O que fazer em Campinas


  Campinas  5440 visualizações

Maior cidade brasileira do interior, Campinas tem mais de um milhão de habitantes. Ela ostenta ainda uma outra façanha: é a única cidade sem ser de uma capital a ter um time de futebol campeão brasileiro, o Guarani, em 1976. E a localização é bastante estratégica: está distante apenas 97 km de São Paulo, capital. Vem com o Dubbi que nós indicamos o que fazer em Campinas!

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 1Divulgação/Shutterstock

Passeios
Dois locais estão nos principais roteiros do que fazer em Campinas. São eles o Bosque dos Jequitibas e o Parque do Taquaral. O primeiro é um pequeno e arborizado bosque, no centro da cidade, que atrai atletas e famílias com crianças. Já o Parque do Taquaral é completo: parque infantil, planetário, passeio de bonde, pedalinhos, lanchonetes, em meio ao verde e à bela lagoa do Taquaral, um dos principais cartões-postais da cidade.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 2

E outro passeio muito gostoso para quem busca o que fazer em Campinas é andar de Maria Fumaça de Campinas até Jaguariúna. Entrar nos vagões é embarcar em um túnel do tempo do transporte ferroviário brasileiro. Trata-se de mais uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que vem restaurando diversos trechos pelo Brasil. Sorte dos viajantes que escolherem Campinas para uma trip. 

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 3

Cambuí
Há muito o que fazer em Campinas, e boa parte desse leque de opções se deve ao bairro de Cambuí, um dos mais importantes do município. Ele é dotado de uma infraestrutura bastante completa, com mercados, lojas, restaurantes, bares, hotéis, clubes, teatros, dentre outros.

E, se você busca o que fazer em Campinas à noite, no Cambuí estará no lugar certo. É o que garante a viajante Elaine Moraes, moradora da cidade. “Não é difícil encontrar um bom lugar”. Ela recomenda três estabelecimentos:

Seo Rosa Bar (R. Dr. Emílio Ribas, 567): Esse espaço é bastante sofisticado, principalmente por conta de sua decoração e cozinha internacional diversificada. É ainda muito agitado conforme a madrugada avança, com música eletrônica e balada.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 4

LAlouette (R. Padre Almeida, 632): Um dos bistrôs mais charmosos de Campinas, o LAlouette serve típica comida da França, à la carte ou executivo, e ainda conta com uma carta de vinhos com o melhor que existe nas safras internacionais.

Da Vinci (R. Dr. Sampaio Ferraz, 503):  Choperia bastante popular, serve deliciosos petiscos e pratos de culinária brasileira, em um ambiente repleto de mesas em dois ambientes, um de salão e outro de área externa.

Há ainda muito mais o que fazer em Campinas na região do Cambuí. “Tem muitos lugares legais, você não vai ter dificuldade para encontrar um. E o melhor é que dá para ir a pé em uns 30 lugares diferentes, de todos os preços possíveis”, afirma Rodolfo Patane, de Itápolis.  

Restaurantes
Campinas tem uma vida gastronômica que não se resume ao Cambuí. “Depende do que você quer e prefere”, afirma o viajante Dennis Carlotti, de São Paulo. E ele indica vários estilos diferentes de cozinha. “Comida mexicana pode ir ao Sí Senor, comida italiana ao Jamie´s Italian, se preferir uma parrilha pode ir ao Pobre Juan (é bem caro), para pizzas, a Babbo Giovanni (também é cara). No Don Manoel, a especialidade são os peixes”, diz.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 5

Bares
Continuando o que fazer em Campinas na vida noturna, há ainda muitos bares. O Voga, no centro, é um dos mais tradicionais da cidade. A fama começou graças ao aclamado pastel, mas também serve saborosos lanches e bolinhos, em ambiente aconchegante com elementos da década de 40. No bairro Bonfim, outra boa opção é o Bar do Carioca, com as portas abertas desde 1983 e com a fama de a cerveja e os petiscos circularem o tempo todo.

E no distrito de Barão Geraldo a vida noturna é efervescente, muito por conta da vida universitária ao redor. O Estação não nos deixa mentir: está sempre lotado, tanto que é difícil encontrar mesas vazias mesmo fora da hora de pico. Não vá embora sem comer a coxinha do local, que tem de todos os sabores possíveis, até salmão! Echos Studio Bar e Bar Lado B fazem parte dos points de Barão Geraldo.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 6

O distrito de Barão Geraldo é também conhecido por abrigar a Unicamp e a Pucamp. As regiões universitárias valem uma visita, por serem áreas onde o verde da natureza impera nos campi. E o público jovem deixa o ar ainda mais alegre - à noite, esse mesmo público estará lotando os bares.

E, para completar, Fernando Ceron, de São Paulo, recomenda aquele que é provavelmente o mais tradicional de todos estabelecimentos em Campinas. “O Giovannetti, do Rosário, um bar tradicionalíssimo da cidade, com chopp e petiscos ótimos”, diz.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 7

Distritos
O que fazer em Campinas? Conhecer seus distritos! A viajante Kelly Cruz, de São Paulo, dá todos os passos para aproveitar o final de semana em Sousas  e Joaquim Egídio, dois dos distritos mais conhecidos. Eles formam um roteiro histórico a apenas 20 km do centro urbano, resultado do intenso comércio cafeeiro que vigorou no interior paulista no século XIX, e no qual a região de Campinas teve um papel central.

“Ruas de paralelepípedo, casario histórico, rios e cachoeiras, estradas e pontes férreas, fazendas dos senhores do café são alguns dos cenários que fazem o visitante esquecer que se encontra próximo a um dos municípios mais populosos e ricos do Brasil”, explica Kelly.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 8

E a viajante Kelly não para por aí. Ela destaca as diferenças entre os dois distritos. “Sousas é ideal para quem procura o agito noturno das concorridas casas noturnas locais; já Joaquim Egídio é um reduto de boêmios e gente que busca a tranquilidade de um povoado charmoso. Ambas possuem ótimo roteiro gastronômico. O meu preferido é o Restaurante Feijão com Tranqueira”, diz.

O viajante Henrique Rodriges, de Campinas, destaca os restaurantes de comida caipira e de fazenda, como o Encanto Horse. “Está em um haras que, aos finais de semana, oferece, além de buffet de comida de fazenda, shows de música sertaneja e apresentação de adestramento de cavalo”, conta.

Como chegar: os dois distritos podem ser acessados pelas rodovias Heitor Penteado e SP-81, conhecida também como Estrada das Cabras.

DUBBI  adicionou foto de Campinas Foto 9Divulgação/Shutterstock

Compras e futebol
Por último, duas dicas para o que fazer em Campinas: compras e futebol. A cidade tem bons shoppings, como Iguatemi (um dos maiores da América Latina), Dom Pedro e Galeria. E conhecer dois estádios famosos e importantes da história do futebol: Brinco de Ouro (Guarani) e Moisés Lucarelli (Ponte Preta).

E onde ficar?
Tem quem busque o que fazer em Campinas em seus hotéis. Caso dos empreendimentos do Royal Palm, que abrigam o Royal Palm Plaza e o The Palms, dois dos melhores hotéis do Brasil. Completos, oferecem uma hospedagem completa. E ainda têm áreas temáticas como o Kata Kuta, jogo "ao vivo" com a presença de monitores.

Para experiências mais em contas, os hostels Cambuí (R$ 70 a diária) e o Chaplins (R$ 64), ambos com café da manhã gratuito, suprem bem a necessidade.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Renata  Meirelles

Renata Meirelles comentou 7 anos atrás

Vale também conhecer o distrito de Sousas, com restaurantes excelentes.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Campinas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.