Mas tu vais viajar sozinhA?


  Holanda, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Espanha, França  3440 visualizações

Sim, o "A" maiúsculo no título foi proposital. Afinal, nunca ouvi esse tipo de pergunta para um homem. Sempre que eu conto para alguém que estou planejando minha viagem, uma das primeiras perguntas é? "- E com quem tu vai?". "- Sozinha", eu respondo. E daí segue uma tempestade de perguntas unindo Mulher e Sozinha.

Dani Endler Sobieszczanski adicionou foto de Holanda,Inglaterra,Portugal,Bélgica,Espanha,França Foto 1

(Foto tirada pela minha irmã em Saquarema/RJ)

Tu não tens medo? Tenho medo sim. Porém muito menos medo do que andar sozinha nas ruas da minha cidade após anoitecer. Muito menos medo do que entrar em um ônibus ou um táxi na maioria das cidades brasileiras. Tive medo também quando decidi sair de casa, mudar de cidade, de faculdade, de emprego, mas fiz tudo isso. Se fosse pelo medo, eu não sairia mais de casa. Todos os dias tenho medo de ser assaltada (ou coisas piores), mas não posso deixar o medo me impedir de fazer o que eu quero.

Mas por quê sozinha? Porque não conheço ninguém que gostaria de fazer o mesmo tipo de turismo que eu, que queira conhecer os mesmos lugares, tenha os mesmos sonhos, os mesmos gostos. Porque não quero ter que discutir nenhum detalhe da minha viagem. Porque eu quero fazer as coisas da forma que eu sempre sonhei. Alguns amigos sugeriram que eu adiasse a viagem para ter a companhia deles, outros sugeriram uma mudança no roteiro para que tivessem vontade de me fazer companhia. Mas, a partir daí, não seria mais o meu sonho. Eu quero viajar na minha estação do ano preferida, quero passar 10 dias em Londres e somente 4 em Paris, entre outras questões que são muito pessoais e complicadas de conciliar com os gostos e vontades de outras pessoas. É óbvio que, em outro momento, quero também ter a possibilidade de viajar com amigos e/ou familiares, mas esta viagem eu farei sozinha.

E tu falas inglês fluente? Não falo inglês fluente. Estou estudando, me viro no inglês. Mas não acho que isso seja um empecilho para alguém viajar, independente de sexo/gênero.

Tu pretendes se hospedar em um hostel? Quarto misto ou apenas para mulheres? Sim, pretendo. E não me importo em ter que pegar um quarto misto. O mínimo que eu espero é que outros viajantes tenham respeito por quem divide o quarto com eles.

Esses são alguns exemplos de perguntas que ando escutando... Mas o que quero dizer com tudo isso, é que nós, mulheres, não podemos deixar de fazer as coisas por medo. Mulher pode, e pode muito. Pode ir pra onde quiser sozinha e deveria poder sair a hora que quisesse na rua, se a violência não nos impedisse disso. Apenas devemos ter cuidados em relação à cultura dos locais para onde estamos indo. Mas nunca devemos deixar de realizar os nossos sonhos por achar que mulher não pode!

------

Bom, gente, este foi meu primeiro post aqui no Dubbi. Em breve espero contribuir mais, contar sobre meu planejamento e, num futuro próximo, contar também as experiências da minha viagem!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  comentou 7 anos atrás

Dani, muito bacana! Tenho uma amiga que acabou de fazer uma trip pela europa sozinha e ela escreveu um texto muito parecido com o seu, pelo visto as perguntas são sempre as mesmas rsrsrs...

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Tenha um bom plano de roteiro, cuidados nos transfers, e curta todo seu sonho. Isso é viver. Parabéns.

Raimundo Neto

Raimundo Neto comentou 7 anos atrás

a youtuber brasileira que mora na australia Nina Ferreira, está fazendo mochilão sozinha por algum paises asiaticos. Procura o canal dela que tem o nome dela e veja como tá sendo bom

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski comentou 7 anos atrás

Muito obrigada, pessoal. Raimundo, vou procurar o canal dela ;)

Helton Romano

Helton Romano comentou 7 anos atrás

Creio que o espanto por viajar sozinhA não tenha muito a ver com gênero, pois também noto a mesma reação quando relato minhas viagens. No meu caso até gostaria de ter a companhia de amigos, mas é complicado. Precisa estar solteiro, ter disponibilidade (o trabalho impede uma viagem mais longa) e condições financeiras. Como não tenho amigos com esses três requisitos, acabo indo sozinho.

Helton Romano

Helton Romano comentou 7 anos atrás

Ah e meu inglês é básico, provavelmente inferior ao seu, mas me virei bem no Japão rsrsrs

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski comentou 7 anos atrás

Helton, discordo de ti. Primeiro: não precisa estar solteiro para viajar, independente do tempo que for ficar fora. Apenas precisa se relacionar com alguém que entenda isso. Segundo: o espanto é infinitamente maior com mulheres que viajam sozinhas.

sérgio giorni

sérgio giorni comentou 7 anos atrás

Ótimo post. Quebrando os mitos e tabus.

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski comentou 7 anos atrás

Obrigada, Sérgio!

Tania Maia

Tania Maia comentou 7 anos atrás

Parabéns Dani..tô quase nessa vibe tbm..por enquanto estou indo com amiga..por aqui mesmo..mas sonho alto!

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski comentou 7 anos atrás

Tá certo, Tania! Sempre tem que ter um começo :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Holanda, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Espanha, França,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.