Vamos falar sobre dinheiro? Planejamento financeiro, controle de gastos e custos da viagem


  América, Ásia, África, Europa, Oceania  2001 visualizações

Faltando menos de um mês para iniciar a minha viagem a única questão a ser resolvida é o dinheiro. Como levar dinheiro para pagar as despesas de um ano de viagem? E quanto eu vou gastar em cada etapa da viagem?

O bom senso adverte que levar todo o dinheiro não é uma boa ideia, mesmo que exista uma forma super segura. O ideal é deixar o dinheiro em uma aplicação financeira, rentabilizando enquanto você não o usa. A segunda questão a ser levantada é se existe uma forma desse dinheiro estar disponível para você em qualquer lugar do mundo.

Eu já fui da época que as opções para carregar dinheiro em uma viagem se limitavam a levar dólares ou travel cheques. Nesse tempo poucos tinham cartão de crédito no Brasil e ninguém sonhava com cartão de débito que sacava dinheiro no exterior. Hoje o que não faltam são opções de transferir o dinheiro do seu banco no Brasil para qualquer outra parte do mundo.

A questão é que sempre existem taxas mais impostos a serem pagos, então o melhor é saber quando usar o cartão de crédito ou o cartão de debito ou a transferência internacional ou abrir uma conta no exterior. Acredite, existem tantas opções para quem vai ficar um bom tempo fora do país viajando que saber o que fazer nessa hora é bem difícil.

O site do projeto Vira Volta tem um texto muito incrível que trata sobre essa questão em detalhes e esse texto foi escrito por pessoas que passaram 2 anos viajando pelo mundo. Eu o li e acabei me decidindo por simplificar as coisas e levar o cartão de crédito e o de débito dos dois bancos onde tenho conta no Brasil, além de um pouco de dinheiro vivo. Afinal, como o texto mesmo relata, não tem muito como fugir das taxas e impostos e olha que eu pesquisei muito na internet para descobrir como burlar os impostos e não achei nada. Então computa nas suas despesas de viagem essa grana e viaje feliz.

Durante a viagem eu pretendo contar em mais detalhes como foi que eu me virei com essa questão de dinheiro e o que deu certo e o que deu errado.

Hoje eu quero escrever sobre os sites e aplicativos que estão me ajudando com as questões de planejamento financeiro, controle de gastos e custos da viagem.

Quanto custa viajar?

Quanto custa viajar é o nome do site que destrincha, cidade por cidade no mundo todo onde é mais barato e mais caro viajar. Também mostra os custos médios de cada viajante por cidade dividindo o estilo de viajar em três categorias: mochileiro, econômico ou conforto. A cada cidade escolhida o site mostra a média diária de custo de um viajante, tarifas de transportes públicos, preço de transfer do aeroporto, preço médio do aluguel de carro e o preço médio de alimentação, hospedagem e atrações turísticas. No final da página ainda tem uma calculadora para você contabilizar o quanto irá gastar calculado a partir do número de dias que irá ficar na cidade.

Logo na primeira página do site você vê um mapa mundi do google com pins que dividem as cidades em três categorias: baratas (pin verde), médias (pin amarelo) e caras (pin vermelho). Desta forma já se tem uma ideia de onde você está pisando. Foi nesse site que eu descobri que Montevidéu é uma das cidades mais caras da América do Sul. E sendo Montevidéu uma das cidades onde eu quero passar um mês estudando que eu decidi trabalhar em troca de hospedagem para amenizar as despesas.

Por trás desse conteúdo fantástico que ajuda muito os viajantes, tem a venda de passagens, tours e hospedagem. Por isso, apesar de aparecer no site os valores mínimos que irá gastar com cada um desses itens o melhor é pesquisar em outros sites por esses serviços antes de comprar.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Ásia,África,Europa,Oceania Foto 1

Dólar Hoje

Dólar hoje é um site super simples que mostra a cotação do Dólar e de outras moedas em tempo real. Até ai tem muitos outros sites que fazem o mesmo. Mas esse site tem uma extensão para o navegador Chrome que quando instalado vai mostrar no seu navegador, sem a necessidade de abrir o site, a cotação oficial da moeda que você escolher.

Para quem vai viajar e está de olho e na esperança da queda do Dólar ou do Euro, essa extensão pode salvar o dia e não deixar você perder a chance de comprar a moeda mais barata.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Ásia,África,Europa,Oceania Foto 2

Melhor Câmbio

Uma vez que você tem o dinheiro e o valor do dólar está legal, onde fazer o melhor câmbio? No site Melhor Câmbio é possível pesquisar ao mesmo tempo em várias casas de câmbio entre muitas cidades do Brasil o melhor valor da moeda para fazer o melhor negocio. E se você for comprar uma boa quantidade da moeda, também é possível fazer uma oferta que entrará como uma disputa para ver quem oferece o melhor preço entre as casas de câmbio cadastradas no site. Esses serviços também valem para quem quer vender dólares ou outras moedas.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Ásia,África,Europa,Oceania Foto 3

Conversor de Moeda

De todos os sites e aplicativos que eu já usei em viagens fora do Brasil o que mais me ajuda é um conversor de moedas no celular. O conversor que eu uso é o Smart Coin, que somente funciona no sistema iOS (iPhone, iPad).

Eu imagino a loucura que vai ser mudar de país a cada momento e perder totalmente a noção dos valores quando entrar uma nova moeda. O que eu gosto no app Smart Coin é que é possível alinhar em uma mesma tela várias linhas que mostram ao mesmo tempo valores de moedas diferentes. Então eu sempre deixo como referencia o Real, o Dólar e o Euro para que eu consiga comparar os preços. Conforme o país onde estou eu adiciono a moeda local em uma nova linha. Uma vez que eu digito o valor da moeda local o conversor automaticamente mostra os valores em Real, Dólar e Euro. Desta forma eu tenho uma ideia se o que eu quero comprar está dentro de um valor justo baseado em preços no Brasil e em outros países ou mesmo dentro do meu orçamento que está em reais.

Todos os conversores de moeda trabalham com base em algum sistema financeiro online para atualizar os valores das moedas. Então eu recomendo que antes de sair da sua hospedagem, aproveite o wifi e atualize o seu conversor.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Ásia,África,Europa,Oceania Foto 4

Se você tem alguma sugestão de site ou APP que facilita muito a sua vida nas viagens, manda um comentário e compartilha essa informação que pode ser útil para mim e para os outros viajantes.

Um beijo, um browser e um aperto de mouse.

Ana

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Diogo Madureira

Diogo Madureira comentou 7 anos atrás

Quantas ferramentas bacanas, obrigado AnaLúcia!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Ásia, África, Europa, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.