O que fazer em Atibaia (SP)


  Atibaia  6090 visualizações

Atibaia não sai do noticiário: o famoso sítio frequentado por Lula estampa as manchetes dos jornais. Questões políticas à parte, a cidade é realmente muito famosa por sua natureza: são sítios, chácaras, hotéis fazendas, resorts, trilhas, montanhas, cachoeiras que a tornam um dos principais destinos de descanso do estado de São Paulo. Dá para fazer bate-volta, mas o ideal é passar um final de semana ou feriado em meio a tanta beleza no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira.

O Dubbi preparou dicas do que fazer em Atibaia. Boa viagem!

Pedra Grande
Item obrigatório do que fazer em Atibaia, seja a pé, de carro ou escalando. Estamos falando do Monumento Estadual da Pedra Grande, mais conhecido apenas como Pedra Grande, verdadeiro cartão-postal da cidade. São 1.418 metros que levam ao topo de uma montanha cuja vista é cinematográfica - em dias claros dá para ver cidades como Jundiaí, Nazaré Paulista, Bragança Paulista e até o Pico do Jaraguá, em São Paulo (!!!). A superfície do local é vasta (200 mil m²), o que permite um grande deslocamento lá em cima, inclusive de carros que chegam próximos ao cume.

DUBBI  adicionou foto de Atibaia Foto 1Divulgação/Shutterstock

Para quem pretende alcançar o pico da Pedra Grande por trilha, existem três opções (Mangueiras, Monges e Minha Deusa), cada uma com suas características e beleza. Próximo ao final, as três se encontram. Você pode fechar o passeio por agências, que ainda disponibilizam saltos de asa delta, parapente, paraglider. Caso não seja tão radical, é bacana observar os voos e a correria do pessoal que usa a pedra como pista.

A duração da trilha pode variar dependendo de onde o viajante deixa o automóvel. A viajante Ghaidy levou 2h20, por exemplo, e não se esquecerá jamais. “Uma montanha de 1.400 metros não poderia me vencer. Essa experiência ficará marcada para sempre na minha memória”, afirma.

DUBBI  adicionou foto de Atibaia Foto 2

Morangos
O que fazer em Atibaia? Comer morangos! A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma das mais famosas do Brasil. A cidade é um campo fértil para essa fruta tão consumida pelos brasileiros (há cerca de cinco milhões de pés da fruta, para colheita entre junho e dezembro), tanto que pleiteia o título de “Capital Nacional do Morango”.

DUBBI  adicionou foto de Atibaia Foto 3

Para quem quer ir na festa deste ano, corra. Ela termina no dia 25 de setembro, ou seja, tem mais dois finais de semana somente. Caso esteja muito em cima, programe-se para 2017 (no site oficial eles divulgarão a programação no começo do ano que vem). A festa envolve, além de muitos morangos na praça de alimentação, uma intensa atividade cultural.  

Reserva do Vuna
Já está claro: encontra-se na natureza as melhores opções do que fazer em Atibaia. Outro destaque neste sentido é Reserva do Vuna, a 23 km do centro da cidade. É um belo parque ecológico de uma área de 330 hectares cobertas de vegetação, com mais de 30 km de trilhas fáceis, ideais para serem feitas a pé ou de bicicleta, em meio a belezas naturais como mirantes, quedas d’água, grutas, lajes de pedras, lagos e riachos. As cinco rotas existentes, indicadas por cores, interligam-se. Duas delas são mais frequentadas. A laranja, maior de todas, com 11 km, passa por lajes de pedra e um mirante, enquanto a verde, mais movimentada, tem como destino de seus 9 km uma queda d’ água boa para banho e relaxar da caminhada. Todos os passeios partem da Pousada Águas do Vale, responsável por manter a reserva.   

DUBBI  adicionou foto de Atibaia Foto 4

Parque Edmundo Zanoni
Até quando o que fazer em Atibaia encontra-se na área urbana, a natureza está presente. Caso do Parque Edmundo Zanoni, na avenida Horácio Neto, uma das mais importantes da cidade. O local possui uma longa área de 40 mil m², com muitas atividades de lazer para adultos e crianças. O lago conta com pedalinhos, patos e gansos. E em toda a extensão situam-se diversos viveiros, áreas verdes, jardim japonês, um Museu de História Natural. E é em um pavilhão de exposições que ocorre a Festa das Flores e do Morango, que falamos acima. Chama atenção no parque o verde forte da natureza e a boa conservação, tanto da parte verde quanto daquela construída pelo homem.

Cavalos, arvorismo e muito mais
Para completar a lista do que fazer em Atibaia, separamos mais algumas atrações das mais diversas possíveis. O Parque das Águas, ideal para fazer piquenique em uma sombra, é também de uma singular beleza, além de ser o ponto de saída do passeio de teleférico. Na represa da Usina o viajante consegue encontrar passeios de barco e prática de esportes náuticos, como jet-ski. E o turismo rural, na Fazenda Paraíso, permite conhecer antigas propriedades rurais, ver de perto a produção de cachaças artesanais, visitar plantações de flores, morangos e orquidários. Passeios a cavalo e arvorismo estão entre as opções mais buscadas pelos turistas.

DUBBI  adicionou foto de Atibaia Foto 5

O que fazer em Atibaia à noite
O Red Jack Atibaia é um dos points da cidade. A casa possui dois ambientes, que tocam sempre tipos diferentes de músicas. Mas saiba que é o sertanejo quem dá as cartas por lá. Não é por isso que, antes do show principal começar (por volta da 1h), não vai rolar na pista um remember dos anos 80. Perfeito! Para comer, vários pratos, petiscos e porções estão no cardápio. O Sinatra BBT também é indicado. O ponto alto é sua decoração, estilo mafioso dos anos 40. Indicado para ir com o namorado/namorada, ou em amigos e provar todas as cervejas artesanais do menu.

DUBBI  adicionou foto de Atibaia Foto 6

Onde ficar
O viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, tem algumas dicas. “Se o valor não importar, vá ao Bourbon Atibaia Convention e Spa Resort. É um pouco salgado, mas não tem lugar melhor do que lá para datas especiais. Lugar família, lindo demais e com muita comodidade e lazer”, garante. Outras duas opções são Tauá Hotel Atibaia e o Eldorado Atibaia Eco Resort.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Thais Stevanatto

Thais Stevanatto comentou 7 anos atrás

Realmente Atibaia é imperdível!!! Saudades de suas belas paisagens!!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Atibaia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.