O Complexo de Saqqara


  Egito  9691 visualizações

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 1

Djoser, conhecida como a pirâmide em degraus (ou escalonada) e também conhecida como pirâmide de Saqqara, foi erguida para o sepultamento do Faraó Djoser, por seu arquiteto Imhotep, no século XXVII a.C.
É considerada a primeira pirâmide a ser erguida do Egito, composta por seis mastabas (de dimensões decrescentes, de baixo para cima) construídas uma sobre a outra.

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 2

O completo inclui também um pátio ao ar livre, onde se celebrava a festa Sed, através da qual se renovava a força vital do soberano, com a realização de vários rituais.

Várias colunas colossais ainda hoje sustentam o Templo, vinte à direita e vinte à esquerda.

Ao norte do pátio estão os edífícios que representavam o Alto e o Baixo Egito. Também na zona norte se encontra o serdab, nome árabe que quer dizer pequena capela funerária onde se colocava a estátua do defunto. Nesse local foi encontrada uma estátua do rei que está hoje no Museu do Cairo.

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 3

 Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 4

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 5

É o edifício mais notável da necrópole de Saqqara, ao sul da cidade de Memphis, e era o protótipo das pirâmides de Giza e de outras pirâmides egípcias. O teto ainda é original e o túmulo decorado e pintado, os muros todos com pinturas.


Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 6

 Sendo o maior sítio arqueológico do Egito e um dos maiores monumentos do mundo. Construída toda de pedra e a única que ainda encontra-se em pé. Localizada em uma zona imensa que serviu de cemitério durante milhares de anos no Egito Antigo.

Logo após visitamos a Casa dos Tapetes que também se localiza em Saqqara, onde se fabrica tapetes de alta qualidade, podendo ser exportado para qualquer lugar do mundo.

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 7

Os tapetes egípcios estão entre as peças de tapeçaria e decoração mais antigas da nossa civilização. Sabe-se que a confecção de tapetes já existia desde a época dos faraós. Com desenhos que retratavam o cotidiano, os deuses, as criaturas místicas e as crenças da população, os tapetes egípcios contam um pouco da história de uma das civilizações mais antigas e desenvolvidas da antiguidade.

São confeccionados  à mão no tear, artesanalmente e são ricos em detalhes que conferem um valor especial para as peças. A mistura de mosaicos tribais, grafismos e desenhos que representam humanos, criaturas místicas e deuses celebrados pela civilização confere aos tapetes egípcios um estilo majestoso e cheio de personalidade.

Achei interessante saber que as crianças trabalham por um período de quatro horas diárias para adquirirem uma atividade como também ajudar no sustento da família, e as outras quatro horas se dedicam aos estudos, que belo exemplo que poderíamos seguir!

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 8

Logo após almoçamos em um restaurante local e degustamos um pão egípcio feito na fornalha. Que delícia! Os egípcios comem bastante pão!!

Clebia Sabino adicionou foto de Egito Foto 9

Logo após vamos ao aeroporto para o embarque de volta ao Brasil.

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Parabéns. Bela viagem!!!

Clebia Sabino

Clebia Sabino comentou 7 anos atrás

Obrigada Fernando.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Egito,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.