O que fazer em Porto Alegre


  Porto Alegre, Brasil  3965 visualizações

Mesmo sendo capital e porta de entrada para o turismo do Rio Grande do Sul, Porto Alegre ainda mantém um ambiente e todas as tradições de cidade do interior – são muitos restaurantes, cafés, praças, centros culturais e diversos parques e áreas verdes, locais ideais para relaxar com um chimarrão em mãos. Além disso, é uma cidade fácil de ser explorada, pois é tudo muito perto e, portanto, é possível conhecer muitos de seus principais atrativos a pé e absorver toda sua cultura rapidamente.

Também por esse motivo, é muito fácil conhecer a região em um rápido final de semana. Por isso, o Dubbi, site de viagens, reuniu as melhores e mais imperdíveis atrações em um simples roteiro para que você não precise se preocupar em perder seu tempo. Basta chegar em Porto Alegre e curtir essa incrível cidade!  

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre,Brasil Foto 1

 foto: shutterstock

O que fazer em Porto Alegre: 1º dia
Um dos melhores lugares para iniciar sua viagem já mergulhando logo de cara em toda sua cultura é, sem dúvidas, o Mercado Público de Porto Alegre, onde você poderá sentir todos os aromas dos temperos e comidas típicas da região, se encantar com a arquitetura e observar a rotina do porto-alegrense. Já ali por perto, você encontrará a orla do rio Guaíba, que abriga alguns dos cartões-postais da cidade, como o Estádio Beira-Rio, a Fundação Iberê Camargo e a praia de Ipanema, que, assim como a Ipanema do Rio de Janeiro, possui um calçadão para caminhadas e passeios de bicicleta. Em seguida, caminhe até o centro histórico para a pausa do almoço, pois é lá que você achará uma grande variedade de restaurantes (nossas sugestões são o Gambrinus e o Atelier de Massas).

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre,Brasil Foto 2Foto: Divulgação/Shutterstock

Como você já vai estar no centro, continue o passeio a partir da Praça Marechal Deodoro (ou Praça da Matriz), seguindo para o Theatro São Pedro, principal teatro da capital gaúcha, e para o Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Por ali, você também poderá ver a Rua da Praia, uma das mais tradicionais e antigas ruas de Porto Alegre e que reúne alguns dos mais preciosos patrimônios arquitetônicos e culturais, como a Praça da Alfândega, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a Igreja das Dores e o Museu da Brigada Militar.

O que fazer em Porto Alegre no domingo, considerando como estadia apenas o final de semana? Bom, deixe parques e praças para o domingo, e tudo que tiver entrada para o sábado. 

 DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre,Brasil Foto 3

foto: shutterstock

O que fazer em Porto Alegre: 2º dia
Para quem tem pouco tempo na cidade, mas não quer perder a oportunidade de conhecê-la por completo, nossa dica é embarcar no city tour em Porto Aelgre, o ônibus turístico de dois andares que leva os visitantes ao redor da cidade e contam histórias sobre tudo que há de interessante sobre as atrações. Além de poder explorar a região mais profundamente, esse city tour em Porto Alegre, chamado de Linha Turismo, também é uma ótima ajuda para que você possa chegar aos atrativos mais distantes, como o Parque da Redenção (ou Parque da Farroupilha), uma extensa área verde repleta de parquinhos, mercados, quadras esportivas, cafés e até mesmo um mini zoológico, e o Santuário Mãe de Deus, localizado no topo de um mirante, oferecendo uma bela vista panorâmica da cidade. Neste caso, o ideal é você fazer a pausa para o almoço quando o ônibus parar e você puder descer em algum ponto de interesse seu ou de indicação do guia.

DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre,Brasil Foto 4
Foto: Fotos Públicas

Como você pode utilizar sua passagem do ônibus para embarcar e desembarcar quando quiser até o final do city tour em Porto Alegre, que geralmente ocorre às quatro da tarde, nossa sugestão é que você desça quando passar pela Usina do Gasômetro para terminar seu dia por lá. Um dos mais conhecidos centros culturais da cidade, você poderá passar o final da tarde em cafés, salas de cinema, livrarias, etc., e também não pode deixar de subir até o último andar da usina para ter uma bela vista de Porto Alegre de cima para assistir ao pôr-do-sol, paisagem conhecida por ser um dos mais belos cartões-postais do Rio Grande do Sul.

 DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre,Brasil Foto 5

foto: shutterstock

O que fazer em Porto Aelgre: 3º dia
Para o último dia, como você já teve a oportunidade de conhecer os principais atrativos, nós sugerimos aproveitar para fazer passeios mais tranquilos, como caminhar pelos parques que ainda não conheceu, conhecer o Jardim Botânico de Porto Alegre ou então voltar para os locais que mais gostou. Caso prefira visitar o restante das atrações, nossa dica é ir ao bairro Moinhos de Vento, um dos mais requintados de Porto Alegre, oferecendo algumas opções de lazer, como compras, cafés, restaurantes e seu belíssimo parque de mesmo nome (mas também conhecido pelo nome “Parcão”), que possui quadras esportivas, uma pista de patinação, um lago artificial e réplica de um moinho de vento. Já se você tiver um tempinho livre e decidir retornar a algum local, não deixe de fazer o passeio de barco pelo rio Guaíba, que passa pelas ilhas próximas da cidade.

Ao fim da tarde, hora de aproveitar o que fazer em Porto Aelgre à noite, para finalizar os três dias de passeio. Você pode explorar a Cidade Baixa, um bairro boêmio de Porto Alegre, próximo ao Parque Farroupilha, perfeito para experimentar algumas delícias da cozinha gaúcha. Nossas indicações são os restaurantes Mandarinier, Via Imperatore e Copacabana.

 DUBBI  adicionou foto de Porto Alegre,Brasil Foto 6foto: shutterstock

Mas antes de conhecer os pontos de interesse de Porto Alegre, é preciso escolher um hotel. Você tem duas opções: se hospedar em algum bairro mais central, uma vez que é próximo da maioria das principais atrações, ou então no bairro Moinhos de Vento, pois além de ter a maior concentração de hotéis, está ainda estrategicamente situado entre o aeroporto e o Estádio Beira-Rio. Para quem preferir Moinhos do Vento, a melhor opção é, sem dúvidas, o Sheraton, mas há diversos outros na região, como o Master Premium Cosmopolitan, o Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento, e o Mercure Manhattan. Já no centro, nós aconselhamos ficar nos hotéis da Cidade Baixa, como no Master Express Cidade Baixa, no Master Express Perimetral e no Comfort Porto Alegre.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski comentou 7 anos atrás

Ir embora de Porto Alegre sem assistir o Pôr-do-Sol no Guaíba, ir até a Redenção (Parque Farroupilha) e depois tomar um suco na Lancheria do Parque e conhecer a Cidade Baixa, significa que você não conheceu a cidade hahaha. Ainda tem a Arena do Grêmio (estádio do Grêmio FBPA - um pouco afastado da região central, mas dá pra chegar facilmente de metrô) ;)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Porto Alegre, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.