Quais São os Melhores Equipamentos de Fotografia Para Viagens?


  América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, Australásia, África  4143 visualizações

Esta é uma pergunta que todos os fotógrafos já se fizeram em um momento ou outro da vida. As respostas podem variar de acordo com as suas necessidades e preferências, mas é possível otimizar suas escolhas pensando um pouco sobre algumas questões. Será que você está disposto a carregar mais peso durante a viagem para ter uma foto melhor? Quais são os principais objetivos (fotográficos) da sua viagem? Neste artigo, darei algumas dicas sobre como escolher os melhores equipamentos de fotografia para viagens, além de compartilhar minhas escolhas e opções pessoais.

Fabricio Koehler adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,Australásia,África Foto 1

Câmera


A câmera ideal para viagens deve ser, em primeiro lugar, prática. Carregar uma câmera enorme e pesada (como uma formato médio) durante as suas férias pode se tornar cansativo rapidamente. Em muitos casos, uma DSLR de entrada, uma bridge ou até uma câmera de ação mais atual pode realizar muito bem o trabalho de registrar momentos. É claro que muitos fotógrafos não abrem mão da qualidade de imagem. É preciso colocar na balança e decidir se você prefere ter um equipamento mais sofisticado e perder um pouco de mobilidade e praticidade.
Minha escolha pessoal é a Canon T5i. Admito que ela não é tão leve e compacta quanto eu gostaria, mas também está longe de figurar entre as câmeras mais pesadas (pode ser carregada na mochila sem problemas). Escolhi esta como minha câmera de viagens por dois motivos: possui um sistema ótimo de autofoco (importante para não perder momentos) e o investimento nesse modelo não é tão alto (levando em consideração somente o corpo da câmera). Uma funcionalidade que faz falta (e é um grande contra), sem dúvida nenhuma é o wi-fi integrado (como na linha T6), o que me permitiria transferir fotos para o celular na primeira parada. Isso também significa ser capaz de enviar ou postar uma foto quase instantaneamente, além de transformar o celular num backup extra.

Fabricio Koehler adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,Australásia,África Foto 2

Lentes


Não é nada prático (ou seguro) levar consigo várias lentes a todo momento quando se viaja. Por isso, frequentemente temos que escolher apenas uma ou duas lentes para se ter sempre à mão. A pergunta é: como decidir? Para responder isso, você deve pensar na natureza da sua viagem. O que você pretende fotografar? Se a resposta for paisagens e monumentos, talvez seja interessante levar uma grande angular. Caso vá fazer um safari, ou presenciar algum evento esportivo, não esqueça a teleobjetiva. É claro que é impossível prever todas as situações que vão ocorrer na sua viagem, mas ter algum planejamento ajudará a tomar essa decisão. Uma boa dica é pesquisar com antecedência algumas imagens do seu destino nas redes sociais, como o Instagram e o Flickr, assim, você poderá ter uma ideia melhor do que irá fotografar.


A lente 50mm é um verdadeiro curinga que ocupa pouco espaço na mala

Outra boa ideia é levar lentes que sejam razoavelmente versáteis. Pessoalmente, minha lente preferida para viagens é a EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM (Canon). Com ela, consigo ângulos mais abertos (18mm), mas também tenho um zoom considerável para fotografias mais fechadas. Além desta, tenho o hábito de carregar sempre comigo a 50mm f/1.8, por ser uma lente pequena, veloz e relativamente barata. Geralmente opto por usar a 50mm em situações de menos luz, como fotos noturnas ou internas.

Fabricio Koehler adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,Australásia,África Foto 3

Tripé – Levar ou Não?


Há quem diga que carregar o tripé durante as férias é uma bobagem, mas há algumas questões que devem ser consideradas. Você pretende tirar muitas fotos à noite ou em locais fechados? Você vai precisar tirar fotos de longa exposição, como cachoeiras, estrelas ou fogos de artifício? Você vai fotografar com teleobjetivas muito longas, difíceis de segurar? Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for sim, então é melhor considerar um tripé.

Felizmente, nem todos eles são enormes e desajeitados. Alguns podem ser dobrados e carregados facilmente dentro de uma mochila. Se a sua necessidade for somente estabilizar a câmera, talvez um tripé leve ou até um monopé possam dar conta do recado. Entretanto, se você precisa apoiar lentes pesadas e caras, não tem como escapar de um tripé mais robusto. A última coisa que você deseja numa viagem é ver seu equipamento caindo no chão por causa de um vento mais forte.

Fabricio Koehler adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,Australásia,África Foto 4

Outros equipamentos de fotografia para viagens


Além dos itens citados acima, alguns acessórios são sempre interessantes de se ter à mão:


- Mochila ou bolsa: Além de comportar seus equipamentos, deve ser impermeável, resistente e, é claro, leve.

- Bateria extra: Não existe nada mais frustrante do que perder fotos ou ter que voltar ao hotel só porque a sua bateria descarregou.

- Vários cartões de memória: Pelo mesmo motivo.

- Laptop (se possível): Para fazer backup das imagens, ou até algumas edições rápidas.

- Filtros: Sempre bem-vindos, já que podem expandir as suas opções criativas sem adicionar peso extra.

Fabricio Koehler adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,Australásia,África Foto 5

FOTOS: PIXABAY


E para você? Quais são os melhores equipamentos de fotografia para viagens? Deixe sua resposta nos comentários!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Muitíssimo útil seu texto! Obrigada ;)

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Fabrício parabéns pelo texto! Muito bom!!

Purpurine Lira

Purpurine Lira comentou 7 anos atrás

Muito bom e cheio de dicas! Parabéns!

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

muito bom...vou levar essas dicas pra minha proxima viagem...

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti comentou 7 anos atrás

Tu é fera meu brother! Ótimo texto..

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Fabricio!!! Voce é o cara que conhece e sabe as dicas de ajudar as fotos numa trip. Parabens pelo Texto, dicas. Cada vez mais parceiro!

Cristiana Borges

Cristiana Borges comentou 7 anos atrás

Que incrível Fabrício, gostei muito

Martha Sousa

Martha Sousa comentou 7 anos atrás

Muito bom Fabricio...texto bem elucidativo.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, Australásia, África,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.