Uma visitinha em Colônia del Sacramento, Uruguai


  Colonia del Sacramento  2977 visualizações

Colônia do Sacramento está à 180 quilômetros de Montevidéu, e é uma ótima dica de passeio de um dia.

A estrada é tranquila, mas não espere paisagens exuberantes pelo caminho.A paisagem só vai mudar mesmo quando um caminho repleto de palmeiras anuncia que você está chegando.
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 1
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 2
 
A cidade é uma graça, cheia de casinhas do período colonial. Tudo é tão conservado por lá que a cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Quem anda pelas ruas de Colônia do Sacramento pode facilmente se lembrar da nossa Paraty, com suas construções antigas e suas ruas de paralelepípedos. Porém, no lugar do mar, temos o Rio Del Plata que oferece um visual bem bonito de vários pontos da cidade.
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 3
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 4
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 5
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 6
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 7
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 8
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 9
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 10
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 11
 
E fácil se apaixonar pelo lugar, o cheiro de carne assada toma conta das ruas da cidade. Lojinhas de artesanato, bares, restaurantes estão por toda parte.
Não precisa ser um entendedor de história para logo perceber que o local passou por conflitos. Caminhando por lá, você vê canhões apontados para a vizinha Buenos Aires, que fica do outro lado do rio ,além de  muralhas e faróis de observação. Na verdade, Colônia do Sacramento foi fundada em 1680, por portugueses, e depois tomada por espanhóis. Foram quase duzentos anos de briga até a independência.
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 12
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 13
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 14
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 15
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 16
 
Uma opção de passeio é atravessar o rio e ir até Buenos Aires através de um ferry boat. A travessia pode durar de uma a três horas, dependendo da embarcação que você escolher. Os preços eram meio salgadinhos, então optamos em ficar só em Colônia. ( informações: www.buquebus.com )
No quesito alimentação, Colônia do Sacramento entrou para nossa lista como a maior roubada gastronômica de nossas vidas. A cidade cheirava churrasco e decidimos que era isso que comeríamos.
Escolhemos o restaurante que tinha mais movimento, nos sentamos numa mesa na calçada e pedimos a tradicional "parrilla" servida na mesa.
Eis que quando nossa parrilla chegou, sobre uma churrasqueirinha havia: frango, chouriço, rim, fígado, bisteca de porco e acreditem: tripas! Meu estômago não ficou feliz com nossa escolha, o cheiro era delicioso, mas o sabor, pelo menos para meu paladar não era nada agradável. Para animar ainda mais a festa gastronômica que nos aguardava, recebemos a companhia de dois convidados especiais: dois cachorros enormes ( enormes de verdade) se juntaram a nós. Um deles, quando abanava o rabo, balançava nossa mesa. Confesso que gosto de cães, mas não curto muito a presença deles em restaurantes, mas eles não compreenderam e permaneceram lá...grudadinhos na gente. Meu marido, embora seja um homem grande, não foi valente o bastante para tirar os cães de lá, afinal, ele queria voltar para o Brasil inteiro. No final das contas, a companhia deles nos ajudou bastante, afinal, eles comeram a maioria das iguarias que estavam sobre nossa mesa, inclusive os rins e as tripas. Depois de satisfeitos, deitaram-se aos nossos pés e alí ficaram até pagarmos a conta. Até que foram cães educados!
Telma Caramelo adicionou foto de Colonia del Sacramento Foto 17
 
Terminado o banquete, fomos andar pela cidade e encontramos uma sorveteria artesanal que salvou nosso dia, chupei um dos sorvetes de doce de leite com pistache mais gostos que provei até hoje.
Voltamos no fim da tarde para Montevidéu, exaustos, mas felizes por ter tido a oportunidade de conhecer uma cidadezinha tão fofa!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Silvia de Souza

Silvia de Souza comentou 7 anos atrás

amei colonia e ainda tive a sorte de estar la no dia q o uruguai ganhou da inglaterra na compa de 2014, foi uma festa linda do povo uruguaio.

Estela Salles

Estela Salles comentou 7 anos atrás

Achei legal a sua experiência. Não conheço Sacramento ainda. Mas vou para Buenos Aires na metade de novembro. Ficaremos 10 dias lá e 7 em Montevideu e na volta, vamos passar um dia e uma noite em Sacramento. Espero gostar! Parece bem bonitinha.

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 7 anos atrás

Estela, não vai para Punta? Pinte del Este é bem bacana! Se eu fosse você diminuiria um pouco o tempo em Buenos Aires e passaria pelo menos dois dias em Punta. Dá uma olhadinha no meu blog, lá eu conto tudo sobre minha viagem ao Uruguai e a Buenos Aires

Mariana Ribas

Mariana Ribas comentou 7 anos atrás

Estive em Montevideo e Punta e não conheci Colônia del Sacramento... Me arrependo! Louca pra voltar...

Danielle Magalhães Coelho

Danielle Magalhães Coelho comentou 7 anos atrás

Gostei demais de Colônia, cidade fofa, muito charmosa, tudo lá é histórico, população simpática, bem fácil de se locomover a pé. Só acho que um dia foi pouco, queria ter ficado mais um dia lá pra ir nos lugares que eu queria conhecer e não deu tempo. Cheguei por volta da hora do almoço e já tinha comprado passagem no ferry boat pra Buenos Aires no dia seguinte então não deu pra estender a estadia.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Colonia del Sacramento,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.