre outros. 

Ps.: em qualquer livraria você encontra dicionário de bolso, com traduções e pronúncias. É uma mão na roda! Beijos, e bon voyage! 

Mara Resende Peixoto

Mara Resende Peixoto

respondeu 9 meses atrás

Lúcia, viajei por varios países sem saber falar nenhuma lingua.  Aranho alguma palavras em ingles. Isso nunca foi problema, mas evito pedir informações.  Tenha sempre um mapa, estude antes os lugares que vc vai.  A dica é fazer um livro impresso, tudo em portugues, por onde voces irão passar, pontos de interesse e anotar os nomes e endereços, ai vc se vira quase que sozinha.

Isso ajuda bastante, porque na Alemanha eu não sabia se estava diande de um museo, uma prefeitura, uma casa de shows, mas com meu guia editado na mochila, estava tudo resolvido.

E evite inventar conversar, não sabe falar, não pergunte.  Viajamos com um amigo que não sabia falar, e queria fazer amizade, aí fica dificil. kkkk

Mas é fácil, as vezes surge alguma situação, mas voce resolve de boa.  Não tenha medo e boa viagem....

Les Food Travellers

Les Food Travellers

respondeu 1 ano atrás

Eles falam inglês, pode ficar tranquila. Existe um estereótipo que não condiz mais com a realidade. Claro que os mais velhos na França são menos fluentes, mas praticamente todos os jovens possuem algum nível de frances, todos os meus amigos franceses (estamos na faixa de 25-30 anos) falam inglês.

Nanci Ceccatto

Nanci Ceccatto Campinas, São Paulo, Brasil

respondeu 1 ano atrás

Olá Lucia, já estive na França 3 vezes, e numa delas por 1 mes, arranho no ingles e frances muito básico, mas comprei em livraria, um tipo de livro de bolso, que vem com várias frases mais usadas, tipo uma conversação, e embaixo das frases aquele jeito escrito da pronuncia, me ajudou em muitas ocasiões, e esse livrinho veio com 2 cds pra ouvir em casa, muito bom, procure nas livrarias, ajuda bem.

Caram Marcelo

Caram Marcelo Rio de Janeiro

respondeu 9 meses atrás

Aprenda o básico de sobrevivência tipo: Bom dia/tarde/noite, obrigado, com licença e algumas outras e vá sem medo! Já fui a França algumas vezes e não falo francês e foi fácil!

Daianny Correa

Daianny Correa Campinas

respondeu 9 meses atrás

Oi Lúcia.
Vou contar minha própria experiência!
Fiquei em Paris por uma semana inteira e não tive nenhum problema por não falar francês.
Ao contrário do que a maioria fala, eu achei os parisienses muito educados e solicitos. Sempre nos respondiam em inglês e bem humorados, teve até uma senhora francesa que nos abordou em inglês para perguntar se precisávamos de ajuda com o mapa.
Eu me surpreendi com Paris e com os franceses, pois todo mundo me falou que eles eram chatos e não falavam inglês com turistas, mas foi totalmente ao contrário, Paris foi a melhor cidade que já visitei na Europa.
Se caso for passar por cidades pequenas no interios da França aí já mais difícil o pessoal falar inglês, mas não por birra de turistas, e sim porque não sabem falar mesmo. Mas nesse caso nada que uma boa mimica não resolva o problema. 

Responda a dúvida de Lúcia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.