Tudo o que você precisa saber para o seu primeiro acampamento


 América  

Férias, verão, calor, praia. Ótimo momento para acampar - até porque fica muito mais em conta do que pagar um hostel ou mesmo um Airbnb da vida. Sem contar que passar noites em claro com os amigos (velhos e aqueles recém-feitos) é uma experiência incrível. Mas não adianta sair acampando por aí sem o mínimo de conhecimento. É pensando nisso que o “Fique Esperto” dessa semana traz dicas para quem saber mais da arte de dormir em barraca.

Camping

Para uma primeira experiência opte por um camping com uma estrutura básica (banheiros, duchas, cozinha) e que não esteja em um local completamente isolado - caso tenha esquecido algo importante, não será difícil ir atrás desse item. Com isso, você consegue garantir a solução de boa parte dos eventuais problemas que podem surgir. Quando estiver experiente, já pode partir para aventuras como a de acampar em uma praia deserta.

Cozinha

Na parte da cozinha, se nenhum camping da região fornecer, uma solução são aqueles fogões de rancho, de apenas duas bocas (custam em torno de R$ 250). Eles têm um ótimo custo-benefício, mas só vale a pena se o viajante for usar habitualmente. Tenha em mente que também vai ter que levar panelas, e que a somatória dos objetos pode deixar uma trilha muito longa totalmente desgastante.

Barraca

É preciso ter a consciência de que a barraca é o único momento de conforto que você vai ter na sua viagem. O resto é para curtir, aproveitar, sair fazer trilhas, pôr o pé na lama. Portanto, escolha uma barraca que proporcione conforto para você. O que isso quer dizer? Modelos mais baratos podem se dizer impermeáveis, mas nem todas o são de verdade. Quanto mais alto o investimento, mais protegido você estará. Claro que nem sempre o orçamento permite comprar o melhor modelo. Tente apenas, na medida do possível, economizar em outros aspectos e investir um pouco mais na barraca.

Está na dúvida no tamanho? Barracas para uma pessoa geralmente comportam até duas, mas sem nenhum luxo. Ou seja, conheceu alguém legal e quer convidar para passar a noite com você? É perfeitamente possível. Mas fazer isso todas as noites será um pouco desconfortante.

E não se esqueça: monte sua barraca ao menos uma vez antes de sair de casa, para ter a mínima noção na hora que chegar no acampamento. Está com dificuldade? Não é para ficar com vergonha, é algo absolutamente normal de acontecer. Olhe para alguém do lado com cara de mais experiente e peça ajuda. Campers experientes terão o maior prazer em ajudar os novatos.

DUBBI  adicionou foto de América Foto 1

Onde montar

Onde coloco minha barraca? Essa é uma pergunta que todo viajante ou já fez ou ainda fará. Em meio a variedade de ofertas, como escolher uma que consiga prevenir de todos problemas que podem aparecer? Uma primeira dica é procurar um local plano e uniforme, sem galhos e raízes no chão. Embaixo de uma árvore pode ser uma saída interessante para se proteger do sol, mas confira se não é uma árvore que dá frutos, para não correr o risco de uma jaca te acordar logo pela manhã.

Dê uma balançada na árvore e nos troncos: se estiverem podres também há o risco deles caírem na sua cabeça. Fique atento com as possibilidades do local escolhido alagar em caso de chuva. E, por último, o principal conselho: pergunte ao dono ou responsável do camping qual o melhor lugar. A pessoa conhece como ninguém o terreno.

Chuva

É claro que é impossível prever completamente o tempo, ainda mais que as mudanças climáticas dos últimos anos tornam cada vez mais bagunçadas as estações. Ainda assim, tente evitar ao máximo pegar chuva na sua primeira experiência. Com chuva, tudo fica pior: a lama ao redor, a dificuldade dos passeios, a sujeira dentro da barraca. Isso pode ser completamente frustrante.

Outras dicas práticas

- Não esqueça sua barraca aberta. Você pode receber indesejadas visitas de pernilongos que farão da sua noite uma tormenta.

- Muitos viajantes levam uma lona extra para colocar embaixo da barraca, de modo a dificultar a entrada de água em casa de chuva.

- Não esqueça do papel higiênico. Muitos campings não disponibilizam esse item básico de sobrevivência.

- Extensão elétrica, canivete suíço, isqueiros, lanterna, isolante térmico, kit de primeiros socorros e sacos plásticos são itens de extrema importância de serem levados.

Acompanhe as histórias do "Fique Esperto".

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem - Laís comentou 6 meses atrás

Ótimas dicas!


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.