O que fazer em Lima (Peru)


  Lima  6346 visualizações

Até o caos da cidade grande é diferente em Lima. A atmosfera andina e das montanhas peruanas criam um agradável ambiente na capital do Peru. O histórico da civilização inca convive bem com o moderno. Um moderno diferente daquele que estamos acostumados, com arranhas-céus cortando o skyline, como acontece em Buenos Aires, Montevidéu ou Santiago. O moderno, em Lima, reflete-se principalmente em sua culinária, apontada como divina por dez entre dez viajantes que visitam o Peru. Não é à toa que é difícil uma lista de melhores restaurantes do mundo não ter um peruano liderando o ranking.   

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 1

Divulgação/Shutterstock

Há muito o que fazer em Lima, esse destino único na América do Sul. Confira algumas dicas a seguir.

Gastronomia
Vamos começar contando o que fazer em Lima jogando “sujo”, ou seja, pelo fabuloso mundo da gastronomia peruana, para mostrar delícias inigualáveis e convencer o viajante que ainda está em dúvida. Que tal um bom restaurante de frutos do mar? Isso é como encontrar um boteco em Belo Horizonte. A cada esquina você terá um estabelecimento com o melhor peixe fresco que já comeu em sua vida. Até experimentar o próximo. Para começar o tour, o La Mar é uma boa escolha. O nome já diz tudo: prove o ceviche, prato típico peruano de peixe cru marinado em cítricos.

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 2

Não quer nenhum lugar em específico? Então a sugestão do viajante Dennis Carlotti é ideal para você. Simplesmente vá nos arredores da praça Kennedy, que concentra diversos bares e restaurantes.

Quer algo diferente? Um restaurante que marca todo viajante que o visita é o Segundo Muelle, uma fusão de comida peruana e japonesa. Como é feita por um chef peruano, o resultado é estupendo!

Faltou indicar um bom sanduíche. E é claro que uma cozinha tão sofisticada não passaria incólume. A viajante Bianca Vecchi traz a dica. “Não deixe de conhecer o La Lucha, que tem os melhores sanduíches e o melhor suco de chicha morada”, diz. (Para quem não conhece o chicha morada, trata-se de um refresco tipicamente peruano, feito com milho de cor roxa, o maiz morado, fervido com especiarias e frutas e depois adoçado. É servido sempre frio ou gelado).

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 3

Passeios
Nem só de culinária se resumem as opções do que fazer em Lima. Confira algumas dicas.

Passado
Conhecer ruínas incas deve entrar na lista do que fazer em Lima, independente se o viajante conhece ou não Machu Picchu, a mais famosa de todas. Huaca Pucllana é um sítio arqueológico dos mais legais, pela forma didática e enriquecedora que são mostradas as histórias pré-hispânicas. Tem um diferencial que está atraindo muitos turistas, principalmente jovens: possui tours de visitação à noite.

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 4

Quem vive de passado é museu
E como Lima tem passado! São cinco mil anos de história contada em seus diversos museus, alguns deles ótimas opções do que fazer em Lima. O Museu de Arte de Lima, conhecido como MALI, é um deles. São cerca de 12 mil obras, que vão do período pré-colombiano até o presente.

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 5

O Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú é outro bastante recomendado por quem já visitou Lima. O acervo inclui joias raras, como Raimondi Stela, peça sagrada da cultura chavín, uma das primeiras civilizações andinas a se ter notícia.

No Museu Oro del Perú, diferente do que se possa imaginar à primeira vista, mostra a ourivessaria pré-inca do Peru, e não aquela que os espanhóis fizeram a festa após o século XVI. Vale pelo inusitado. Muita gente sequer imagina que havia tamanha produção de ouro àquela época.

Belezas naturais
Há muito o que fazer em Lima em sua natureza. O Marcahuasi, a floresta de pedras, está aí para não deixar o Dubbi mentir. Os peruanos têm algo com montanhas sagradas fontes de ativação de energias, e estamos diante de mais uma delas. Quer saber? Tamanha beleza deve ter um toque de sobrenatural mesmo. Os jardins de esculturas de pedra só dão um toque a mais à beleza do lugar.

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 6

Divulgação/Shutterstock

Vida noturna
Se for para indicar um, e apenas um lugar para o que fazer em Lima à noite, a dica certeira é da viajante Bianca Yosa, de São Paulo. “A casa noturna FIESTA mistura shows, cassinos e karaokê. Eu e meu amigo dançamos muito e nos divertimos até fechar”. conta.

Para viajar sozinho
Para quem busca o que fazer em Lima sem companhia, a cidade não irá decepcionar. Todo o Peru, aliás, é um tradicional destino para os solitários viajantes. Solitário só no voo de embarque, porque a coisa mais fácil do mundo é fazer amigos. Mesmo para mulheres, que sempre precisam de uma atenção a mais quando vão viajar sozinhas, Lima é recomendada. “Não pensaria duas vezes. Você acaba conhecendo muita gente nova porque vários estão na mesma situação”, garante a viajante Giulianna Mangabeira, de São Paulo.

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 7

Divulgação/Shutterstock

E por que as mulheres gostam de viajar só com elas? São inúmeras razões, segundo a viajante Maytê, de Lleida. “Cada vez mais as mulheres estão ganhando espaço e respeito para poder desfrutar de uma viagem sozinha. Nada como a gente poder decidir o nosso roteiro, decidir se vamos comer isso ou aquilo, se vamos para um lado ou para outro”, diz.

Tenho poucos dias, isso é um problema?
Definitivamente, não. Claro que mais dias sempre são necessários para conhecer ainda melhor uma cidade repletas de opções, mas não se acanhe caso só consiga fazer um bate-volta. A viajante Roberta Fernandes, de São Paulo, costuma fazer isso pelas capitais do continente sul-americano, às vezes até em uma final de semana, e recomenda sem sombras de dúvidas.

DUBBI  adicionou foto de Lima Foto 8

Além do que fazer em Lima, onde mais posso ir?
A dupla Cusco-Machu Picchu é obrigatória, mas muitos viajantes já a conhecem e gostariam de ir a lugares novos. Um passeio diferente e interessante é Arequipa, chamada de “cidade branca”, por conta da grande quantidade de pedras de origem vulcânica oriundas dos vulcões que rodeiam a cidade.  

Táxis
Em todo canto, é sempre bom ficar esperto com taxistas. E nos países andinos isso é ainda mais comum. Por isso, o conselho do viajante André Renato Ramos, de São Paulo, vem a calhar para quem busca o que fazer em Lima. “Se for pegar táxi, peça indicações para a polícia turística que está nas ruas. Eles vão te ajudar a pegar um táxi oficial e seguro”, afirma.

Onde ficar
O Hotel Estelar Miraflores é uma ótima opção e fica em uma região muito boa.

Tem mais dicas do que fazer em Lima? Deixe nos comentários e inspire viajantes

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 7 anos atrás

Tenho muita vontade de conhecer Lima, quando estava indo para Quito, com escala em Lima, nosso voo atrasou nove horas e fomos informados que não haveriam mais conexões para Quito no mesmo dia, seríamos obrigados a passar a noite em Lima. Eu já estava toda animada, pesquisando o que fazer por lá... Quando chegamos em Lima, já na saída do avião, uma funcionária nos comunicou que iríamos para Bogotá e de lá pegar a conexão para Quito, no mesmo dia... nem deu tempo de pensar, tivemos que sair correndo para pegar a conexão que já estava de partida. A única que pernoitou em Lima foi minha mala, que foi deixada para trás e só apareceu em Quito, dois dias depois. #perrenguesDeViagem

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Lima,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.