Não confie no seu "eu do futuro" - Coisas que eu aprendi viajando #2


  Índia, Dubai, Tailândia, Israel, Egito, Jordânia  3191 visualizações

Proponho iniciar esta nossa conversa com duas perguntas:
 
Quais são seus sonhos?
 
Quais são suas "desculpinhas" para não realizá-los hoje?
 
"Diogo, não é simples assim. Não tenho dinheiro; Não tenho tempo." Eu te entendo. Eu também falava muito disso antes e descobri que o problema não é a falta de dinheiro, tempo ou qualquer outra coisa que constantemente falamos para justificar a não realização de nossos sonhos. O problema é que somos acomodados. É mais fácil deixar para depois e confiar em nosso eu do futuro, que irá realizar todos os seus sonhos. Enquanto isso, nos prendemos em nossa rotina idêntica todos os dias. Como se a vida fosse uma linha de produção. 
 
E como eu comecei a realizar meus sonhos? Inicialmente eu busquei inspiração para pensar: "Está na hora de tratar meus sonhos como prioridade". Depois busquei disciplina e transformei meus sonhos em metas e objetivos palpáveis, com planejamento de quando, como e onde irei realizá-los.
 
Vou propor dois exercícios que me ajudaram muito a iniciar a busca pelos meus sonhos e podem te ajudar. 
 
 
1) Em busca de inspiração e vontade:
 
Assista algum filme ou leia um livro que te motiva a lutar pelos seus objetivos.
 
Eu sou apaixonado por cinema e fico impressionado com a capacidade que os filmes têm de provocar reflexões. Alguns com uma simples frase e outros com uma história poderosa mudaram completamente a maneira como eu vivo. Dentre tantos, escolho dois para recomendar:
 
Sim Senhor foi o filme que me fez parar com as desculpas e justificativas, para aproveitar sempre que for possível.  Carl, interpretado por Jim Carrey, é um cara que diz não para tudo e vive a vida preso na "linha de produção". Após ir a uma espécie de palestra de auto-ajuda, ele decide dizer sim para todas as oportunidades. Esta decisão muda a vida dele completamente e ele começa a realmente viver momentos inesquecíveis e até se apaixona! Que tal você começar a dizer sim para as coisas que você sempre sonhou?
 
Diogo Pinho adicionou foto de Índia,Dubai,Tailândia,Israel,Egito,Jordânia Foto 1
 
A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme protagonizado e dirigido pelo Ben Stiller que conta a história de um gestor de negativos da revista Life. Walter é outro cara que vive preso na "linha de produção" e é extremamente sonhador. Em diversos momentos do filme ele sonha de olhos abertos, imaginando que está realizando coisas fantásticas, porém ele sempre acorda e retorna para sua vida medíocre. Após receber um pacote com negativos de um fotógrafo renomado, interpretado por Sean Penn, Walter percebe que uma das fotos não estava no pacote e decide embarcar em uma jornada em busca do fotógrafo, que está tirando fotos na Groelândia. Particularmente, esse foi o filme que mais me inspirou. A coragem que Mitty tem para enfrentar o que for preciso para conseguir o negativo, é a coragem que precisamos para buscar nossos sonhos. As aventuras que Walter vive, com certeza vão te inspirar a criar um "currículo de histórias". Como diria o slogan do filme: "Pare de sonhar e comece a viver."
 
Estas são apenas duas recomendações que me marcaram. Garanto que existem milhares de outras maneiras de você se inspirar. 
 
Tá motivado? Então vamos para o segundo exercício:
 
 
2) Trate seus sonhos com seriedade
 
Você tem prazos e metas no seu trabalho, certo? O que acha de fazer isso com seus sonhos?
Esta foi a primeira coisa que eu fiz no início de 2015 e risquei diversos itens da minha bucket list, além dos que estão por vir nesta virada de ano. Qualquer sonho é viável, desde que você esteja disposto a se esforçar para alcançá-lo. Você pode utilizar qualquer método que você queira, basta ter disciplina para seguí-lo. Método simplificado que utilizei:
 
Diogo Pinho adicionou foto de Índia,Dubai,Tailândia,Israel,Egito,Jordânia Foto 2Diogo Pinho adicionou foto de Índia,Dubai,Tailândia,Israel,Egito,Jordânia Foto 3Diogo Pinho adicionou foto de Índia,Dubai,Tailândia,Israel,Egito,Jordânia Foto 4
 
I) Listar os itens que mais quero realizar, de acordo com meus recursos financeiros e com meu tempo:
  • Morar um ano no exterior (Feito)
  • Holi na Índia; (Feito)
  • Fazer uma Tattoo; (Feito)
  • Dormir em um deserto; (Feito)
  • Conhecer as sete maravilhas; (2/7)
  • Saltar de paraquedas em Dubai;
  • Réveillon em Dubai;
  • Visitar as Pirâmides do Egito;
  • Andar na montanha russa mais rápida do mundo.
 
II) Planejar dinheiro necessário, data exata e como realizar cada um dos itens:
  • Saltar de paraquedas em Dubai:
    • Salto de Paraquedas: 545 USD
    • Passagem: 642 USD
    • Diária Hostel: 25 USD
    • Quando: 30/12/2016
III) Guardar a grana necessária, comprar tudo com antecedência e ter disciplina para seguir o seu planejamento.
 
 
Enfim, basta planejar de maneira concreta o que você quer realizar. Todos os sonhos que coloquei ali em cima, e ainda não foram realizados, já foram muito bem planejados. Já cotei tudo que será necessário e defini as datas. Não foi nada fácil, já que é uma viagem caríssima e exigiu muita disciplina para guardar dinheiro. Porém, todo esse esforço valerá a pena a partir do dia 22/12/2016. 
 
Você não está vivo se não estiver vivendo!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Obrigada Diogo! Vou procurar ser mais disciplinada para conquistar meus sonhos. :)

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 7 anos atrás

Tive esse mesmo insight com Sim Senhor. Ótimo filme. Tenho muitos projetos que andei adiando por motivos de "esperar a cia ideal", mas acho que vou desistir disso. Quem quiser que me acompanhe!!!

Alinne Oliveira

Alinne Oliveira comentou 7 anos atrás

Diogo suas dicas são ótimas, depois de ler o texto me senti mais motivada à tirar os planos do papel e torná-los realidade,mas claro que com disciplina e planejamento.Obrigada! :D

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Diogo, sensacional como sempre. Cara, que texto!!! Tem que viajar sem parar! Continue sempre nos inspirando!!!

Sola no Mundo

Sola no Mundo  comentou 7 anos atrás

Que legal Diogo! foi muito bom de ler!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Índia, Dubai, Tailândia, Israel, Egito, Jordânia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.