O que fazer em Poços de Caldas (MG)


  Poços de Caldas  6155 visualizações

É comum destinos de serra serem cidadezinhas pequenas. Mas não é assim com Poços de Caldas (MG), com seus cerca de 150 mil habitantes, dotada de boa infraestrutura. Há muitos hotéis, restaurantes e bares em Poços de Caldas. Como não é dificil encontrar nenhuma das três opções, o Dubbi selecionou dicas do que fazer em Poços de Caldas em meio a natureza.

DUBBI  adicionou foto de Poços de Caldas Foto 1

As fontes de Poços de Caldas
Uma das principais opções do que fazer em Poços de Caldas, as fontes hidrotermais brotam por toda cidade. Às águas são atribuídas propriedades terapêuticas e medicinais, que desde o século XVIII serviu para alavancar o turismo em Poços de Caldas, de pessoas com as mais diferentes doenças (como a lepra), que buscavam no mineral sua recuperação.

Um dos hotéis mais famosos e antigos da cidade, o Palace Hotel (prédio icônico na praça Pedro Sanches) oferece banhos e sessões de massagem em águas sulfurosas que brotam de sua superfície. O Thermas Antônio Carlos também faz parte da história de Poços de Caldas, pois foi construído em 1931, período no qual o governo mineiro investia pesado na cidade para transformá-la em uma cidade balneária, a exemplo de outras famosas na Europa. Conta com duchas, saunas (masculina e feminina), limpezas de pele, massagens corporais e faciais e escalda-pés.

Mas, se busca o que fazer em Poços de Caldas nas águas hidrotermais e não quer pagar a estadia nos dois locais citados, não tem problema. A cidade tem várias outras fontes abertas ao público, como a do Jardim Elisário Junqueira, e as fontes Pedro Botelho, Monjolinho (na praça Tiradentes), Sinhazinha, Chiquinhas e Mariquinhas, dos Amores, Frayha e Santana.

As águas, no entanto, têm indicações e contraindicações. Por exemplo, pode ser usufruída (consumo ou banho) por quem sofre de reumatismo crônico (artrite, artrose, fibroses), doenças crônicas de pele, doenças alérgicas, diabetes e gota, entre outras. E deve ser evitada por quem tem doenças agudas febris, infecções e inflamações, crises agudas de doenças do fígado, intestino, rins, bexiga e próstata, portadores de aneurismas, pessoas com pressão arterial muito alta ou muito baixa e mulheres grávidas em qualquer mês de gestação.

Cachoeiras
Cidade no meio das serras é sinônimo de boas cachoeiras, e com o que fazer em Poços de Caldas não é diferente. A mais famosa de todas é o Véu das Noivas (as placas na cidade indicarão como chegar, pela estrada Água das Pratas, km 5). Ela é formada por três quedas d´água que chegam a dez metros de altura, e cujas cascatas formam bonitas corredeiras envoltas por pinheiros e flores. Há um trenzinho que faz passeios nos arredores.  

A Cascata das Antas também é famosa por lá, apesar de ter sofrido a ação do homem com a construção de uma usina hidrelétrica. Além de bela queda d´água, o local onde está situada possui um cenário bonito, com trilhas demarcadas e ar puro. Mas atenção enquanto estiver no mergulho: cartazes alertam para tomar cuidado com a vazão da água, que pode aumentar a qualquer instante.

DUBBI  adicionou foto de Poços de Caldas Foto 2

Parques
Há muito o que fazer em Poços de Caldas em casal, e o parque José Affonso Junqueira e a praça Pedro Sanches, vizinhos, não nos deixam mentir. “A cidade tem um ar romântico, é uma delícia. O parque é enorme, cheio de árvores, possui um relógio floral, uma ponte charmosa para namorar, e a Fonte Luminosa, que muda de cor e de onde sai uma música bem harmoniosa”, diz a viajante Ana Carolina Oliveira, de São Paulo.

DUBBI  adicionou foto de Poços de Caldas Foto 3

O que fazer em Poços de Caldas? A resposta a seguir será surpreendente: não deixar a peteca cair! Não entendeu nada? É que no Country Club é comum ver pessoas jogando peteca em uma das quadras. Só chegar e se enturmar. Faça também uma caminhada em volta do lago e curta mais uma lugar de ar puro em Poços de Caldas.

O Recanto Japonês, localizado na Serra de São Domingos, é rodeado por uma mata nativa. Como é comum em várias cidades brasileiras, é uma réplica de um jardim japonês. Aberto diariamente, das 8h às 18h. O Calendário Floral é feito por diversas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas, que marcam a data e a estação do ano. A atualização é diária, o que faz dele um local bem preservado. Ideal para tirar aquela foto de Instagram.

Por último, o parque Municipal Antônio Molinari, que oferece mais opções de todos para o que fazer em Poços de Caldas. O local tem quadras, pista de bicicross, de cooper, de skate, mesa para jogos de dama e xadrez, palco fixo, parquinho infantil, campo de futebol, lago artificial, quiosques e aparelhos para ginástica.

DUBBI  adicionou foto de Poços de Caldas Foto 4

Teléferico
O que fazer em Poços de Caldas que é “obrigatório”? O teleférico, com certeza! Toda cidade que conta com esse meio de transporte tem seu charme, mas em Poços de Caldas ele é ainda maior, com uma vista espetacular de toda a cidade e das montanhas. A estação está localizada em frente ao Palace Casino. O percurso de 1.500 metros liga o Parque José Affonso Junqueira ao topo do Parque da Serra de São Domingos. O teleférico possui 30 cabines com capacidade para quatro pessoas cada. O ingresso ida e volta está R$ 25 e só ida R$ 12 (o viajante pode descer a pé).

DUBBI  adicionou foto de Poços de Caldas Foto 5

Bate-volta
Para o viajante que gosta de fazer um bate-volta em sua viagem, Caldas (MG), a 30 km de Poços de Caldas (não confundir os nomes), é uma boa opção. A cidadezinha de pouco mais de 14 mil habitantes conta com inúmeras lojas de doces, algumas vinícolas a serem visitadas, e as cachoeiras (Mistérios, Véu da Noiva e Duendes) de Pocinhos do Rio Verde, um de seus quatro distritos. Também é interessante explorar os mirantes, como o do Bacião, da Serra da Pedra Branca e o da capela Santa Terezinha.

DUBBI  adicionou foto de Poços de Caldas Foto 6



- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Esqueceram de informar sobre o Cristais de Murano, em poços de caldas. Na entrada da cidade, encontra-se uma construção imponente e dentro dela a exposição dos cristais, do qual existe um vidro, no qual se observa o trabalho dos funcionarios fazendo as peças. Visita Obrigatoria. Exemplo: http://www.cristaissaomarcos.com.br/index.php

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Poços de Caldas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.