Quando ir para a Orlando?


  Orlando  2764 visualizações

Essa é uma das principais perguntas que eu recebo quando as pessoas estão começando a planejar a sua viagem. A época do ano influencia bastante na programação de viagem, já que em épocas muito lotadas, pode ser necessário 2 dias para visitar o Magic Kingdom se você estiver com crianças muito pequenas, por exemplo.

Para quem tem flexibilidade total de datas, a minha recomendação seria viajar na última semana de setembro e primeira semana de outubro ou na última semana de abril e primeira semana de maio.

Porém, nem sempre podemos escolher a data que queremos viajar, já que muita gente depende da escola dos filhos, do período de férias do trabalho, etc. Por isso, nesse post eu fiz uma análise mês a mês, onde eu explico as particularidades de cada mês, eventos especiais que podem afetar a sua visita, e qual a melhor época para viajar naquele mês.

Espero que este post te ajude a planejar sua tão sonhada viagem à Disney!

Janeiro

É inverno nos Estados Unidos, com temperaturas que variam entre 10 e 20 graus. Normalmente, faz frio pela manhã, a tarde já é mais quente e esfria novamente depois que o sol se põe, então é bom ir preparado.

Com relação à lotação, é bom evitar a primeira semana, que ainda é movimentada pelas famílias que foram passar o ano novo na por lá. A partir da 2ª semana, o movimento diminui e as filas são bem razoáveis.

Esta é uma época que tem vários grupos de brasileiros visitando os parques e também vários funcionários brasileiros trabalhando na Disney, o que é um ponto positivo desta época do ano. O público vai diminuindo à medida que o mês vai chegando ao fim.

O feriado de Martin Luther King Jr., que acontece na 3ª segunda-feira de Janeiro faz com que os parques encham neste fim de semana. Caso você esteja em Orlando nesta época, tente programar dias de compras neste fim de semana e evite ir aos parques.

Melhor época para visitar em Janeiro: Quanto mais perto do fim de Janeiro você for, menos cheios estarão os parques, então a última semana é mais recomendada. A partir do dia 21 os parques estão mais vazios e os preços de hotéis nesta época também são melhores. EVITE AO MÁXIMO a primeira semana de Janeiro.

Fevereiro

Ainda está frio, com média de temperaturas entre 11 e 22 graus.

O feriado do dia do Presidente, ou President’s Day, que acontece na 3ª segunda-feira de fevereiro, faz com que os parques encham nesta semana e na semana seguinte. Caso você esteja em Orlando nesta época, tente programar dias de compras no fim de semana do feriado e evite ir aos parques.

Melhor época para visitar em fevereiro: As duas primeiras semanas de Fevereiro são as mais indicadas – mais vazias e os hotéis mais baratos. Dia 14 de fevereiro é o dia dos namorados nos Estados Unidos. Isso não afeta a lotação dos parques, mas pode ser difícil conseguir reservas de restaurante para essa época se as reservas não forem feitas com muita antecedência.

Março

As duas primeiras semanas de março são tranquilas, ainda com temperaturas baixas, mas com pouco público nos parques. Nas duas últimas semanas os parques começam a encher bastante, devido ao Spring Break (leia mais abaixo). A semana de Páscoa é uma das mais lotadas do ano, e deve ser evitada se possível.

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 1

O Spring Break é um período de 1 semana de férias que os alunos de todas as escolas e faculdades dos Estados Unidos têm. A data exata do Spring Break é definida por cada escola, geralmente começando na 2ª semana de março. Porém, a maioria das escolas e faculdades concentram seus períodos de Spring Break nas duas últimas semanas de Março e nas duas primeiras semanas de Abril.

O Spring Break é uma das épocas mais lotadas do ano, se possível, evite viajar nesta época. A semana da Páscoa então, deve ser evitada ao máximo! (Não só pela lotação dos parques, mas os preços dos hotéis aumentam bastante nesta semana) É a 2ª semana mais lotada do ano, perdendo apenas para a semana entre o Natal e o Ano Novo.

Melhor época para visitar em Março: A 1ª semana de março é a mais indicada, já que é menos afetada pelo Spring Break.

Abril

As duas primeiras semanas de abril devem ser evitadas, pois ainda é época de Spring Break e os parques ficam muito cheios. As duas últimas semanas são épocas excelentes para se visitar Orlando.

Melhor época para visitar em abril: Última semana do mês.

Maio

Maio é um ótimo mês para se visitar Orlando, já que os parques ainda não estão tão lotados como estarão no verão, mas as temperaturas já estão bem agradáveis – ideal para quem quer ir aos parques aquáticos.

A partir do feriado de Memorial Day, que acontece na última segunda-feira de maio os parques começam a encher, pois o verão vem chegando e as escolas começam a entrar de férias nos Estados Unidos.

IMPORTANTE: Existe um evento no parque Hollywood Studios que acontece todos os finais de semana a partir da 2ª quinzena de maio, chamado Star Wars Weekend. É voltado para os fãs de Star Wars e tem uma programação especial que incluí autógrafos de atores que participaram dos filmes. Nestes dias o Hollywood Studios fica completamente lotado! Então não ser que você seja absolutamente fanático por Star Wars, tente evitar estes finais de semana.

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 2

Evento Star Wars Weekend no Hollywood Studios

Melhor época para visitar em maio: Quanto mais cedo em maio você puder viajar, melhor, e de preferência entre os dias 1 e 15. Assim, você ainda pega o Flower and Garden Festival do Epcot e não precisa se preocupar com o Star Wars Weekend no Hollywood Studios.

Junho

Junho já é verão e as temperaturas já chegam na casa dos 33 graus, com mínimas de 22 graus. A umidade também aumenta e com isso, as chances de chuva.

Os parques começam a encher, pois já é período de férias nos Estados Unidos e na Europa. No final de junho, os grupos de brasileiros começam a chegar e a lotar mais ainda os parques. O evento Star Wars Weekend continua nos finais de semana no Hollywood Studios até a metade do mês.

Melhor época para visitar em junho: De 1º a 8 de junho seria a melhor época, os parques estarão menos cheios do que o restante do mês, as temperaturas estão mais agradáveis e tem menos chances de chuva.

Julho

Julho é o ápice do verão americano e as temperaturas são muito altas, variando de 23 a 35 graus, porém com sensações térmicas que podem passar dos 40 graus. Além disso, chove quase todos os dias de julho, mas normalmente são chuvas rápidas.

Julho é um dos meses mais lotados do ano, já que o mundo inteiro está de férias. Os grupos de brasileiros e argentinos tomam conta dos parques! Além disso, dia 4 de julho é o dia da Independência dos Estados Unidos. Por isso, a primeira semana de Julho é ainda mais lotada do que as outras – evite ao máximo estar no Magic Kingdom no dia 4 de Julho.

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 3

Grupos de brasileiros na Disney

Melhor época para visitar em julho: O ideal seria NÃO visitar os parques em julho, mas se você não tiver outra alternativa, prefira a última semana. Quanto mais pro final do mês, melhor.

Agosto

Agosto continua sendo um dos meses mais quentes e úmidos do ano, assim como julho. A partir da 3ª semana começa a temporada de Furacões na Flórida. Apesar de nenhum furacão ter impactado a região de Orlando diretamente desde 2004, nessa época podem ter alguns dias com chuvas fortes, principalmente na parte da tarde.

Não é tão lotado quanto julho, pois os grupos de brasileiros e argentinos já foram embora, mas os parques continuam bem cheios, pois os norte-americanos e europeus continuam de férias.

Melhor época para visitar em agosto: A última semana do mês é a mais vazia desde o início de Maio. Se puder esperar até setembro, melhor.

Setembro

Setembro é um dos meses mais vazios do ano e as temperaturas estão um pouco mais agradáveis do que os meses de julho e agosto. Ainda é úmido e a temporada de Furacões continua, por isso as chances de chuva são grandes.

A segunda e a terceira semana de Setembro são as mais vazias do ano inteiro. O fim de semana que antecedea  primeira segunda-feira de setembro vai estar mais cheio por causa do feriado de Labor Day. Mesmo assim, vai ter muito menos gente do que nos outros feriados e nos meses de verão americano.

IMPORTANTE: Na primeira sexta-feira e no primeiro sábado de Setembro acontece um evento no Magic Kingdom chamado Nights of Joy. Nestes dias, o parque fecha às 19h00 para o público em geral e após este horário, só pode ficar no parque quem comprou um ingresso específico para o evento. Este é um evento especial em que artistas cristãos americanos fazem shows no Magic Kingdom e algumas atrações ficam abertas.

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 4

Evento Night of Jow no Magic Kingdom

O parque fica bem cheio, com vários grupos de diversas igrejas espalhadas pelos Estados Unidos, que vêm a Orlando especialmente para este evento. EVITE O MAGIC KINGDOM NESTES DIAS!!! Primeiro porque você vai perder as programações noturnas do parque (Desfile e Fogos de Artificio) e segundo porque o parque vai ficar muito cheio a partir das 16h00.

Outro detalhe importante: A partir de setembro, começam as comemorações de Halloween no parque Magic Kingdom. Isso significa que em alguns dias pré-definidos pela Disney, o parque fecha as 19h00 para o público em geral e a partir deste horário só pode permanecer no parque quem tem um ingresso específico para a festa de Halloween. Se você não pretende ir à festa de Halloween, evite o Magic Kingdom nestes dias (verifique as datas em que haverá a festa de Halloween no site oficial da Disney)

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 5

Festa de Halloween no Magic Kingdom

Saiba mais sobre a festa de Halloween neste post: Festa de Halloween da Disney

Melhor época para visitar em setembro: Evite a primeira semana, para não pegar o Labor Day e as Nights of Joy. As últimas 3 semanas do mês são ótimas, mas eu prefiro a última semana.

Outubro

Outubro tem temperaturas bem agradáveis. O calor não é mais tão forte como nos meses de julho e agosto e o frio ainda não chegou. Também fica menos úmido e tem menos chuvas do que nos meses anteriores.

O feriado de Columbus Day, que acontece na 2ª segunda-feira de outubro faz com que os parques encham nesta semana. Caso você esteja em Orlando nesta época, tente programar dias de compras no fim de semana do feriado e evite ir aos parques.

A festa de Halloween do Magic Kingdom continua em algumas datas de outubro, então aqui vale a mesma regra de setembro: se você não pretende ir à festa de Halloween, evite o Magic Kingdom nestes dias (verifique as datas em que haverá a festa de Halloween no site oficial da Disney).

IMPORTANTE: O dia 31 de Outubro, por ser o “dia das bruxas”, é o dia que o Magic Kingdom fica lotado – tanto durante o dia quanto na festa de Halloween. Indo ou não na festa, evite o MK neste dia!

Outro evento que acontece em outubro, que na verdade se inicia no final de setembro, é o Food And Wine Festival no Epcot. Esse evento é muito interessante por que o parque fica cheio de quiosques de vários países do mundo (inclusive o Brasil) com comidas e bebidas típicas destes lugares. E a melhor parte é que o Food And Wine Festival está incluso no preço do ingresso do parque, ou seja, não é preciso pagar nada a mais. Mais um motivo para visitar a Disney em outubro.

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 6

Food and Wine Festival no Epcot

Melhor época para visitar em outubro: A primeira e a última semana, desde que você evite ir ao Magic Kingdom no dia 31 de Outubro. 

Novembro

Novembro já começa a esfriar um pouco, com temperaturas que dificilmente passam dos 26 graus. O tempo também fica bem mais seco e quase não chove.

As três primeiras semanas de novembro são relativamente vazias, apesar do feriado de Veteran’s Day, em 11 de novembro. Na última quinta-feira do mês comemora-se o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, e os parques ficam lotados nessa semana.

Se você estiver em Orlando nesta época do ano, deixe para ir aos parques na primeira semana de dezembro e aproveite para fazer compras na sexta-feira seguinte ao dia de Thanksgiving – é a chamada Black Friday – em que todas as lojas dos Estados Unidos fazem super promoções de quase todos os seus produtos! É de enlouquecer!

IMPORTANTE: Assim como acontece com o Halloween, a partir de novembro, começam as comemorações de Natal no parque Magic Kingdom, com uma festa especial em alguns dias de Novembro. Isso significa que em alguns dias pré-definidos pela Disney, o parque fecha as 19h00 para o público em geral e a partir deste horário só pode permanecer no parque quem tem um ingresso específico para a festa de Natal. Se você não pretende ir à festa de Natal, evite o Magic Kingdom nestes dias (verifique as datas em que haverá a festa de Natal no site oficial da Disney)

Melhor época para visitar em novembro: A primeira semana é a minha preferida, já que você ainda consegue pegar o Food And Wine Festival. 

Dezembro

Em dezembro a Disney já entra no espírito natalino, e todos os parques ficam decorados para o Natal. É lindo!! Já é inverno, e apesar de fazer bastante frio na parte da manhã e à noite, as tardes podem ser quentes.

No início do mês os parques ainda não estão tão cheios. Porém, a partir da 2ª quinzena, os parques começam a encher bastante, até chegar na semana mais lotada do ano: a semana entre o Natal e o Ano Novo. Multidões e mais multidões passam as festas de fim de ano na Disney.

Por mais que as programações especiais do dia do Natal e da Virada de Ano sejam muito bonitas, eu não recomendo viajar pra lá nesta época se essa for a sua 1ª viagem à Disney. Os parques ficam tão lotados que as filas podem chegar a até 5 horas de espera! Mas se você estiver lá nesta época, evite o Magic Kingdom nos dias 25 e 31 de Dezembro.

Ana Novais (Disney Guia) adicionou foto de Orlando Foto 7

Decoração de Natal no Magic Kingdom

A festa de Natal do Magic Kingdom continua em algumas datas de dezembro, então aqui vale a mesma regra de novembro: se você não pretende ir à festa de Natal, evite o Magic Kingdom nestes dias (verifique as datas em que haverá a festa de Natal no site oficial da Disney).

Melhor época para visitar em dezembro: As duas primeiras semanas são as ideais, pois você já pode ver todas as decorações natalinas e os parques ainda não estão tão cheios, já que as multidões que vão passar o fim de ano na Disney só começam a chegar na 2ª quinzena.

E aí, já decidiu em que mês vai viajar? 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

David Andrade

David Andrade comentou 7 anos atrás

Que demais!!! Parabéns pelo texto :)

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Uauuu!! Adorei as dicas!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Orlando,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.