Gabi Valverde

100 dias no Sudeste Asiático - Abril a julho - Epoca das monções?

Estou com a cabeça fixa no desejo de ir pra Asia em Abril. Termino meu contrato meio de Março e no inicio de Abril estarei novamente no Brasil. Queria passar mais ou menos 100 dias mochilando pelo sudeste asiático e já perguntei sobre roteiros e dicas, mas muita gente vem me falar que é a época das monções e que é super perigoso. Por outro lado, tem gente que fala que a chiva forte dura 1hr e depois fica sussa. Alguem esteve lá nessa epoca? Sei que varia muito de país pra país, mas quem já foi recomenda ir nessa epoca? Obrigada desde já :)

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Gabi

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

5 Respostas

Ordenado por:
Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Boa tarde Gabi,

Seguem informações importantes:

Tailândia:

Monções: Como a Tailândia é banhada por dois mares diferentes, a monções também são dividias em duas. De um lado, na costa oeste – onde fica Phuket e Koh Phi Phi –  as monções vão de abril a outubro. Já do outro lado, na costa leste – onde fica Ko Samui e Ko Tao – as monções vão de setembro a dezembro.

Intensidade: Na Tailândia as moções são consideradas de medianas a baixa – o que significa que você vai enfrentar alguma chuva e um tempo mais nublado do que o normal.

Melhor época para ir: A melhor temporada para visitar a Tailândia é de dezembro a março ou até de novembro a abril. Conheci pessoas que foram em maio e conseguiram aproveitar tudo numa boa.

Camboja:

Moções: De maio a outubro.

Intensidade: Apensar de também ser afetado pelas monções, o Camboja não é um lugar que gera muita preocupação. Lá elas são fracas, então no máximo você vai pegar uma chuvas de vez em quando.

Melhor época para ir: De novembro a abril.

Vietnam

Monções: O Vietnam tem um clima bem chatinho. No geral as monções no país rolam de maio a outubro e a temporada de furacões vai de julho a novembro.

Intensidade: Aqui o assunto fica bem mais sério. Você deve evitar o máximo possível uma viagem para o Vietnam na época das moções ou da temporada de furacões. Lá rola altas tempestades, ventanias, alagamentos, tufões e coisas do gênero.

Melhor época para ir: Fazendo uma média geral, a melhor época para visitar o Vietnam é entre abril e maio.

Laos

Monções: De maio a novembro.

Intensidade: O Laos é outro país onde a intensidade das monções não é forte. Porém em agosto, o mês de maior intensidade, a atenção deve ser redobrada. Algumas estradas chegam a fechar no país, então fique esperto.

Melhor época para ir: Meses mais tranquilos para visitar o país são de dezembro a abril.

Índia

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: Na Índia as monções tem uma intensidade forte. Além do ar ficar pesado e fazer muito calor, a umidade é muito alta e as chuvas torrenciais podem provocar alagamentos.

 Melhor época para ir: De outubro a fevereiro você vai pegar temperaturas mais agradáveis. De março a maio o calor é bem intenso.

Nepal

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: O Nepal também recebe monções de forte intensidade. É comum ocorrer alagamentos em algumas cidades. Quem pretende fazer trekking na região também deve evitar essa época.

Melhor época para ir: O ideal é de outubro a maio, sendo outubro o mais mais indicado para fazer trekking – a temperatura é mais agradável e quase não há névoa.

Indonésia

Monções: de outubro a março.

Intensidade: A Indonésia é pouco afetada pelas monções. Você pode visitar o país em praticamente todos os meses do ano.

Melhor época para ir: De abril a setembro – estação seca – a país é ótimo surfistas e para quem quer curtir Bali. Já agosto é o mês mais caro e mais cheio.

Sri Lanka

Monções: O país também tem duas épocas para monções. De maio a agosto no sudoeste e de outubro a janeiro no nordeste.

Intensidade: As monções por lá são moderadas e você até pode encarar – vai pegar uns dias de chuva, mas nada muito fora do normal.

Melhor época para ir: Para o sudoeste é ideal ir de dezembro a março; para o nordeste é melhor de maio a setembro.

Filipinas

Monções: De maio a outubro.

Intensidade: As Filipinas também precisam de bastante atenção – lá a intensidade é alta e também existe a temporada de tufões, que vai de junho ao início de dezembro. As recomendações são para não visitar as Filipinas nesses períodos.

Melhor época para ir: de uma maneira geral o ideal é visitar o país de janeiro a abril.

Malásia

Monções: Outro país com duas situações de monções. A costa leste é afetada de novembro a março e a costa oeste de maio a outubro.

Intensidade: Na Malásia, além de dois períodos diferentes de monções, as intensidades também mudam. Na costa leste as monções são mais intensas – e até o suporte aos viajantes é limitado – então é melhor evitar. Já na costa oeste os efeitos das monções são mais baixos, nada além de pancadas de chuvas no final do dia.

China

Monções: de abril a setembro – porém apenas a região sul da China é afetada.

Intensidade: as monções trazem temperaturas bem altas e muito umidade ao sul da China, com isso chuvas bem fortes. É aconselhável evitar o país nesse período.

Boa viagem =)

Simone Tomazela

Simone Tomazela Underwater

respondeu 9 meses atrás

Oi Gabi! Eu amo o sudeste asiático e desde 2011 tenho passado mais tempo lá que no Brasil. As monções existem o ano, com diferentes meses em regiões diferentes. Exemplo, em Bali (Indonésia) de novembro a março é época chuvosa, enquanto em Phi Phi na Tailândia, é seca, alta estação. Ou seja, você pode sim planejar sua viagem qualquer época do ano. É só verificar quais as regiões estão na época das chuvas. Realmente não recomendo ir aos lugares onde pode estar chovendo muito pois você não vai aproveitar tanto quanto poderia e ainda corre rico de enchentes em alguns países. Veja exatamente onde quer ir e pesquise as chuvas antes, para planejar melhor sua viagem. 

Se você estiver pensando em mergulhar, pode perguntar mais, posso dar várias dicas. Sou instrutora na Indonésia e já trabalhei em diferentes países no sudeste asiático. 

Grande abraço e boa viagem!

Beto Jurubehba

Beto Jurubehba Belo Horizonte

respondeu 8 meses atrás

Gabi,

O desencontro das informações é justamente por que as monções afetam de diferentes maneiras cada país.

Eu ja fui pra Laos, Camboja, Tailandia e Malasia em maio/junho

E ja fui pra indonesia, tailandia, vietna, filipinas, singapura em dezembro/janeiro.

Foram duas viagens de 50 dias.

Eu fui pra Tailandia duas vezes, maio/junho e dezembro/janeiro.

E na minha experiencia por incrivel que pareça, eu dei bem mais sorte com o tempo na epoca das monções, e peguei chuva na epoca de tempo seco.

Mas o fato é que normalmente, nao sempre claro, as chuvas na Tailandia são rapidas e passageiras.

Singapura é sempre sol.

O norte e o sul do vietnã tem estações completamente diferentes. Então alguem que tenha ido só pra uma parte do Vietnã pode ter uma impressao completamente diferente, ainda que na mesma época.

Eu fui pro Vietnã em dezembro e Halong Bay foi um passeio perdido. Choveu bastante e estava muito muito frio. E no sul estava um calor desgramento!

Resumindo, vai sem medo. Tenho certeza que vc vai amar.

Só não deixe as Filipinas pro final pq é onde se inicia a época de tufões.

Abraços

Dea Barros

Dea Barros

respondeu 9 meses atrás

Olha, eu estive lá em julho de 2010. Choveu sim, mas não como eu esperava. Na verdade, peguei um dia de chuva em Bangkok que durou umas duas horas e depois foi chover só no Laos.

Responda a dúvida de Gabi

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.