Em um relacionamento sério com o mundo


 Pelo Mundo      21530 visualizações

Desde que coloquei na minha cabeça que viajar é o melhor investimento a se fazer na vida, venho ultrapassando barreiras bastante relevantes no meu dia-a-dia.

Comecei a viajar quando ainda era um guri, mas a minha paixão pela vida de viajante se tornou avassaladora quando fiz um intercâmbio em Vancouver, Canadá.

Tiago Imperatori adicionou foto de  Foto 1

Quando entrei na faculdade de direito, em 2005, coloquei na minha cabeça que estudaria em Portugal. Não passei de primeira, mas consegui minha aprovação para o tão sonhado intercâmbio. Pulei de felicidade; senti-me realizado.

Mas então surgiu a dúvida: e o inglês? Eu ainda estava no nível básico. Minha professora comentou de um curso no Canadá. Comecei a rir, pois não tinha pretensões de viajar para lá ou para os Estados Unidos. E assim voltei para casa.

A partir daquele instante a palavra “Canadá” surgia na minha mente, até que me rendi. Ia para Vancouver. O guri corajoso estava extremamente feliz. Mas esse mesmo guri só esboçava algumas palavras e frases decoradas em inglês. Fiquei determinado e estudei muito.

Tiago Imperatori adicionou foto de  Foto 2

E eu consegui. No primeiro dia, ainda travado, consegui responder somente “Yes, I am” (“sim, eu sou” – me referindo à pergunta: “você é o estudante brasileiro que vai morar aqui?”). No dia seguinte fiz o teste de nivelamento. Classificaram-me como “intermediário alto”. Mal pude acreditar.

Um dos episódios mais engraçados foi a vez em que peguei um ônibus errado e fui parar no outro lado da cidade. O motorista, um anjo, desenhou um mapa da cidade explicando o meu erro. Foi quando perguntei: “e agora?”. Ele respondeu: “Agora eu vou te levar para casa”. Fiquei incrédulo.. e ele cumpriu a sua palavra, me deixando, de ônibus, na rua da minha casa.

Enfim, toda esta história serve para chegar no objetivo desse texto. Muitas vezes nos vemos em situações que parecem não ter saída e, com o tempo, observamos que tudo se ajeita. Basta ter paciência e coragem.

Muitas experiências vivi e ainda viverei por esse mundão. Mas o que mais me orgulho é de olhar pra trás e pensar: eu posso; eu consigo!

Encarei uma viagem para os Estados Unidos sozinho. Conheci muita gente bacana, inclusive um Juiz de Direito que mora em Washington D.C., com seus sessenta anos de idade – e viúvo – hospedado no mesmo hostel que eu, partindo de lá com destino ao Brasil e Argentina em um navio de cruzeiro.

Recebi carona de uma família em Orlando após conhecer a matriarca (dentro do ônibus) que estava indo visitar seus filhos na cidade. Arrumei uma companhia para conhecer os parques da Disney e da Universal. Eu, que adoro falar, comecei a conversar com uma garota húngara que também estava indo para o parque sozinha - seus amigos preferiram as compras. Fizemos companhia um ao outro. E assim passamos o dia – sem precisar de selfies!

Tiago Imperatori adicionou foto de  Foto 3

Voltei para casa muito realizado e mais confiante. Pela primeira vez viajei sozinho e me virei bem no inglês. Foi então que percebi que a gente não deve deixar nossos sonhos e nossas vontades nas mãos de outras pessoas, esperando que o “tempo certo” chegue para realizá-los.

Tiago Imperatori adicionou foto de  Foto 4

Viajar sozinho proporciona autoconhecimento. O mundo é muito maior do que tudo o que vivemos em nossa casa ou cidade. Fazer amigos pelo caminho é uma dádiva. O gosto da liberdade nos transforma em pessoas corajosas e confiantes, sem medos. Pois a vida é muito curta para deixar oportunidades e momentos virarem apenas possibilidades.

Viajar sozinho muda qualquer pessoa. Ser capaz de explorar o mundo, viajar para encontrar amigos na Europa, participar de casamentos na Austrália e no Canadá, reencontrar ou se redescobrir a cada esquina não tem preço.

Tiago Imperatori adicionou foto de  Foto 5

O que deixamos pelo nosso caminho não é nada material. São atos, gestos, lembranças. E sentir que você faz diferença na vida de seus amigos que estão espalhados ao redor do mundo é impagável.

Viajar é, como todo viajante sabe, “o melhor investimento” e “eu não viajo para escapar da vida, mas para que a vida não escape de mim”.

Autor: Tiago Imperatori, brasileiro, gaúcho, Advogado, viajante e amante do mundo. “Wanderlust” o define. Siga: @imperatoriwanderlust E-mail: [email protected]

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lina Ramos

Lina Ramos comentou 8 anos atrás

Esses depoimentos me emocionam. Quanto ao meu inglês... fui descobrir em Londres que sou um fiasco total. Rendaram micos intermináveis... mas nem por isso, desistirei. Continuarei a viajar. Ainda não tive a oportunidade de viajar sozinha, mas não deixei de viajar por conta de companhia. Sou meio Chapolim Colorado: "Sigam-me os bons" e daí sempre tem alguém viajar. Faço isso também, desde minha solteirisse e nos altos dos meus 50 anos, carrego dentro de mim esse tesouro. Compartilho algumas das minha aventuras no meu site www.linolica.com.br e outras no meu blog maemochileira.blogspot.com. E... realmente me emocionou sua postagem, pois quem impõe limites na gente é a gente mesmo.

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori comentou 8 anos atrás

Lina, lindo comentário o seu. Obrigado pelo carinho e que bom saber que a nossa loucura é tão saudável e faz a vida ser cada vez mais gostosa! Super beijo!

Rafaella Souza

Rafaella Souza comentou 8 anos atrás

Adoro viajar, me aventurar, ver e conhecer pessoas e culturas diferente,. Mas nunca viajei sozinha.Um dia me despertou o desejo de viajar sozinha, mas até hoje não concretizei, por varios motivos, medo, idioma, destino, solidão, mulher viajando sozinha etc. Mas tenho procurado ver varios depoimentos como o seu e cada vez mais me sinto instigada a realizar este desejo...rsrs. E Agradeço a todos por me mostrarem, através de seus depoimentos, que o mundo esta ai para me receber.

Katia Cavalcante

Katia Cavalcante comentou 8 anos atrás

adoreiiiiii Tiago

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 8 anos atrás

lindo texto. emocionante. resume bem a alma dos viajantes.

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori comentou 8 anos atrás

Obrigado a todos pelos comentários! Adoro ler cada um deles. Rafaella, viajar é um dos melhores prazeres da Vida. É onde a gente realmente se encontra e encontra Vida em cada momento. Enquanto você não se permitir não saberás os reais benefícios que as viagens proporcionam. Vá! Abraços!

Daiane Ferri

Daiane Ferri comentou 8 anos atrás

Adorei o texto!!!! Linda a sua história e parabéns por compartilhá-la conosco!!!

Martha Sousa

Martha Sousa comentou 8 anos atrás

Tiago, Parabéns. O texto é lindo e motivador!!! É bom demais por o pé na estrada e ter contato com tantas coisas diferentes da nossa rotina......Você é uma grande inspiração!!!! bjs.

Larissa Silva dos Reis

Larissa Silva dos Reis comentou 8 anos atrás

SEUS TEXTOS SÃO SENSACIONAIS, PARABÉNS!

Aldo Cruz

Aldo Cruz comentou 7 anos atrás

Delícia de Texto Tiago. Também penso bem assim, e não entendi direito aquela coisa do Juiz de Direito de 60 anos. Tenho 62 e já fiquei em muito hostel bacana nessa vida ha ha ha ha !!!! Abraço

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori comentou 7 anos atrás

Que bacana saber que consigo levar um pouco das minhas histórias a pessoas de diversos lugares e tb inspirar de alguma forma. Aldo, fico feliz e quero ser sempre assim! hehe Abraços!

Danielle Padilha

Danielle Padilha comentou 7 anos atrás

Lindo texto, amei!!!!! Vc ainda advoga Tiago? Como concilia? Sou formada em direito e concursada, mas vivo adiando meus sonhos pra quando passar para um concurso melhor. Queria tua coragem. Estou me planejando pra im intercâmbio na Austrália pro ano que vem. Espero que dê certo. Sucesso :)

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori comentou 7 anos atrás

Olá, Daniele! Obrigado pelo carinho! E sim, ainda advogo e tento conciliar ao máximo meu tempo com as viagens.. Gostaria de fazer mais, mas às vezes preciso me segurar.. hehe O importante é o seguinte: tendo a oportunidade se joga e viva, pois essa é a melhor escolha. Abraços!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.