Mochilão   América do Sul

Primeiro Mochilão "como não surtar" no planejamento? XD

a informação é vital para qualquer pessoa, principalmente para nos viajantes, iniciantes (eu) e "veterano".... o "boom" da internet e a facilidade de acessá-la, ajudou muito, sem falar do "vírus" de Apps de viajem, que é pra "ajudar" a ficar louco... não posso ver um e já to baixando, mesmo sem usá-lo "é tanta informação que parece desinformação"...estou planejando meu primeiro mochilão (América do Sul)..quais as "táticas" que vcs usam na hora de planejar as viagem?

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Guthierry

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

7 Respostas

Ordenado por:
Martha Sousa

MELHOR RESPOSTA

Martha Sousa São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá, Guthierry.

Ainda não cai na tentação dos apps. Monto meus roteiros pesquisando muito na internet, em revistas de viagem e guias.

Primeiramente defino o local que desejo conhecer, número de dias disponiveis e os pontos turísticos. Com base nisso, elaboro uma planilha em excel e vou preenchendo com os valores estimados de gastos. Faço uma coluna para transporte, outra para hospedagem, alimentação, passeios e gastos extras. A planilha é fundamental para mim, pois me dá uma visão geral de todos os gastos e até hoje ficou tudo sempre dentro do que programei. Considero que o excesso de informação as vezes torna o trabalho penoso e a cabeça parece que vai fundir a qualquer momento, porém acho muito importante esta fase de pesquisas e descobertas dos lugares que nos dispomos a visitar. É interessante e recompensador deixar espaço para as surpresas inesperadas, mas o mínimo é necessário para que a viagem seja mais proveitosa e os imprevistos negativos sejam minimizados.

Até mais.

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Guthierry, realmente temos mta informação para criar um bom planejamento, mas parta da seguinte posição: se tu decidiste fazer um mochilao pela América do Sul, certamente é pq alguns lugares te chamam atenção e te fazem sonhar em conhecê-los.

A minha dica é a seguinte: decida qtos dias de viagem; após, crie o roteiro de cidades de acordo com o teu gosto (eu, num mochilao, reservo uns 3 dias em média para cada lugar); tendo isso em mente, parta para a questão da hospedagem, a qual dependerá do seu orçamento (gosto mais de hostel, pois assim conheço pessoas de vários lugares); cuide bem a localização do hotel/hostel, pois mtas vezes o mais barato fica mais distante e assim tu gastarás com transporte e ainda diminuirá seu tempo de aproveitamento (analise bem as opiniões de quem já se hospedou, isso é mto importante para confirmar a estadia); por fim, parta para definir o roteiro de atrações em cada lugar (pontos turísticos famosos e o que pode sair do comum é tb de grande interesse de acordo com o teu gosto).

Caso queira se locomover de carro, calcule as vantagens e os pontos positivos. Gosto mto, pois aqui na América do Sul temos paisagens incríveis pelas estradas.

Não enlouqueça com tanta informação. A experiência vai te ajudar, mas traçar esses pontos básicos já vai te ajudar bastante.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Tiago

Alexandre Lins

Alexandre Lins Jaboatão dos Guararapes

respondeu 1 ano atrás

Fiz uma viagem pela América do Sul sem dia e hora marcada para chegar a lugar algum ou mesmo para voltar. Na época que viajei só tinha o auxilio de mapas e guias de viagens, sem internet ou Apps. Em cada lugar que chegava procurava um centro de informações turísticas e assim fui descobrindo e conhecendo tudo pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru, sozinho durante 6 meses, dormindo no meu carro, na minha barraca de camping, pousadas, etc. http://trilhandomundo.blogspot.com.br

Milton Leal

Milton Leal São Paulo

respondeu 1 ano atrás

A melhor forma é não pesquisar nada e se basear nas informações das pessoas do próprio local. Eu prefiro assim. Mas entendo que para iniciantes essa tática possa soar arriscada demais. Faz bem pouco tempo que o ser humano usa a Internet pra viajar. 

flavia rodrigues

flavia rodrigues

respondeu 1 ano atrás

Olá Guthierry,

tbm estou nessa de 'surtar', mas te indico ir por partes, achei um guia montado por viajantes, não esta 100% atualizado mas explana beeem sobre algumas cidades da américa do sul. Segue ai o link pra vc se divertir =]

http://www.mochileiros.com/mochilao-bolivia-chile-e-peru-ago-set-2014-35-dias-com-r-3-800-00-passagem-aerea-planilhas-de-gastos-gerais-e-dicas-t104285.html

KARINE BRITTO

KARINE BRITTO

respondeu 9 meses atrás

Eu gosto bastante de procurar relatos dos lugares que quero ir em blogs! A partir disso, separo o que quero visitar, passeios que quero fazer e busco os valores dos mesmos. Depois pesquiso sobre hospedagens e meio de transporte (em blogs tb, haha). Gosto bastante de dar uma olhada em tópicos em grupos de viagem no facebook, e qualquer outra dúvida que eu tenha (e que não encontrei na internet) jogo lá, sempre tem alguém pra ajudar! Aí vou juntando todas infos importantes e colocando em uma planilha no excell, faço várias abas, sendo uma só para jogar os valores e estimar os gastos! 

Natalya Bueno

Natalya Bueno São

respondeu 1 ano atrás

Puxa vida, que pergunta difícil essa. 

Como não surtar? Hahahaha surtando! Brincadeira. 

Fiquei tao nervosa que até meu cabelo começou a cair, mas tudo deu certo. 

Eu planejei tudo certinho, em um mes eu tinha tudo montado até a logística. 


Um dica valiosa é: não é porque você está em um pais diferente que acha mais seguro que você vai chutar o balde. Não!

O que você não faria aqui, não faça la fora. Na hora de escolher os voos, preste atenção nos horários e na forma que vc vai chegar até o hotel (hostel, pousada, o que for). Procure voos mais cedos, assim se você se perder está claro ainda. 

Estude os mapas dos lugares antes, assim quando tiver lá tudo parece mais familiar, até os nomes dos lugares. 

América do sul, não costuma ter muito dinheiro, então cuidado com os taxistas, ande sempre com dinheiro trocado. 

Eu não usei muitos aplicativos, o google maps me salvou MUITO!

O app do booking para reservas é otimo, recomendo.

Bom acho que é isso, não se preocupe que tudo da certo!




Responda a dúvida de Guthierry

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.