O que fazer em Porto Alegre


  Porto Alegre  2771 visualizações

A capital do Rio Grande do Sul não tem litoral, mas reserva um número incontável de boas surpresas para o viajante que a conhece, principalmente à beira do rio Guaíba. Metrópole mais austral do Brasil, há muito o que fazer em Porto Alegre. E o Dubbi faz o que ama: dar boas dicas aos nossos viajantes.

As belezas do Guaíba
A Usina do Gasômetro, ou apenas Gasômetro, é o ponto onde turistas e moradores se reúnem para curtir o melhor pôr do sol da cidade, à beira do rio Guaíba. Aos finais de semana, as ruas do entorno são fechadas para a prática de esportes e atrações culturais.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 1

Antes do sol dar adeus, o viajante Mateus Souza, de São Paulo, recomenda fortemente fazer o passeio de barco no Guaíba. “O trajeto, de aproximadamente uma hora de duração, é simplesmente fenomenal. Ele sai próximo à Usina do Gasômetro e vai à ponte Getúlio Vargas. É possível observar biguás, ave negra conhecida como corvo-marinho, e ilhas e moradores ribeirinhos à beira do Guaíba. A Usina do Gasômetro se perde no horizonte, e dá para avistar de longe a Arena do Grêmio. Da lista do que fazer em Porto Alegre, é a que mais me marcou, tanto que fiz nas duas vezes que fui para a cidade. E estou planejando voltar com minha namorada, e farei de novo”, conta. O passeio custa cerca de R$ 30.  

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 2

Futebol
Conhecer o Beira-Rio, estádio do Internacional, e a Arena do Grêmio é uma boa opção do que fazer em Porto Alegre. Os gaúchos são fanáticos como poucos por futebol (é provavelmente a maior rivalidade do Brasil), e os dois estádios estão novinhos em folha, ideal para um tour.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 3

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 4

Domingo de manhã
As opções para quem busca o que fazer em Porto Alegre não param nem em um domingo de manhã. O Brique da Redenção, ou o famoso Mercado de Pulgas, é a dica do viajante Fagner Carbonera, de Cachoeirinha. É uma feira de artesanato que existe desde 1978 e fica no próprio Parque da Redenção (mais conhecido como Parque Farroupilha), ideal para tomar um chimarrão, caminhar e ver as quinquilharias. O local ainda conta com parque de diversões, trenzinho, pedalinhos e o Café do Lago.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 5

Outros dois parques para conhecer - em um domingo de manhã ou qualquer outro dia da semana - são Parque Germânia e o Parque Moinhos (chamado de ‘Parcão’), ambos com muito o que fazer em Porto Alegre.

À tarde, uma boa opção é o city tour de Porto Alegre, ônibus turístico que passa pelos principais pontos de interesse da cidade, e funciona de terça a domingo, e feriados. Confira mais informações aqui

A rua mais bonita do mundo
Mais um item para a lista do que fazer em Porto Alegre: conhecer a rua Gonçalo de Carvalho, considerada nos guias gaúchos como “a rua mais bonita do mundo”. De fato, ela é bastante peculiar, completamente lotada de árvores de grande porte, que criam uma sombra mágica e um cenário idílico com folhas caídas por sua extensão. Localizada no bairro Independência, vale descer do carro e tirar boas fotos para colocar no Instagram.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 6

Onde comer em Porto Alegre
Todo bom roteiro em uma cidade envolve lugares bacanas para comer. E na lista do que fazer em Porto Alegre não seria diferente. Nada melhor para pegar dicas do que de um morador local. No caso, a nossa viajante Silvia Reis. Sua primeira sugestão é o Restaurante Gambrinus, muito tradicional em Porto Alegre, localizado no interior do Mercado Público de Porto Alegre.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 7

Em seguida, Silvia recomenda ir até o bairro Bom Fim e procurar pelo Ocidente. “Tem almoço indiano ao meio dia (PF), e à noite conta com shows e festas. É considerado patrimônio cultural da cidade”, diz. Por último, Silvia indica lugares para lanches. “O Cuca Haus é uma hamburgueria onde o lanche é servido no pão de cuca. Bife Hamburgueria também tem ótimos lanches”.

Já o viajante Caio Angarten, de Indaiatuba, também tem três lugares para recomendar. “À noite, o Pinguim, que é um restaurante bem variado, com o valor em conta e bem típico em Porto Alegre. Uma hamburgueria sensacional é a Pampa Burger, os lanches são todos temáticos, um melhor que o outro. Fugindo de restaurantes, tem uma confeitaria deliciosa, com doces muito bons, e um típico alfajor uruguaio. Chama Confeitaria Barcelona”, diz.  

E se não tiver um bom churrasco na lista do que fazer em Porto Alegre a lista é incompleta. “Sugiro que conheças o restaurante Grelhatus para apreciar um belo espeto corrido (churrasco servido nas mesas com carnes de ótima qualidade e muito saborosas)”, diz o viajante Tiago Imperatori, de Lajeado.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 8

Onde ficar em Porto Alegre
Se, para você, o que fazer em Porto Alegre for sinônimo de vida boêmia, a principal indicação é se hospedar no bairro Cidade Baixa, o point da boemia. No Casa Azul Hostel existe, inclusive, um bar embaixo, ideal para já entrar no clima. Créditos ao viajante Fagner Carbonera. Outros dois hostels aprovados pelo viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, são o Brick Hostel e o Solar 63 Hostel.

Diga xis (com atenção)
Com tanto o que fazer em Porto Alegre à noite ou de dia, muitos viajantes querem registrar os melhores momentos. Mas redobre a atenção, alerta quem mora ou já foi para a cidade. “Recentemente Porto Alegre está passando por uma crise na segurança. Não recomendo em hipótese alguma carregar uma câmera no corpo. Os bairros Petrópolis, Santa Cecília e Rio Branco, assim como o parque da Redenção e Marinha do Brasil são alguns dos locais mais visados para furto e roubo”, diz o viajante Francisco Dias, de Orlando.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre Foto 9Divulgação/Shutterstock

A viajante Caroline Ávila também foi bastante cautelosa na hora de registrar o que fazer em Porto Alegre. “Todo mundo que eu pedia informação me alertava quanto ao perigo. O que eu mais escutava era: ‘Menina, coloque a mochila para a frente. Aqui é um lugar extremamente perigoso’. Confesso que não cheguei a ver nenhuma cena terrível, mas depois de ter escutado tantas coisas assustadoras quase nada arrisquei”, conta.

Seguindo ao sul
Depois de aproveitar tudo o que fazer em Porto Alegre, muitos viajantes escolhem dar uma esticadinha até o Uruguai. Caio Angarten, recomenda ir direto a Punta del Este ou Montevidéu. “A parte brasileira de Chuí é meio bagunçada. Eu parei lá na volta e fiz muitas compras no free shop. Isso vale a pena”, afirma. Parece ser o mais comum entre os viajantes esse roteiro. “Eu já fui de bus de Porto Alegre até Montevidéu. É uma viagem super tranquila. O meu retorno desta trip foi pelo Chuí e a vista é incrível (durante o dia)”, conta Tiago Imperatori.

Mas a viajante Silvia Reis não descarta traçar outra rota. “Se tens tempo e queres visitar as praias mais próximas do Brasil (Punta del Diablo e Cabo Polonio) entendo que é mais prático ir até o Chuí e descer para Montevidéu”, diz.

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Porto Alegre,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.