Mapa de Santiago do Chile: guia para explorar a cidade


  Santiago  18643 visualizações

Para conhecer uma cidade é preciso percorrer suas ruas, seus caminhos, ou seja, revirar seu mapa. Santiago do Chile é uma grande cidade, importante capital de um país complexo da América do Sul. Circular pelas ruas de Santiago tem um sabor especial, cada bairro possui suas peculiaridades e características. Trata-se de uma cidade carregada de valor histórico, de heranças culturais e novidades que surpreendem os visitantes.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 1

Para que essa incursão seja proveitosa e para evitar surpresas negativas é importante que o viajante esteja bem informado sobre o mapa de Santiago do Chile. A cidade é dividida em trinta e sete comunas (ou bairros), sendo que vinte e seis estão dentro da metrópole e as outras onze no que seria considerando a Grande Santiago. A cidade fica no Vale Central do Chile e é rodeada por uma cadeia de montanhas, pela Cordilheira dos Andes, pelo Cordão Chacabuco, pela Angostura de Paine e a Cordilheira da Costa. A dimensão do vale é impressionante, são oitenta quilômetros de Norte a Sul e trinta e cinco quilômetros de Leste a Oeste. Dentro de Santiago do Chile também existem alguns morros, como o Cerro Santa Lúcia, o Cerro Blanco, o Cerro Calán e o Cerro Renca.

LEIA MAIS: Onde ficar em Santiago do Chile

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 2

Outra característica do mapa de Santiago do Chile é a bacia hidrográfica do rio Maipo, que se estende por 15.380 km². O rio nasce na Cordilheira dos Andes (próximo a um vulcão de mesmo nome) e desce por um cânion também chamado de Maipo. O Rio Maipo é de extrema importância para a capital do Chile, sendo responsável pelo desenvolvimento agrícola das cercanias de Santiago do Chile. Ainda que o Maipo seja de grande importância, é o rio Mapocho que atravessa parte da cidade, cortando vinte comunas, sendo o mais conhecido e importante da capital.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 3

O mapa de Santiago do Chile é de fácil acesso, encontrado online e nas estações de informações turísticas assim como no aeroporto e na rodoviária. Ao todo a cidade se divide em seis regiões: Norte, Cordillera Oriente, Cordillera Sur, Sur, Poniente e Centro. O Norte da cidade se divide em dois, do lado Nordeste estão os bairros de Lo Barnechea, Vitacura e Las Condes; do lado Noroeste estão Quilicura, Huechuraba, Renca, Conchali e Recoleta. No extremo Sul a cidade também se divide, do lado Sudeste estão Pirque, San José de Maipo e Puente Alto; do lado Sudoeste estão Padre Hurtado e San Bernardo. No centro do mapa de Santiago do Chile encontramos alguns dos bairros mais famosos, como Providencia, Santiago (Centro), Ñuñoa, San Miguel, San Joaquín e Mascul.

LEIA MAIS: Santiago do Chile, o turismo na capital

A principal avenida se destaca no mapa de Santiago do Chile: a Libertador General Bernardo O’Higgins. Mas poucas são as pessoas que a chamam assim, ela é mais conhecida como La Alameda ou Alameda del Libertador Bernardo O’Higgins. “Sempre que você ouvir falar que algo fica na Avenida Alameda, não a procure no mapa! Se eu soubesse disso antes da primeira vez que fui para lá, tinha me perdido bem menos na cidade”, conta a viajante Lua Santos, de Fortaleza. Seu trajeto de cerca de dez quilômetros corta a cidade de um lado a outro passando pelo centro. É também um importante ponto de referência para os viajantes percorrendo a cidade. Abaixo da Alameda está a linha um do metrô, talvez a mais importante e certamente a mais utilizada das vias subterrâneas.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 4

O mapa do metrô de Santiago do Chile parece integrar bem toda a cidade através das cinco linhas. O sistema é um dos mais modernos da América Latina, com 108 estações e 103 quilômetros. A linha um é a mais utilizada por turistas, por contemplar o circuito das principais atrações para visitantes. Além disso, é a linha com trens mais modernos. Ela começa na estação San Pablo e vai até a estação Escuela Militar, cruzando a cidade de oeste a leste. Algumas estações da linha um são perfeitas para os deslocamentos entre atrações turísticas, tais como a estação Los Heroes onde é possível fazer a transferência para a linha dois e descer na estação Puente Cal y Cantro, que dá acesso ao famoso Mercado Central. Na linha um também se encontra a estação La Moneda, cujo nome já indica a localização, perfeito para visitar o Palácio La Moneda, belo e importante edifício da história do Chile.

LEIA MAIS: Como comprar passagens aéreas para Santiago do Chile

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 5

Continuando com o mapa do metrô de Santiago do Chile, a estação Baquedano, ainda na linha um, faz ligação com a linha cinco, onde é possível acessar a Plaza de Armas pela estação de mesmo nome. A mesma estação Baquedano é utilizada para acessar o Cerro San Cristóbal, o Zoológico, La Chascona (casa do poeta Pablo Neruda) e o Pátio Bellavista. Ainda percorrendo a linha um é possível chegar ao Cerro Santa Lucía, cuja estação possui o mesmo nome do morro. A linha dois integra norte e sul do mapa de Santiago do Chile, tendo como primeira estação a La Cisterna e cruzando o subsolo da cidade até a estação Vespucio Norte. As outras estações estão integradas com as duas primeiras e completam o resto do mapa de Santiago do Chile.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 6

A facilidade de deslocamento proporcionada por um metrô integrado na vida dos cidadãos chilenos e dos visitantes não pode ser mensurada, porém tem um custo financeiro. O metrô possui três preços que dependem do horário de embarque: o Horário Punta (nosso horário de pico) é o mais caro, em seguida temos o Horário Valle com um preço um pouco mais barato e por último o Horário Bajo que tem os melhores preços. Outra informação importante ao se deslocar pelas vias subterrâneas que cruzam o mapa de Santiago do Chile é a necessidade de um cartão específico para utilizar o metrô, que pode ser utilizado nos ônibus da cidade.

LEIA MAIS: Restaurantes em Santiago do Chile

Outra vantagem de Santiago do Chile é que a qualidade do trânsito na capital não fica apenas no mundo subterrâneo. A linha de transporte público, principalmente os ônibus, complementa as linhas de metrô, facilitando ainda mais os trajetos entre os diferentes pontos do mapa de Santiago do Chile. Táxi e outras opções como carros alugados podem ajudar também nessa locomoção. Além disso, para os que gostam de sentir nas pernas o percurso, a opção de circular a pé por alguns dos bairros é sempre interessante, assim como alugar bicicletas para percorrer a cidade. No quesito ciclovias interligadas, Santiago do Chile deixa um pouco a desejar, mas é possível percorrer bons quilômetros em algumas comunas.

Outra via interessante de conhecer, principalmente ao caminhar, é a ponte Pío Nono. Passagem obrigatória entre a estação de metrô Baquedano e o concorrido bairro Bellavista, a ponte fica sobre o famoso rio Mapocho e se tornou mais uma das tantas atrações turísticas de Santiago do Chile. O diferencial desta ponte está em um costume romântico frequente em algumas cidades do mundo. O nome vem da tradição de casais apaixonados que escrevem seus nomes em cadeados e os prendem na cerca, protegendo o amor que os une para sempre, o que fez a passarela ficar conhecida como ponte dos cadeados.

O mapa de Santiago do Chile é na verdade uma representação da pulsante vida na capital chilena. Percorrer suas ruas, vias, acompanhar o ritmo de seu mais famoso rio, conhecer a fundo praças, passeios clássicos, prédios históricos, tudo é possível para o visitante que for capaz de seguir os rumos da cidade sem medo de se perder.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.