O que fazer em Montevidéu


  Montevideo  2421 visualizações

Montevidéu, a capital do Uruguai, compete com Buenos Aires como o destino mais charmoso ao sul do Brasil. É realmente difícil saber quem ganharia esse duelo. Porém, sorte nossa, não precisamos batalhar e podemos conhecer as duas cidades.

Hoje, o Dubbi vai contar o que fazer em Montevidéu, e, numa próxima ocasião, contamos da vizinha argentina. Eis as dicas!

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 1

Divulgação/Shutterstock

Ramblas
Todo viajante que busca o que fazer em Montevidéu vai encontrar como sugestão as ramblas, avenidas à beira-mar que percorrem toda a zona litorânea da cidade. E são sugestões muito bem-vindas. A mais famosa é a rambla de Pocitos (as ramblas, aliás, costumam ter o nome do bairro onde estão localizadas), região de ótima infraestrutura, com lojas, bares, festas e restaurantes. Domingo é o melhor dia para ter uma autêntica experiência: as ramblas estarão lotadas de pessoas para lá e para cá, a pé, de bike ou em cima do skate, mas sempre com o chimarrão em punhos.

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 2

Divulgação/Shutterstock

Ano Novo
O réveillon já está aí, então é preciso saber o que fazer em Montevidéu no fim do ano. É praticamente unânime entre os viajantes que a cidade fica um pouco parada, pois os moradores locais (e, por consequência, os turistas) costumam ir para as cidades de praia do entorno, onde acontecem as festas mais badaladas. Situação bem idêntica ao que ocorre em São Paulo. Então, se você não liga para uma cidade parada, Montevidéu pode ser uma boa opção para começar o ano.

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 3

Divulgação/Shutterstock

Onde comer
Os mercadões já são um charme por si só, mas o Mercado del Puerto brigaria para liderar um ranking de melhores do mundo. É, portanto, uma das principais opções do que fazer em Montevidéu. Localizado na Cidade Velha, próximo ao centro, é bem fácil de chegar. Assim que entrar no espaço, o viajante será recebido por um belo relógio inglês de mais de 100 anos. Mas o buzz por lá são as comidas. É um restaurante mais gostoso do que o outro. Atenção: contém cenas fortes para vegetarianos. Isso mesmo, os estabelecimentos oferecem deliciosas e suculentas carnes uruguaias na brasa, as famosas parilladas, sempre à mostra nas mesas externas. E os preços, garante o viajante Ciro Marcial Roza Júnior, não são caros.

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 4

Divulgação/Shutterstock

Se o seu intuito é fazer comida em casa, uma má notícia: as carnes em supermercados são bem caras. Mas o alívio no bolso fica por conta das carrocinhas de esquina, as tradicionais barraquinhas, que vendem deliciosas hamburguesas, os lanches de hámburgueres.

Para a sobremesa, os uruguaios são apaixonados por doce de leite. Três marcas são as mais famosas por lá: Los Nietitos, Conaprole e Lapataia. Compre as três, para comparar, e depois tire suas próprias conclusões. Provavelmente, cada uma que você comer por último será avaliada como a melhor.

Uruguai no inverno
Esqueça praias no inverno, as temperaturas serão muito geladas. Mesmo no verão, as águas uruguaias são frias, e é preciso um dia de muito calor para conseguir aproveitar bem o mar

Onde beber
O viajante Fagner Carbonera, de Cachoeirinha, indica dois pubs: El Pony Pisador e o The Shannon. O Pony Pisador, um clássico no coração da Ciudad Vieja, é provavelmente o barzinho-balada mais visitado por turistas - e o mais animado. O movimento por lá começa já depois das 17h, no happy hour pós-trabalho, e se estende até altas horas da madrugada, boa parte do tempo com música ao vivo. O atendimento é excelente, e a pizza, uma delícia.

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 5

Foto: Creative Commons

Já no The Shannon Irish Pub o agito está sempre embalado por uma banda de rock ao vivo. Ou melhor, por duas, pois a casa possui dois ambientes, sempre lotados, em que tocam duas bandas independentes. Ou seja, cansou de uma, vai para a outra. Não deixe de provar as deliciosas cervejas artesanais do menu. Também está localizado no centro da Cidade Velha.

Se procura o que fazer em Montevidéu à noite, em algo estilão balada, a Azabache é uma das principais de Montevidéu, localizada na praça Battle, a mesma do estádio Centenário.    

Onde ficar
Resolvidas as dúvidas do que fazer em Montevidéu, hora de escolher onde passar as noites. O hostel Caballo Loco, no centro, é um dos melhores. O viajante Jailson Junior ratifica. “É um dos hostels mais legais que já fui. Recomendo a todo mundo que fico sabendo que vai para Montevidéu. Uma vez até fiquei em um outro hostel, mas acabei mudando para o Caballo Loco”, conta.

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 6

No charmoso bairro de Pocitos, o Unplugged Hostel é a dica da viajante Crisnanda Tedesco, de Feira de Santana. “Quer saber de programação e lugares abertos na cidade? Informe-se no hostel que eles dão”, diz.  

Bate-volta
Há muito o que fazer em Montevidéu, mas, se você tem muitos dias no Uruguai, vale fazer pelo menos um dos bate-voltas a seguir: Punta del Este e Colonia del Sacramento, cada uma para um lado saindo da capital.

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 7

Divulgação/Shutterstock

Na cidadezinha de Colonia, a graça é perder-se pelas ruas de estilo colonial ainda preservado. Ela é repleta de casarões históricos, ruínas, canhões, fortalezas, ruas em paralelepípedo. Comparando com o Brasil, tem um charme parecido com o de Paraty.

O passeio imperdível em Punta del Este é conhecer a Casa Pueblo, antiga casa de verão do artista e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, ícone do país. Ela possui incríveis 56 quartos e 12 suítes. No local, existe um museu, uma galeria de arte, um hotel e um restaurante. E a região ainda reserva um pôr do sol imperdível.    

DUBBI  adicionou foto de Montevideo Foto 8

Foto: Creative Commons

Quanto gastar por dia
Depois de decidir o que fazer em Montevidéu, vai surgir a dúvida de quanto dinheiro levar. Numa conta que não inclua o valor de hostel e os traslados, levar por volta de R$ 150 por dia é um bom parâmetro. Com essa quantia, você não vai passar apertos, mas também não vai ser uma viagem ostentação. Para compras e souvenirs, deixe tudo para um só dia, já próximo ao fim da trip, para saber quanto sobrou e aumentar a cota de gasto diário.

Dinheiro
Se o assunto sobre o que fazer em Montevidéu é dinheiro, então a viajante Carolina Ávila informa tudo o que você precisa saber.

-  NÃO troque seus reais no Brasil por pesos uruguaios, pois perderá dinheiro (eu não sabia e fiz essa besteira). Leve seus reais e troque por lá (não precisa trocar tudo de uma só vez).

- Alguns comerciantes aceitam nossa moeda. Comprei calça térmica e um lindo chapéu na Feira Tristan Narvaja (todo domingo no centro da cidade) e paguei com reais.

Tem mais dicas do que fazer em Montevidéu? Deixe nos comentários e inspire viajantes

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Analúcia Batista

Analúcia Batista comentou 7 anos atrás

Ir até a praia ou a uma rambla no fim do dia e curtir o por do sol tomando um vinho local. Essa é a minha dica para quem vai a Montevidéu.

Daniela

Daniela  comentou 7 anos atrás

Meu próximo destino.........

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Montevideo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.