Nova trilha de Machu Picchu dispensa guia e camping


  Machu Picchu  20549 visualizações

Porto Seguro  adicionou foto de Machu Picchu Foto 1

Machu Picchu, o principal destino turístico do Peru, anda lotado. Tanto que já ameaçou-se fechá-lo algumas vezes. Para evitar a superlotação e o acúmulo de visitantes, o governo peruano abriu, no início de janeiro, uma nova via de acesso ao sítio arqueológico, que recebe mais de um milhão de turistas por ano.

 Conhecida como “Ruta Nº5”, o caminho sai de Chachabamba, às margens do rio Vilcanota, passa por Wiñaywayna e termina em Machu PIcchu.

 Na nova rota, apenas 250 aventureiros poderão entrar por dia. O principal diferencial é que guias e equipamentos de campings não serão necessários, por ser uma trilha de acesso mais fácil comparada às outras. Postos de controle serão instalados ao longo do percurso, monitorando o acesso e servindo de apoio aos andarilhos em qualquer dificuldade.

Porto Seguro  adicionou foto de Machu Picchu Foto 2

 Para chegar em Chachabamba, basta pegar o trem vindo de Cusco e descer no km 104. O local também é um sítio arqueológico e merece uma visita como prévia de Machu Picchu.

 A cidade sagrada dos incas foi construída em adoração ao deus Sol, em uma montanha de mais de 2.400 metros de altura, por volta do século 15. De lá para cá, o crescimento foi vertiginoso. Em 2008, eram 500 mil visitas anualmente. Sete anos depois, esse número praticamente dobrou.

 O alto interesse dos turistas fez com que a Unesco encontrasse problemas nos arredores do sítio arqueológico- de desenvolvimento urbano desordenado a riscos de deslizamentos de terra. O santuário, hoje, está ameaçado de ser incluído na lista dos patrimônios mundiais em perigo.

Porto Seguro  adicionou foto de Machu Picchu Foto 3

 Para que isso não ocorra, algumas medidas estão sendo tomadas. Entre elas, a busca por novas trilhas --afinal, quanto mais distribuídos os viajantes, menor o congestionamento nas outras trilhas mais populares: Trilha Inca, Trilha Inca da Selva, Salkantay.

 Nova saída

 Também pensando na preservação do santuário inca, as autoridades peruanas estão preparando uma nova via para a saída dos visitantes.

 Atualmente, há uma única rota, que costuma ficar congestionada. Segundo o Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu, o novo caminho terá 26 metros de extensão, seguindo o mesmo projeto arquitetônico do entorno. 

 Para entrar em funcionamento, a travessia ainda depende de aprovação de uma missão da Unesco.

Porto Seguro  adicionou foto de Machu Picchu Foto 4

 Dicas práticas sobre Machu Picchu

 Chuvas

Os meses de dezembro a março são os menos indicados para fazer as trilhas, pois é a temporada de chuvas, que podem deixar turistas ilhados. De junho a setembro, praticamente não chove.

 Soroche

O famoso mal-estar de altitude não costuma ser forte nem duradouro. Ele acontece por causa do ar rarefeito do Peru --para se ter uma ideia, Cusco está a 3.500 metros de altitude. Os sintomas mais comuns são náuseas, dor de cabeça e vômito.

 Uma dica é ficar dois dias em Cusco antes de começar a fazer trilhas pelo Peru, a fim de que o organismo se adapte. Evite carne ou alimentos pesados, pois são de difícil digestão.

 Duas montanhas

São duas montanhas por lá: Machu Picchu e Wayna Picchu. Do topo delas, consegue-se uma vista espetacular de todo o complexo do sítio arqueológico. Wayna Picchu tem 350 metros de altura, já Machu Picchu tem 650 metros. As subidas exigem um pouco de fôlego.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fabio Tran

Fabio Tran comentou 8 anos atrás

Muito bom o texto! Fui para Machu Picchu em 2004 e já era lotado, agora imagino que seja muito mais. Obrigado pela dica.

Bebel Dauer

Bebel Dauer comentou 8 anos atrás

Irei em breve e agradeço as dicas!

Luiza Diz

Luiza Diz comentou 8 anos atrás

Maravilha! Vou pra lá no fim do ano, então toda dica ou sugestão é bem vinda :D

Andressa Crossi

Andressa Crossi comentou 7 anos atrás

Ótima dica, ainda vou para Machu Picchu <3

Porto Seguro

Porto Seguro  comentou 7 anos atrás

Que bom que vocês gostaram! :)

Cristiano Bizzinotto

Cristiano Bizzinotto comentou 7 anos atrás

Eita. Vou em janeiro e subirei o morro no dia posterior ao que eu chegar. Já vi que terei histórias para contar hahaha

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Machu Picchu,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.