Trabalho voluntário no exterior: ótima chance de viajar mais em conta. Mas como funciona?


 Volunturismo     América, África, Ásia, Europa, Oceania  12425 visualizações

Está sem dinheiro para fazer uma viagem ou um intercâmbio? Uma alternativa cada vez mais comum é o trabalho voluntário no exterior. Os preços costumam ser um pouco mais em conta, porque alimentação e hospedagem geralmente estão incluídos no pacote.

Pensando nisso, a seção “Fique Esperto” dessa semana tira algumas dúvidas sobre trabalho voluntário no exterior.

Os programas de trabalho voluntário no exterior são chamados de "volunturismo". É uma experiência que reúne três aspectos principais: o idioma estrangeiro, o contato com a população local e a experiência de trabalhar fora do país.


DUBBI  adicionou foto de América,África,Ásia,Europa,Oceania Foto 1

Os pacotes de trabalho voluntário no exterior variam muito de agência para agência. Mas, em geral, o viajante faz atividades durante a semana em ONGs, hospitais, instituições de caridade, dentre outros. Pode ser em período integral ou só em dias selecionados. O final de semana fica livre para o intercambista passear e conhecer as atrações locais. A duração do trabalho voluntário no exterior vai de duas semanas até dois anos. Alguns combinam cursos de idiomas.

Para fazer trabalho voluntário no exterior, é preciso estar consciente de algumas questões, no entanto. O viajante não vai ser um turista comum. Nada de acordar um dia e resolver não cumprir com suas obrigações. Portanto, tome cuidado com festas na noite anterior. Deixe a farra para os finais de semana, que estarão livres.

O conforto não vai ser regra durante o trabalho voluntário no exeterior. Na verdade, o imprevisto é quem vai bater às portas constantemente. O voluntário pode dormir em casas compartilhadas, que nem sempre contam com a melhor estrutura.

O trabalho voluntário na África costuma ser o destino mais comum, em países como África do Sul (que tem inclusive um pacote muito legal para trabalhar com macacos em safáris), Quênia, Moçambique e Egito. Ásia e América Latina também atraem bastante.

Como geralmente o trabalho voluntário no exterior são em países com hábitos culturais muito diferentes, é necessário estar atento para não se chocar com essas realidades. Por exemplo, algumas nações costumam tratar as mulheres (ainda mais as estrangeiras) com uma ótica de um papel secundário na sociedade, e por isso elas podem sofrer preconceito por parte de algumas pessoas. 

O trabalho voluntário no exterior não está restrito a viajantes aventureiros e jovens. São diversas opções para intercâmbio em famílias (para crianças a partir dos 14 anos, em geral). Adolescentes de 16 anos também podem ir sozinhos.

Estão entre as instituições mais procuradas o trabalho voluntário no exterior na ONU e na Cruz Vermelha. Na página de cada uma delas é possível saber mais informações (ONU e Cruz Vermelha). Se no momento você não achar que é o tempo certo de participar de trabalho voluntário no exterior, uma alternativa pode ser o trabalho voluntário no Brasil. E se sua situação econômica for um pouco mais apertada, você pode procurar por trabalho voluntário no exterior com ajuda de custo, em que todo o processo sai praticamente sem gastos. 

DUBBI  adicionou foto de América,África,Ásia,Europa,Oceania Foto 2

Conheça alguns sites para saber mais informações sobre trabalho voluntário no exterior:

www.volunteerhq.org
http://you2africa.com/
http://www.aiesec.org/
https://pt-br.facebook.com/doforloveproject
http://www.afs.org.br/
www.paraonde.org

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marlei Marques

Marlei Marques comentou 8 anos atrás

ótimo, assim me surgem novas idéias e oportunidades!!!!!

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Que bom que você gostou Marlei! :)

Lucas Querino

Lucas Querino comentou 5 anos atrás

Boa, uma ótima opção para quem busca viajar e não gastar muito.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, África, Ásia, Europa, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.