O que fazer em Petrópolis (RJ)


  Petrópolis  3185 visualizações

Maior cidade serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis mistura natureza e história como poucos locais do país. A cidade de Pedro abrigava a família real nos meses de verão, tornando-se a capital do Brasil Império durante a estadia. O que atraiu Dom Pedro I em Petrópolis? A natureza, claro! Com o fim da monarquia, a cidade deixou de ser a capital por alguns meses do ano. No entanto, como a natureza continua igualmente encantadora, Petrópolis só fez crescer seu charme. E o melhor: por causa de seu passado, tem muita história para contar.

A seguir, confira tudo o que fazer em Petrópolis.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 1

Museu Imperial
Impossível não voltar no tempo ao caminhar pelos salões do palácio do Museu Imperial, antiga residência oficial da família imperial nos meses de verão. A Sala de Estado é um dos locais onde essa sensação de estar dentro dos livros de história é mais forte. Ela abriga um dos tronos usados por Dom Pedro II.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 2

Todo o museu reúne relíquias como móveis, joias e documentos da época do Segundo Reinado, que durou de 1840 até 1889, ano da proclamação da República. No salão anexo, estão guardadas carruagens e locomotivas usadas por D. Pedro II em suas viagens pelo Brasil (o imperador conheceu vários cantos do país por meio do transporte ferroviário).

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 3

Guarde um tempo para a sala das joias. O objeto mais impressionante é um cetro feito para a sagração de D. Pedro I. A coroa de brilhantes e pérolas de D. Pedro II e a pena de ouro e rubis usada pela Princesa Isabel para assinar a abolição da escravatura estão entre itens indispensáveis do museu.

Palácio de Cristal
Mais um reflexo dos tempos da família imperial. Trata-se de uma estrutura pré-moldada de ferro fundido construída na França, pelo casal Conde D´Eu e Princesa Isabel. Foi encomendada pela dupla com o objetivo de abrigar exposições de produtos agrícolas. Hoje, abriga eventos culturais e exposições.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 4

O local foi totalmente restaurado em 1998, para um melhor aproveitamento do turismo, tanto que hoje é um dos locais obrigatórios para quem busca o que fazer em Petrópolis. Alguns locais se mantiveram originais, como estrutura de ferro e o piso, mas as paredes de cristal foram substituídas por vidro laminado.

Outros palácios
Embora o de Cristal seja o mais famoso, existem outros que merecem entrar no roteiro do que fazer em Petrópolis. A começar pelo Palácio Quitandinha, construído em 1944 para ser o maior cassino da América do Sul. Possui um teatro com palcos giratórios, camarotes e capacidade para 2.000 pessoas, além de amplos salões.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 5

O fim da monarquia fez Petrópolis perder o posto de capital do Império, mas não de ter o privilégio de receber visitas frequentes de pessoas importantes. Isso porque em 1903 o Palácio Rio Negro passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República. E hoje é mais um museu para o viajante.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 6

Casa de Santos Dumont
Além dessa relação forte com a história do Brasil por causa da família imperial, Petrópolis acabou construindo elo com um outro importante personagem da história brasileira. Em 1918, quando já era o consagrado Santos Dumont, o Pai da Aviação mandou construir a única casa que fez para si mesmo na vida. Estamos falando de um pequeno chalé, em estilo alpino, no Morro do Encanto, no centro histórico de Petrópolis.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 7

A casa ficou conhecida como “a Encantada”, e hoje é o segundo museu mais visitado da cidade: nove mil pessoas passam por lá mensalmente para saber mais sobre o modo de vida e a personalidade do inventor brasileiro.

Bauernfest
Também conhecida como Festa do Colono Alemão, é a segunda maior do gênero no Brasil, que resgata as raízes germânicas da cidade. Passam por ela cerca de 250 mil pessoas em 10 dias, sendo um dos eventos mais procurados por quem busca o que fazer em Petrópolis. Acontece geralmente nos meses de junho e julho. Tudo por lá é típico. Na culinária, os salsichões são os mais procurados, assim como os croquetes e os sanduíches com carne de porco e a torta alemã como sobremesa. Para beber, o chope é o que tem maior saída.

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 8

Museu da Cerveja
A Cervejaria Bohemia traz o Museu da Cerveja, um tour completo pela história da bebida, que começou antes de Cristo com os sumérios, até os modernos processos de fabricação nas instalações da cervejaria, uma referência no Brasil. Tudo mostrado de forma muito interativa para o público. Lá você conhece (e degusta) todos os diferentes sabores produzidos pela empresa, e, no final, pode comprar kits com alguns modelos. Agende o tour pelo site para evitar surpresas na hora da visita.  

DUBBI  adicionou foto de Petrópolis Foto 9

Outro tour pode ser feito na Cervejaria Itaipava, também originária da cidade (pois é, amantes da cerveja irão se sentir em casa quando procurarem o que fazer em Petrópolis). A visita monitorada às linhas de produção das cervejas do Grupo Petrópolis é gratuita, com degustação e lojas de produtos temáticos. A fábrica está localizada no distrito de Itaipava.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Assim como Teresópolis, uma das opções do que fazer em Petrópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Aliás, a maior área do parque localiza-se em Petrópolis, embora seja menos estruturado do que do lado da vizinha. Até por isso acaba atraindo um perfil de viajante mais roots em suas trilhas e práticas esportivas.

Entre as trilhas imperdíveis, está a caminhada (de nível médio, com 1h30 de duração) até a Cachoeira Véu da Noiva, uma exuberante queda de 42 metros de altura, formada pelo Rio Bonfim, onde se pratica rapel e canoagem. O ponto alto mais procurado do parque é a Pedro do Açu, com seus 2.236 metros. São cinco horas caminhada, que dão em um mirante com boa visibilidade para a baía de Guanabara (isso mesmo) e para o peculiar Dedo de Deus.

Onde comer
A viajante Natasha Ketzer, de Vassouras, recomenda o Vagão Beer&Food, que fica em Itaipava. “Gosto muito. A grande variedade de opções no menu e nos preços é sem dúvida um dos pontos positivos”, diz.

Outros restaurantes bem avaliados e muito recomendados pelos viajantes são: Afrânio, 2 Vales, Bistrot da Serra, Bordeaux Vinhos, Boteco Bohemia, Casa do Alemão e o Locanda Della Mimosa.

Teresópolis
O viajante pode também fazer um bate-volta para Teresópolis. Confira aqui o que fazer na cidade vizinha. 

Tem mais dicas do que fazer em Petrópolis? Deixe nos comentários e inspire viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 7 anos atrás

Petrópolis é mesmo encantadora! Passei alguns perrengues para estacionar perto da casa de Santos Dumont, pois passei direto com o carro e quase não consegui manobrar nas ruazinha super estreitas por trás do museu....Foram momentos de tensão, então fica a dica! O Palácio de Cristal é um espaço sem muitos atrativos, mas rende umas belas fotos...se estiver de carro, leve moedas para poder comprar o ticket e estacionar na rua. A compra é feita naquelas maquininha que só aceitam moedas.

Suely Leal

Suely Leal comentou 7 anos atrás

Adoro passear em Petrópolis! Como moro no Rio com frequência subo a serra. Subor sté o Véu da Noiva vale super a pena! No post faltou compras na Rua Tereza! Rua repleta de malharias de confecç?o própria com preços super acessíveis, o paraíso da mulherada!

Purpurine Lira

Purpurine Lira comentou 7 anos atrás

Super indico o espetáculo Luz e Som nos jardins do Palácio Imperial!! É lindo e emocionante! Parece que estamos indo para uma festa da realeza... Vale a pena!! http://www.museuimperial.gov.br/eventos/espetaculos/som-e-luz.html

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Petrópolis,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.