O que fazer em Santiago do Chile


  Santiago  3727 visualizações

Capital do Chile, Santiago está localizada em um vale em meio às montanhas nevadas da famosa Cordilheira dos Andes, por isso já impressiona antes mesmo de se pisar em terra firme. No entanto, uma vez fora do avião, o encantamento não só se mantém, como ainda tende a aumentar. Com atrações como edifícios históricos, museus, parques e mirantes, fica até difícil escolher o que fazer em Santiago do Chile, como também é conhecida.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 1

Se você gosta de caminhar,  já sabe o que fazer em Santiago do Chile. A cidade é um convite aos roteiros a pé, com suas ruas bonitas, limpas e organizadas. Alguns dos principais cartões postais localizam-se bem próximos uns aos outros, e fica a seu gosto escolher por onde começar. Uma sugestão é combinar as visitas ao Paseo Ahumada, Plaza de Armas, Museo Histórico Nacional, Museu de Arte Precolombino e Mercado Central.

LEIA MAIS: Santiago do Chile, o turismo na capital

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 2

Principal rua comercial do centro da cidade, o Paseo Ahumada é um passeio certo para quem procura o que fazer em Santiago do Chile. Durante toda a semana, é um bom destino para quem quer fazer compras. Nos finais de semana, os turistas e famílias dividem espaço com artistas de rua que aproveitam o movimento para expor seu trabalho, deixando a via mais colorida e divertida. O Paseo Ahumada encontra a Plaza de Armas.

Um dos pontos mais visitados, na Plaza de Armas sobram opções do que fazer em Santiago do Chile, afinal é lá que estão o Correo Central, a Prefeitura e a Catedral Metropolitana. O Correo Central, construído em 1882, abriga o Museo Postal y Telegráfico, dedicado à história postal chilena, um verdadeiro paraíso para os amantes da filatelia. Já a Catedral Metropolitana é um deleite para os amantes da história, arquitetura e da arte sacra. Sua primeira construção, ainda em adobe, foi incendiada por índios da tribo Mapuche, e depois dela outras duas foram derrubadas por terremotos em 1647 e 1730. A fachada atual é obra do arquiteto Joaquín Toesca, foi construída em 1789 e teve a adição de duas torres em 1800.

LEIA MAIS: Como comprar passagens aéreas para Santiago do Chile

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 3

Com música folclórica ambiente e mais de 1600 peças de acervo dispostas em 18 salas em ordem cronológica, visitar o Museo Histórico Nacional é um prato cheio para quem busca o que fazer em Santiago do Chile. Trata-se de um verdadeiro passeio pela história de Santiago e do Chile. Perto da Plaza de Armas também está o Museu de Arte Precolombino, onde se pode visitar exposições sobre o período anterior à chegada dos europeus ao nosso continente.

LEIA MAIS: Onde ficar em Santiago do Chile

Também na área central da cidade, o Mercado Central é um passeio que quem deseja conhecer os lugares mais tradicionais de Santiago do Chile precisa visitar  Extremamente turístico, o Mercado Central pode ter os preços um pouco salgados (mas que Mercadão é barato?), mas vale a pena pela variedade de produtos, principalmente frutos do mar, que são vendidos por lá.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 4

Ponto central de Santiago, o Palacio de la Moneda é um palácio inaugurado em 1805, que inicialmente abrigou a Casa da Moeda do país e hoje sedia a presidência do Chile. Além da imponência do estilo neoclássico da construção, são atrações o jardim que rodeia o palácio e a cerimônia de troca da guarda que acontece diariamente. Também é possível fazer visitas guiadas no interior do prédio. 

LEIA MAIS: Restaurantes em Santiago do Chile

Informações importantes
Agora que você já sabe o que fazer em Santiago do Chile,  reunimos outras informações importantes.  Por estar no centro do país, Santiago é também um excelente ponto de partida para conhecer outros destinos chilenos, tanto no sul como no norte. Para quem quer explorar melhor os encantos do país, mas está em dúvida sobre o que fazer, ao partir de Santiago do Chile estará a poucas horas de viagem tanto de praias quanto das montanhas e estações de esqui. Conheça aqui dicas sobre o Valle Nevado.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 5

Com estações do ano bem marcadas, a capital chilena tem verões quentes e secos, com temperaturas que podem variar entre 16°C e 35°C, e invernos frios e mais chuvosos, quando os termômetros costumam marcar de 0°C a 13°C. A melhor época para visitar a cidade depente do que você quer fazer em Santiago do Chile. Para quem quer passear ao ar livre, a pedida é ir em março, quando o quente do verão já passou e as noites estão mais frescas, mas ainda agradáveis.

LEIA MAIS: Santiago do Chile, pontos de interesse que você precisa conhecer

Para quem procura opções de o que fazer em Santiago do Chile com crianças, a dica da viajante Camila Sayuri, de São Paulo, é ir em setembro, quando é possível conhecer melhor a cultura chilena. Nos dias 18 e 19 desse mês acontecem as chamadas “Fiestas Patrias”. Por serem feriados nacionais, os estabelecimentos comerciais fecham, mas a Santiago é tomada por festejos. “Em vários parques da cidade acontecem festas chamadas ‘fondas’ ou ‘ramadas’, que lembram uma festa junina enorme e bem animada - até a roupinha das crianças é parecida”, conta Camila. Para ela, a melhor festa é a do Parque Ines de Suarez.

Visitar parques, aliás, é uma boa opção em todas as épocas do ano para quem está em busca do que fazer em Santiago do Chile, principalmente com crianças. A viajante Silvia Reis, de Porto Alegre, indica os parques Bicentenario e Florestal. Já para Tiago Imperatori, de Lajeado, a pedida é o Kidzania, que ele descreve como “um parque para os pequenos interagirem no universo de uma cidade grande”.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 6

Dentro do parque Florestal, indicado por Silvia Reis, está o Museo Nacional de Bellas Artes, e visitá-lo é algo que quem vai a Santiago do Chile tem que fazer. Em um edifício neoclássico datado de 1910 que por si só já é uma atração, o Museo reúne esculturas e pinturas de artistas dos séculos XVI ao XX, além de uma ala em sua parte posterior dedicada à arte contemporânea.

LEIA MAIS: Santiago do Chile, guia de compras

Para quem quer ter uma vista privilegiada da cidade, a pedida é ir a um dos mirantes. Um bom jeito de escolher os melhores passeios em Santiago do Chile é fazer o que os moradores fazem, e neste caso, é ir aos cerros de Santa Lucia e San Cristóbal, ambos com muitas opções para caminhadas em meio à natureza e vistas panorâmicas. Fazem sucesso entre os chilenos e os turistas. Mais voltado aos turistas, o Restaurante Giratorio oferece a oportunidade de aproveitar o cenário da cidade em um ponto privilegiado com vista de 360 graus enquanto se saboreia uma refeição.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 7

Para quem busca o que fazer em Santiago do Chile à noite, há opções para os que gostam de agito e também para quem prefere apreciar a gastronomia. Para os baladeiros, a indicação é o bairro de Bellavista. Lá há bares descolados e lojinhas, principalmente no quarteirão chamado de Patio Bellavista. Las Condes e Vitacura são dois dos melhores bairros para encontrar boa cozinha aliada a bons vinhos.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 8

Para quem gosta da bebida, aliás, Santiago é um paraíso, pois o vinho produzido no país é famoso mundo afora por sua qualidade e costuma ter preço acessível por lá. Para os enólogos, profissionais ou amadores, a viagem não estará completa sem uma passada no Concha y Toro, bairro sede da vinícola de mesmo nome. Além das visitas guiadas por uma das principais vinícolas do país (com direito a degustação), a região também encanta pela arquitetura, e é considerada monumento histórico nacional desde 1989.

LEIA MAIS: Roteiro de viagem no Chile

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Na hora certa! Belas dicas!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.