O que fazer em Goiânia


  Goiânia  7788 visualizações

“Heeeei! Goiânia!/Não deu pra segurar a barra/Então eu voltei!/Heeeei! Goiânia! Avisa aqueles olhos lindos/Que eu já cheguei”.

DUBBI  adicionou foto de Goiânia Foto 1

Imortalizada na música de Leandro e Leonardo, Goiânia, capital de Goiás, é uma cidade planejada, com sua pedra fundamental sendo lançada em 1933. Desde então, ela se expandiu muito e hoje possui 1,3 milhão de habitantes. Tem um charme bem peculiar, com um povo receptivo e festeiro, belos parques, praças e avenidas. Enfim, há muito o que fazer em Goiânia.

O Dubbi separou as melhores dicas para curtir um dos municípios mais gostosos do centro-oeste.

Por que os solteiros procuram Goiânia?

O viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, viajou à cidade com mais quatro amigos solteiros. Assim como eles, outros tantos no mesmo estado civil a procuram. A resposta é porque há muito o que fazer em Goiânia quando se é solteiro.

A começar pelas duas baladas sertanejas mais famosas do Brasil, a Wood´s e a Villa Mix. Todos os nomes importantes do gênero, tão popular no estado de Goiás, passam pelos palcos das duas casas. Se for num final de semana, programe-se para ir em ambas, uma na sexta, outra no sábado - e tire a própria conclusão sobre qual é melhor. Coloque seu nome na lista para economizar um trocado.

DUBBI  adicionou foto de Goiânia Foto 2

Há muito o que fazer em Goiânia nos bares. “A cidade é muito famosa pelos barzinhos, normalmente frequentados no final da tarde e início da noite. Há algumas ruas, nos setores Marista e Bueno, repletas de opções”, indica o viajante Lucas Caiado, que nasceu em Goiânia e hoje mora em São Paulo, mas sempre fala com muito orgulho da terra natal.

A viajante Janaina Lopes Silva, que mora em Goiânia, é expert quando se trata de lugares para ir à noite. Em sua lista de recomendação de estabelecimentos figuram entre os melhores o Moony Food, Drink e Style, Merkadão Paulista, Antigo Armazém, Studio Bar e Bahrem. “São ideais para passar um tempo antes de ir para a balada”, diz.

O happy hour do Piquiras, um empório que tem um deck como se fosse um calçadão, também é uma boa pedida para comer e beber bem, segundo Dennis Carlotti, que ainda traz outras boas dicas. “The Pub, Barão Gastrobar, Saccaria, Kabanas Bueno e Glória Bar são ótimas opções para tomar uma cerveja e curtir a noite. O Schlob é ideal para paquera e com gente geralmente com mais de 30 anos”, conta.

O Bolshoi Pub, explica Janaina, é mais indicado se o seu estilo musical tende para o rock (ou se você quer apenas fugir um pouco do sertanejo). Para curtir um samba e  pagode, o Projeto Cultural Mercado da 74 é o lugar certo. E tem também o Barrica de Vinhos, com uma pegada mais intimista para apreciar com calma o néctar dos deuses. Ufa, quanto opção do que fazer em Goiânia à noite!

DUBBI  adicionou foto de Goiânia Foto 3

Para não ter nenhuma dúvida quanto ao que fazer em Goiânia, Janaina Lopes conta que a cidade tem um aplicativo chamado Curta Mais, com todas as dicas de lazer, como bares, restaurantes, eventos, todos com descrição de dia e horário, programação, dentre outras informações. Pode ser bastante útil para montar o roteiro com antecedência ou mesmo decidir algo em cima da hora.

O que fazer em Goiânia aos sábados no almoço? A roda de samba com feijoada no Quintal do Jorjão, situado na Vila Nova, começa ao meio dia e é uma ótima pedida. Mas chegue cedo pois o lugar lota, alerta Janaina. Outro sambinha legal, recomenda Dennis, é o Sam´bar.

Há muito o que fazer em Goiânia além de bares e festas. É o que indica a nossa guia oficial Janaina Lopes Silva. Todas as dicas de parques e outras atividades a seguir foram dadas por ela no Dubbi.

No centro, próximo a Praça Cívica, há o Bosque dos Buritis. O Parque Mutirama está entre os mais belos de Goiânia, assim como Parque Flamboyant, Areião e Vaca Brava. Para passear no centro, há mercado municipal, o museu Pedro Ludovico, Museu Zoroastro Artiaga. Vale a visita à sede do Governo Estadual.

DUBBI  adicionou foto de Goiânia Foto 4

“Para quem preza pela boa alimentação, os parques de Goiânia têm poucas opções de lugares saudáveis, portanto, traga seu lanchinho”, aconselha Janaina.

Ainda em termos culturais, Lucas Caiado tem uma boa dica. “Pode ser que você pegue alguma atração cultural interessante no Centro Oscar Niemeyer”, diz.

DUBBI  adicionou foto de Goiânia Foto 5

Segundo nossos amigos-viajantes-moradores, o transporte publico não é muito eficiente, portanto, na hora do que fazer em Goiânia, o táxi e o Uber acabam sendo mais efetivos (se estiver em bastante gente, o preço fica bem dividido).

Se está na sua lista do que fazer em Goiânia algumas compras, o shopping mais conhecido é o Flamboyant. “Ele ainda conta com bons restaurantes”, garante a viajante Raiza Bonomi, de São Paulo.

Bate-volta
O cerrado brasileiro é rico em natureza, então, quando procurar o que fazer em Goiânia, considere os passeios no verde também. E a viajante Raiza Bonomi tem uma dica muito legal. “Vá até Goiás Velho (como é conhecido o município de Goiás, antiga capital do estado). É perto de Goiânia (142 km), e a estrada está boa (coisa que ultimamente em Goiás está complicado). Lá, você pode fazer o passeio pela Casa da Coralina e aproveitar a cidade em si, que é muito fofa. Para almoçar, vale comer um empadão goiano. Levei meu marido, paulista, e ele adorou”. Anotado, hein?

Caldas Novas e Rio Quente, paraísos hidrotermais do Brasil, também são boas opções para um bate-volta - chega-se em apenas duas horas de carro. O ingresso para o Hot Park, que fica em Rio Quente, sai R$ 110 adulto e R$ 90 criança, comprando antecipado pela internet. Em Caldas Novas, na praça principal vários barzinhos, um do lado do outro, vão até tarde da noite.

Onde ficar
Quem procura o que fazer em Goiânia também procura onde ficar. A dica do viajante Dennis Carlotti é o Hostel7 Goiânia. “A area é sensacional, lá já é uma festa e tanto!”, diz.

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Henrique Coelho

Henrique Coelho comentou 6 anos atrás

Bacana!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Goiânia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.