O que fazer em Maragogi (AL)


  Maragogi  3382 visualizações

Que o Brasil é privilegiado em termos de natureza, isso já estamos cansados de saber. O que se possa imaginar, tem aqui de sobra: praias, rios, lagoas, montanhas, chapadas, etc. Temos também muitas piscinas naturais, que são uma delícia: águas claras, mornas, calmas. Um lugar em específico se destaca quando pensamos nelas: Maragogi, no estado de Alagoas.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 1

Divulgação/Shutterstock

Como fica no meio do caminho entre Maceió e Recife, é muito comum receber visitantes dos dois lugares. Aliás, muitos visitantes: trata-se de um destino já presente nos principais guias e pacotes do Nordeste, portanto, esteja preparado para o movimento.

Está curioso para saber o que fazer em Maragogi? O Dubbi acaba com a curiosidade.

O que fazer em Maragogi se tenho apenas um dia?
Dois passeios são essenciais se o objetivo da sua viagem é apenas um bate-volta ou uma parada estratégica enquanto se desloca de Recife para Maceió (ou vice-versa). Primeiro, claro, as piscinas naturais, afinal, o principal do que fazer em Maragogi. São elas as responsáveis pelo apelido de “Caribe brasileira” que esta praia alagoana recebe de blogueiros de turismo e viajantes profissionais.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 2

Divulgação/Shutterstock

As piscinas naturais mais importantes são as de Galés, Barra Grande, Taocas e Barreira de Peroba, cada uma com sua própria personalidade, embora muito parecidas entre si no quesito “paradisíaco”. Galés é a mais tradicional de todas, além de ser um pouco maior que as demais. Barra Grande, Taocas e Barreira de Peroba foram abertas à visitação mais recentemente, por iniciativa do governo local para tentar diminuir um pouco o fluxo na piscina de Galés, que era muito grande e começava a causar danos ambientais.

Parêntesis: O Dubbi ama turismo, mas não o predatório. É ótimo que um lugar passe a ser bastante frequentado, pois isso irá girar a economia local e da vizinhança, atrair investimentos, enfim, colocar o lugar na rota do turismo nacional. Porém, o excesso de fluxo de pessoas tende a aumentar os impactos ambientais em uma área. E isso só vai ser resolvido quando tivermos uma política eficiente de conscientização à preservação. E nisso todos nós devemos fazer nossa parte.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 3

Divulgação/Shutterstock

O segundo passeio fundamental para quem busca o que fazer em Maragogi é andar de bugue por toda a extensão das praias. O trajeto, geralmente, tem como roteiro as praias de Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta de Mangue, Dourado, Peroba e São José da Coroa Grande, que são, basicamente, as mais importantes em Maragogi.

Agora você já sabe o que fazer em Maragogi em apenas um dia, mas ainda não como chegar até os locais. Vamos lá. Boa parte dos hotéis à beira-mar oferecem os dois passeios (bugues e piscinas naturais, alguns deles combinados). É possível encontrar opções a partir de R$ 50, por três horas de duração. O viajante Dennis Carlotti descreve a sensação única. “Não tem como não ir. As águas são incríveis, bem rasas, e você vê peixes por toda a parte”.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 4

Divulgação/Shutterstock

Se der tempo (e couber no orçamento), aproveite para fazer o batismo de mergulho nas piscinas naturais. Você pode ser um mergulhador expert ou iniciante, uma coisa é certa: serão raras as oportunidades de conhecer uma visão embaixo d´água como essa, clara e límpida. A região das piscinas naturais conta ainda com passeios de escuna e barcos, simplesmente encantadores.

As tábuas da maré
Sim, viajante, acostume-se: além de saber o que fazer em Maragogi, é importante consultar o calendário lunar. Antes de fechar a data da viagem, é aconselhável saber como estará a tábua da maré. A variação dela influencia o horário de saída e chegada para as piscinas naturais. A maré baixa é a melhor, enquanto a maré alta pode inclusive inviabilizar os passeios.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 5

Divulgação/Shutterstock

Para mudar o ambiente
Dentre as opções do que fazer em Maragogi, a trilha do Visgueiro é uma ótima opção para mudar o cenário e entrar dentro da Mata Atlântica. O percurso passa por cachoeiras, tem degustação de frutas tropicais tiradas do pé, e visita a uma casa de taipa, sem contar o visgueiro, no fim da trilha, uma imponente árvore com cerca de 500 anos.

De onde partir?
Ok, Dubbi, já estou convencido sobre o que fazer em Maragogi, mas saio de Maceió ou de Recife? Essa dúvida, comum entre os viajantes, tem uma resposta meio blasé: tanto faz. Mas a verdade é que tanto faz mesmo. Dennis Carlotti endossa: “Sai elas por elas, as distâncias são quase as mesmas”. Os números não nos deixam mentir: 133 km Maragogi-Recife e 128 km Maragogi-Alagoas. Ou seja, se não tem Maragogi como ponto único e principal escolha a cidade que mais te agrada.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 6

Divulgação/Shutterstock

Atenção com as fotos
O que fazer em Maragogi? Tirar fotos, muitas fotos. Mas, cá entre nós, não conta para os agentes de viagem essa dica que vamos dar aqui. Tire por conta própria, não deixe ninguém tirar por você. Sim, pois as “fotos profissionais” em Maragogi são o olho da cara.

O que comer
Um prato típico local e onipresente em várias barraquinhas e restaurantes de Maragogi são os bolinhos de goma, feitos com mandioca, manteiga e leite de coco. Ir embora sem prová-los é quase como uma ofensa aos moradores. 

Onde ficar
A viajante Daniela Lopes Goulart indica a pousada a Praiagogi. Não apenas por uma boa hospedagem, mas também pelo restaurante que “nem se fala, é maravilhoso”. Ela diz que, mesmo se o viajante não for se hospedar na cidade, vale procurar o restaurante pelo menos para um jantar em casal, mais romântico.

DUBBI  adicionou foto de Maragogi Foto 7

Divulgação/Shutterstock

Outra opção de um lugar barato e bacana, segundo a viajante Giovana Batista, é a pousada Olho d’água, no centro de Maragogi, bem de frente ao mar.

Tem mais dicas do que fazer em Maragogi? Deixe nos comentários e inspire viajantes

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Beatriz Bougleux

Beatriz Bougleux comentou 7 anos atrás

Conheci Maragogi em 2009 e com certeza é uma das praias mais lindas que já fui. Simplesmente show! Super recomendo :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Maragogi,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.