Mas O Que é Turismo Responsável?


  Brasil  6419 visualizações

No mundo de turismo, viagens, lazer, hospitalidade, existem várias ondas, e modinhas, como quase tudo! Ultimamente, a moda tem sido turismo com palavras como “experiência”, “autêntico”, “sustentável”, e “responsável”.

Eu tenho uma agência de viagens, e quando falo com pessoas que não são da área, ou que são viajantes, muitas vezes ficam com o pé atrás e me perguntam, "Mas o que isso quer dizer?"

Polyana Oliveira adicionou foto de Brasil Foto 1

O Turismo de experiência, sempre atrela… uma experiência com o passeio. Que seja um walking tour gastronômico com paradas para degustação, ou um turismo de aventura com experiências na natureza.

O autêntico, é aquele que foge do “turistão”, aquilo que buscamos no turismo de viver como um local na cidade visitada, ou sem muitos elementos “pega turista”.

O sustentável, tem a ver com a conservação do meio ambiente. Este está mais em alta ainda, desde que a UNWTO (órgão da ONU responsável pelos cuidados com o turismo), declarou 2017 como o ano do turismo sustentável.

Tudo isso, pode ser chamado de turismo responsável, a mais nova e crescente "buzz word" do momento. Veja como no gráfico abaixo, o interesse por turismo "sustentável" está estável, quanto o interesse por "responsável", só cresce!

Polyana Oliveira adicionou foto de Brasil Foto 2

Fonte.

Existem muitas definições para o turismo responsável como um todo, mas a que eu mais gosto, é a da Associação Italiana de Turismo Responsável, que diz:

O turismo responsável é o turismo realizado segundo os princípios da justiça social + econômica, com pleno respeito ao ambiente e às culturas... reconhece o papel central da comunidade local receptora e o seu direito de ser protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável e socialmente responsável de seu próprio território. Opera favorecendo a positiva interação entre a indústria do turismo, as comunidades locais e os turistas.

Ou seja, é um tipo de turismo que se preocupa com o destino visitado da mesma forma que cuida dos turistas.

Bonito, não é?

Mas e na prática, funciona? Sai mais caro turistar desse jeito?

Sim, e não! Para ambas as perguntas.

Na prática, muitas operadoras já estão praticando o turismo responsável e não sabem. Quando conversamos com operadoras e guias brasileiros, muitas vezes eles falam que trabalham com guias locais, e trabalhos sociais em suas comunidades através de seus negócios turísticos, mas não se definem como operadoras de turismo responsável. Porque não sabiam que isso existia!

Já em outros casos, encontramos operadoras que se dizem sustentáveis, mas não trabalham necessariamente em parceria com as comunidades ou importam funcionários de outros destinos para tocar passeios.

Os valores funcionam da mesma forma. Algumas operadoras, até por reverter parte de seu lucro para seus destinos e ter práticas mais sustentáveis em seus negócios, acabam gastando mais que operadoras tradicionais. Isso acaba aumentando o custo das operadoras, o que no final é revertido para o cliente também.

Basta o cliente saber se é mais importante para ele/a investir em uma experiência autêntica e sustentável, ou gastar menos.

Em alguns casos, não precisa escolher entre um ou o outro, o que é lindo para todos!

Como Encontrar Experiências Responsáveis?

Polyana Oliveira adicionou foto de Brasil Foto 3

Bom, algumas agências, como a nossa, trabalham exclusivamente com fornecedores responsáveis, e dão destaque à isso em sua comunicação e produtos. Mas é importante cobrar essa responsabilidade das agências, e pedir que esteja claro o quão responsável a atividade ou acomodação é, de fato.

As vezes, como eu disse acima, fornecedores desses serviços nem sabem que são responsáveis, mas são! É aí que, na fase de pedidos de orçamentos e cotações, é importante perguntar também para a operadora ou guia:

  • Vocês trabalham com funcionários que são da região?
  • Quais atividades serão feitas na comunidade?
  • Quais são os benefícios do passeio/hotel para a comunidade?
  • Existe um elemento educativo ao passeio?
  • O seu hotel trabalha com alguma prática sustentável?

Essas são perguntas básicas, mas se você tiver um interesse maior, vale questionar o envolvimento do estabelecimento ou faturamento na própria comunidade do fornecedor! Você pagará para ter uma experiência autêntica e com muito propósito, então questionar e ter uma garantia disso não faz mal para ninguém.

Bom, é isso por hoje. Nas próximas semanas, espero poder compartilhar histórias de guias responsáveis e hotéis sustentáveis baseado nas minhas experiências e de amigos, com foco no Brasil, mas também lá fora, e espero poder influenciar mais pessoas a viajar com propósito também!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Camila Castanheira

Camila Castanheira comentou 7 anos atrás

Amei Polyana!

Polyana Oliveira

Polyana Oliveira comentou 7 anos atrás

Que bom Camila! Foi escrito com muito carinho :-)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.