O que fazer em Recife


  Recife, Pernambuco  3937 visualizações

Capital de Pernambuco e a mais antiga entre todas as capitais estaduais brasileiras, Recife tem motivos de sobra para qualquer turista se apaixonar por ela e tudo o que existe para fazer em Recife. Apesar de não ter as mesmas praias paradisíacas como outras do estado, por exemplo de Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, a cidade encanta qualquer um que gosta de grandes centros urbanos com diversas opções de cultura, lazer, muita história, gastronomia, arte e belíssimas paisagens. Mesmo assim, a capital pernambucana conseguiu manter suas tradições do período colonial, uma mistura de legados deixado pelas ocupações portuguesa e holandesa, tornando-a ainda mais charmosa e encantadora.

Para conseguir conhecer bem essa região sem correr o risco de perder atrações importantes, o Dubbi, site de viagens, montou o roteiro perfeito de três dias para que mesmo os turistas com pouco tempo na cidade possam aproveitar. Enfim, há muito o que fazer em Recife

 DUBBI  adicionou foto de Recife,Pernambuco Foto 1

Foto: shutterstock

O que fazer em Recife: 1º dia
Comece o dia em uma das melhores praias em Recife, a da Boa Viagem, que possui sete quilômetros de calçadão com uma excelente estrutura de quiosques e ciclovias para você aproveitar tranquilamente sua manhã passeando ou então mergulhando em seu mar de águas cristalinas para se refrescar (fique atento apenas para não ultrapassar a barreira de recifes, pois há risco de ataques de tubarões). Para garantir um dia bem relaxante, nós aconselhamos ficar por lá até o horário do almoço, e então parar para comer em algum dos bares da região, como o Quintal Estelita com uma deliciosa porção de fritas, para depois continuar com o resto das atividades.

Já no começo da tarde, para fazer a digestão, faça uma leve caminhada pelo Recife Antigo para conhecer a cultura local e os principais pontos de interesse de Recife. Pelas suas ruas de paralelepípedos e de pedras portuguesas, você irá encontrar diversas construções históricas, como o casario holandês e as galerias de arte da Rua do Bom Jesus; o Observatório Cultural Torre Malakoff, que fornece uma das vistas mais bonitas da cidade; o Teatro Apolo, um dos mais concorridos cinemas de Recife; a Capela Dourada, do outro lado da ponte, uma das mais belas igrejas; e, se você ainda estiver por lá ao final da tarde, não deixe de assistir ao pôr-do-sol na Praça do Marco Zero, à beira do rio Capibaribe.

 DUBBI  adicionou foto de Recife,Pernambuco Foto 2

Foto: shutterstock

O que fazer em Recife: 2º dia
Para o segundo dia, o plano é se distanciar um pouco do centro da cidade para conhecer os tesouros que guardam a história da região. Começando pelo Instituto Ricardo Brennand, umas das principais atrações de Recife, considerado um dos melhores museus do Brasil, com uma bela paisagem ao ar livre, árvores, cafeteria, edifícios em forma de castelo medieval e exposições permanentes e temporárias. Abriga ainda a Pinacoteca, que reúne documentos e peças do Brasil Império, uma oficina de cerâmica, uma exposição da maior coleção do pintor holandês Frans Post e uma coleção de armas, armaduras, tapetes e quadros. Por lá, você pode aproveitar também para comer no restaurante Castelus, dentro do instituto, que oferece até almoços executivos.

Já durante a tarde, o passeio passa a ser na Oficina Brennand, um espaço dedicado a cerâmica e pintura de um dos maiores artistas plásticos de Pernambuco, Francisco Brennand (que, aliás, é primo de Ricardo Brennand). Além de poder ver suas pinturas, painéis, azulejos e esculturas, você ainda encontrará praças, pátios, alamedas, galerias de arte e cafés, e poderá também fazer uma caminhada pelos jardins projetados por Burle Marx.

 DUBBI  adicionou foto de Recife,Pernambuco Foto 3

Foto: shutterstock

O que fazer em Recife: 3º dia
Para a manhã do último dia, nossa dica é caminhar pelo bairro de Santo Antônio, um dos mais antigos de Recife, para observar sua arquitetura e conhecer toda a cultura e as atrações que abriga, como a Casa da Cultura, antigo presídio e que agora reúne mais de cem lojas de artesanato e um anfiteatro. Ali por perto você também poderá encontrar o Pátio de São Pedro, importante reduto cultural da cidade que dá acesso a outros atrativos, como o Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga e uma das filiais do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. Ainda nessa região está o mais antigo restaurante em atividade do Brasil, o Leite, onde você pode parar para almoçar.

No final da tarde, você pode fazer o passeio de catamarã pelo rio Capibaribe, um tipo de city tour aquático que passa por algumas partes e atrações da cidade, cruzando os rios e pontes do centro antigo, enquanto os guias vão contando histórias e dando dicas sobre Recife. O passeio dura um pouco mais de uma hora, portanto, você terá a oportunidade de assistir ao pôr-do-sol de uma maneira diferente e incrível.

 DUBBI  adicionou foto de Recife,Pernambuco Foto 4

Foto: shutterstock

As melhores localizações para se hospedar em Recife são as praias da Boa Viagem e do Pina, pois é onde está concentrado o maior número de restaurantes, bares, lojas e, é claro, hotéis. Os demais destaque são o Best Western Hotel Manibu Recife, o Park Hotel, o Recife Monte, o Internacional Palace Hotel, o Golden Tulip Recife Palace e o Classic Golden Point.

LEIA MAIS: O que fazer em Olinda

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Ótimo texto! Mas, não consigo pensar em Recife sem lembrar de caranguejo. Por isso, só para complementar: o que fazer? Comer caranguejo!

Pedro Jesus

Pedro Jesus comentou 7 anos atrás

Recife realmente e linda, na praia de Boa Viagem valema pena passar na feirinha muitas curiosidades.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Recife, Pernambuco,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.