O que fazer em Ubatuba (SP)


  Ubatuba  4716 visualizações

Ubatuba é a principal referência da parte mais ao norte do litoral do estado de São Paulo. A cidade tem cerca de 90 mil habitantes e mais de 60 praias ao longo de seus 90 km de orla. É difícil o viajante não se encantar com alguma paisagem por lá. Ainda na estrada, o trecho da Rio-Santos de Ubatuba é um dos que oferecem o visual mais bonito. Se possível, dedique muitos dias e volte muitas vezes, pois existe muito o que fazer em Ubatuba - podemos falar mais em um próximo texto, impossível abranger tudo em apenas um.

E o Dubbi te ajuda a programar a viagem com algumas das melhores dicas de Ubatuba.

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 1Divulgação Shutterstock

Praias para surfar
O que fazer em Ubatuba? Surfar! Para os amantes do esporte ou para quem estiver começando, Ubatuba oferece ótimas praias para a prática. Nossos viajantes experts contam quais são as melhores. Igor Teixeira, de Florianópolis, costuma frequentar a Praia do Félix (também chamada de Praia do Lúcio). “São ondas para pessoas com mais prática. No canto esquerdo, por exemplo, tem umas quebras daora e tubulares, só indico para quem manja”, afirma. O viajante também recomenda a Praia de Itamambuca. “Possui um canal que joga o surfista para além da arrebentação. Ela é famosa por ter várias competições de surfe. Vale uma visita”, conta.

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 2

Já a Praia Vermelho do Norte é a indicação do viajante Dennis Carlotti, de São Paulo. Trata-se de uma praia boa para o surfe e um pouco perigosa para o banho, com ondas fortes que quebram próximas à orla. É de uma beleza ímpar, rodeada de mata atlântica. A viajante Sah Santos, de Mogi das Cruzes, aconselha os surfistas a evitarem alta temporada e feriados. “Além do trânsito para chegar nas praias, há muitos banhistas”, diz.  

Trilha das sete praias
Essa é A dica do que fazer em Ubatuba, e ela vem do sempre presente Dennis Carlotti. “É super tranquila, bem sinalizada, vale muito a pena. Não é tão exigente, dá para fazer por conta própria. Reserve um dia todo para ela: comece bem cedinho para curtir tudo que você conseguir de melhor pelo caminho”, conta.

São dez quilômetros de trilha, começando na Lagoinha e terminando na Fortaleza (o roteiro completo é Lagoinha/Praia do Oeste/Praia do Peres/Praia do Bonete/Praia Deserta/Praia do Cedro/Praia da Fortaleza.

O viajante mais precavido pode optar fechar com agências, que disponibilizam guias. Dennis indica duas: a Pisa Trekking ou a Gatas Tur, que oferecem pacotes com traslados saindo de São Paulo, lanches durante o dia, além dos já mencionados guias, dentre outras comodidades.

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 3

Se estiver com amigos e em mais de um carro, Dennis dá um conselho precioso. “É interessante ir com dois carros, para deixar um na Praia Fortaleza, onde termina o percurso, e seguir, com o outro, até a praia da Lagoinha”, conta. Quem não tiver dois automóveis, no entanto, não precisa se preocupar. “Existem embarcações para fazer a volta, em torno de R$ 100, ou dá para negociar com algum nativo um valor fixo (sai bem mais em conta, principalmente se conseguir pechinchar)", afirma.

Uma ótima dica do que fazer em Ubatuba, não? Não se esqueça de levar uma mochila com água, lanches rápidos, protetor solar, além de máscara de snorkeling, porque em algumas praias é possível ver tudo que tem por debaixo d água.

Praias para curtir um quiosque
Para o viajante Gustavo Toshio, de São Paulo, a melhor praia do gênero “sentar e relaxar” é a Praia do Lázaro. São vários motivos: “É calma, conta com boa infraestrutura e não é muito cheia. Aproveite para alugar um Stand up Paddle, que vale a pena. Também é legal para andar, pois a areia é plana e fina”, diz. O viajante que for andando até a ponta sul chegará na Praia Domingas Dias, também bastante tranquila. Na outra ponta, ao norte, tem a praia da Sununga, que abriga a famosa Gruta que Chora, fenômeno geológico que faz parecer que a gruta está chorando - o local é carregado de lendas e mistérios. A praia possui quiosques à beira-mar ideais para relaxar.

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 4Divulgação Shutterstock

Praias para curtir o sossego
Quem busca no descanso o que fazer em Ubatuba não irá se decepcionar. Uma das mais legais para isso é a trilha que sai da ponta norte da Praia Lagoinha e dá acesso à Praia do Bonete, na opinião de Gustavo Toshio. “Povoada por pescadores caiçaras, ela é bem tranquila, tem sombra para descansar e é completamente cercada por natureza. Ideal para quem quer se isolar um pouco da civilização”, conta.

Outra praia imperdível é a da Almada. “De uma beleza estonteante, suas águas são uma verdadeira piscina de água salgada excelente”, define a viajante Camila Lorenci, de São Caetano do Sul. Fique atento ao acesso na estrada, pois é bem pequeno. Depois de uma estrada de cerca de 3 km, o viajante encontra bares, restaurantes e estacionamento. E não para por aí. Siga até a Praia do Engenho, ao lado, para então pegar a trilha que dá até outro lugar encantador: a Praia Brava da Almada, que atravessa um morro. O cenário é deslumbrante.

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 5

O que fazer em Ubatuba à noite
A região mais movimentada à noite é o trecho onde fica o Aquário de Ubatuba. Largue o carro e faça uma caminhada descompromissada para ver o comércio, bares, sorveterias e restaurantes da região. Ali perto tem um bar com música ao vivo chamado Blues on the Rocks, um dos mais agitados de todo o litoral norte. A agenda é cheia às sextas e aos sábados, e o último cliente não vai embora antes das 4h. A 180º é outra balada tradicional em Ubatuba (acaba de completar 20 anos), localizada na prainha do Matarazzo, entre o centro e a Praia do Perequê-açu. Para as principais festas de fim de ano e feriados, compre ingresso antecipadamente pelo site.  

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 6

Bate-volta
Nós sempre gostamos de colocar pelo menos uma opção de bate-volta para os destinos que escrevemos. Há muito o que fazer em Ubatuba, mas, caso sobre um tempo na agenda, dê uma passeada em Paraty (RJ), cidade colonial a apenas uma hora de carro pela BR-101. O centro histórico, com igrejas, casas e ruas dos séculos passados, ganhou nos últimos anos restaurantes, bares, sorveterias, que dão uma cara hype-histórica à cidade. O passeio de barco pela baía de Paraty é ótimo para apreciar belas paisagens e descansar no estofado e na sombra da embarcação.   

DUBBI  adicionou foto de Ubatuba Foto 7

Ao viajante que estiver sem o veículo próprio, o bate-volta não é um problema. Ônibus municipais saem de Ubatuba e Paraty até a divisa entre São Paulo e Rio, de onde dá para pegar o que leva até a outra cidade.

Tem mais dicas do que fazer em Paraty? Deixe nos comentários e inspire viajantes. 

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Larissa Nardini

Larissa Nardini comentou 7 anos atrás

Queridos, vou sempre pra Ubatuba e estão faltando vários lugares nessa lista!! A praia mais bonita de todas, de longe, é a Puruba!! Não tem infra nenhuma, e tem que atravessar um mini riozonho pra chegar, o lugar é surreal de lindo e quase deserto! Tem ainda a famosa Ilha das Couves, com águas cristalinas e que dá pra fazer snorkel. Dá pra contratar barquinho saindo da praia de Picinguaba ou fechar passeio com agência. Uma das minhas preferidas que também não foi citada é o Prumirim. Praia belíssima, com o melhor melhor quiosque de praia de Ubatuba (e não o Lázaro...), e tem também uma ilha e cachoeira, passeio para um dia inteiro! Pra surfar tem ainda a Vermelhinha do Centro e a Praia Grande. Em relação ao Félix, faltou uma dica bem legal: de lá tem uma trilhazinha até a Praia das Conchas, SUPER recomendo, a praia é bem pequenininha, mas todo o visual lá de cima é lindo. À noite, a 180 está fechada e se não me engano vai reabrir só em outubro. Já o Blues se ainda não fechou, está para fechar também, movimento zero. O melhor lugar para curtir à noite lá com certeza é o Jardim Cultural, no Itaguá, e para fazer o esquenta o Bar Xavantes, no mesmo quarteirão. Bom, acho que é isso! Tenho uma ótima dica de hospedagem também, se alguém se interessar.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ubatuba,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.