Deise Schutz

Aupair

Alguém sabe se vale a pena participar do programa de Aupair? Eu gostaria muito de viajar pra fora do meu país, porém não tenho muito dinheiro, estava pesquisando e parece que o programa Aupair é o mais viável. O que vcs acham?

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Deise

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Ordenado por:
Turistando.in (Juliana)

MELHOR RESPOSTA

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 7 meses atrás

Olà Deise

Para quem é jovem, não tem dinheiro para longas viagens e intercâmbios, diria que ser au pair é sim a melhor opção!

Porém, tenha em mente que isso é um emprego e não uma oportunidade de viajar sempre!

Você terá que procurar uma agência brasileira que preste este serviço e se inscrever. Não é grátis! Porém, eles te auxiliarão (aqui e lá durante todo o período) e irão te representar para a empresa de au pair (normalmente americana) e acompanhar o teu processo.

Como você ficará em casa de família, cuidando de crianças, você tem que ser bem recomendada. Tem que saber o idioma do país (aconselho os EUA. Não sei se há agências brasileiras em contato com a Europa) e ter estagiado, trabalhado ou tomado conta de crianças (você pode fazer um estágio em berçários – muitos podem te cobrar por essa recomendação). Não se se é exigência, mas ter carta de motorista pode aumentar as tuas chances.

Passado por todo o processo, no caso dos EUA, você irá para NY fazer um estágio de adaptação antes de ir até a família (são eles que te escolherão, não o contrário. Não sonhe em: Ah.... Só vou se for Califórnia.... NY ou Miami). Geralmente são pessoas que moram em subúrbios.

Se acontecer de você não se dar bem com a família ou de ter problemas com eles, você pode entrar em contato com a agência e pedir a troca de casa (mas não sei se esse processo é fácil). De qualquer forma, você estará segura. Por isso, eu não recomendo fazer o processo por conta, sem essa agência brasileira. Em caso de problemas, você tem pessoas te ajudando e auxiliando. Indo por conta, você corre o risco de não ter ajudas.

Ah, e por ser um trabalho, você ganha para isso. Parece que hoje são 800 US$.
E não sei quantas semanas você tem férias por ano. Acho que são apenas 2!
;)

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 7 meses atrás

ola Deise, eu nunca fui, porém tenho amigas que foram e chegaram a ficar um ano nos EUA como aupair, e falaram que é uma ótima opção pra quem quer aprender outro idioma, só procure saber do que você precisa, os requisitos, para conseguir...

Liine de Souza

Liine de Souza

respondeu 7 meses atrás

Olá Deise, já fiz parte do processo pra ser Au Pair e vou te falar minha opinião.

Pros Estados Unidos, na maioria das agências você precisa ter até 26 anos. Precisa ter caeteira da motorista, ter o inglês bom o suficiente para se comunicar, "x" horas comprovadas que você cuidou de crianças, isso não conta crianças da sua familia. O contrato é de no minimo 1 ano, podendo ficar 2 anos, trabalhando para as familias por lá. Se você voltar anter, é considerado quebra de contrato, e você será obrogada a bancar seu voos de volta. os 196$ por semana, é pouco caso você não tenha controle dos gastos, você não pode arrumar outro trabalho. A familia por obrigação te paga um curso de 500$ durante o seu ano. Veja bem, 500$ por ano, e não por mês! Muitas menians fazem aulas de inglês free nas escolas. Você é obrigada a fazer algum curso, pra conseguir os pontos necessários do programa.

Vale frisar que é um programa de TRABALHO, é bem puxado, você pode ter a sorte de encontrar uma familia que te libere aos fianis de semana, mas não é obrigatorio. o Obrigatorio é 01 final de semana por mês e se não me engado 01 dia e meio livre na semana (podendo ser durante a semana.)

O lado bom é que o custo é baixo, você terá alimentação e moradia.

O lado ruim é que você dividirá a casa com os seus chefes. Então é necessário ter muita maturidade pra saber lidar com isso.
Você não escolhe o lugar que você vai. É como se fosse uma entrevista de emprego. Você escolhe a familia, então é mais viavel escolher uma familia boa e bacana que mora nos cafundes do judas do Texas, do que uma familia que vai fazer do seu ano um inferno mas que mora na California.

Da pra viajar? Da sim!! você tem 02 semanas de férias por ano. (Dificilmente a familia libera vc de ficar as 02 semanas off, geralmente vc tira 01 semana de cada vez.)

Eu estava inscrita pela agência cultural care (http://www.culturalcare.com.br/) e super recomendo!!

Espero que minhas dicas sejam uteis ;)

Érick Luchtemberg

Érick Luchtemberg Caxias do Sul

respondeu 7 meses atrás

Deise, o Au Pair é sem dúvida o mais barato dos intercâmbios. Mas não é a toa que ele é tão barato.

É importante estar ciente de que ao se inscrever no programa, tu precisa comprovar uma série de coisas, sendo a mais importante a experiência com crianças.

Depois que tu estiver inscrita, teu perfil fica disponível pras famílias que desejam contratar uma Au Pair. Essa escolha pode levar de 1 a até 2 anos, o que dá uma "travada" na tua vida por aqui. Porque na realidade uma família pode te chamar a qualquer momento, e depois que eles te selecionam tu embarca logo. Portanto, é difícil se matricular em algum curso ou seguir em um trabalho legal, porque a qualquer momento há o risco de ter que sair.

E depois da crise de 2008 nos EUA o número de famílias contratando Au Pair despencou. Antes era um programa super popular, porque as famílias escolhiam rapidamente por ter bastante gente precisando. Depois da crise se tornou algo bem demorado. Mas lógico, vai de cada perfil e um pouco de sorte.

Outro ponto é que tu não escolhe região, cidade, perfil de família nem nada. A família é quem "te escolhe" e tu pode recusar caso não goste.

Enfim, se a grana está curta, certamente é um meio de realizar um intercâmbio. Mas tem que estar ciente dos contras também.

Responda a dúvida de Deise

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.