Minha mala foi extraviada no aeroporto. E agora?


 Aeroportos     América, Europa, Ásia, África, Oceania  2917 visualizações

Um dos maiores pesadelos dos viajantes é ter a mala extraviada no aeroporto. A chance de isso acontecer é pequena - segundo um relatório internacional, 7,3 vezes a cada mil passageiros. Ainda assim, em dias de pouca sorte, você pode ser premiado. E como se prevenir? O que fazer quando isso acontecer? Quais são os seus direitos?

Calma, o Dubbi vai ajudá-lo caso você tenha sua mala extraviada no aeroporto.

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania Foto 1
Foto: Divulgação/Shutterstock

Identificação
Muitas vezes o viajante pode ter aquela preguiça de escrever os nomes na etiqueta. Não entre nessa e passe a adotar medidas preventivas. Se sua bagagem for extraviada no aeroporto, será muito mais fácil identificá-la. Escreva sempre nome, telefone, e-mail e país de origem em um selo de identificação na mala. Coloque uma etiqueta também dentro da mochila, pois a de fora pode acabar rasgando. E não se esqueça de tirar as etiquetas de viagens antigas, para evitar qualquer tipo de confusão.

Evite furtos
Primeiro de tudo, tranque bem sua mala com um cadeado. Procure escolher um modelo de mala que permita travar os zíperes em uma posição fixa. Os modelos em que eles continuam correndo mesmo depois de trancados não são uma boa opção -é mais fácil violar a mala e depois fechá-la como se nada tivesse acontecido.

Na mão
Levar itens essenciais na bagagem de mão é recomendado, como carregador de celular, medicamento, roupas íntimas. Eletrônicos e joias, que são mais caros, também devem estar na mala que vai com você -caso seja imprescindível despachar esses objetos, preencha um formulário na hora do check-in, declarando o valor deles. Não esqueça de carregar trocas de roupas para mais de um dia e para diferentes temperaturas - se ocorrer extravio de bagagem, você terá a garantia de pelo menos alguns dias com roupa nova. 


DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania Foto 2
A pressa é inimiga da perfeição
Esse ditado vale para diminuir o risco de ter a mala extraviada em uma viagem de avião. Chegar em cima da hora no aeroporto, mesmo que já tenha feito o check-in on-line, é um prato cheio para o extravio da bagagem. Confira a etiqueta da mala a ser despachada para garantir que o código do aeroporto indicado nela bate com o do cartão de embarque. Caso contrário, você pode até correr e pegar o próximo voo, mas a sua mala, não. 

Minha mala foi extraviada no aeroporto. E agora?
A esteira rola, rola, rola e nada. Bate aquele sentimento de frustração, raiva, ódio. O melhor a fazer é manter a calma e seguir as dicas a seguir.

1) Procure a companhia aérea ainda na sala de desembarque e comunique o extravio da bagagem. Eles irão entregar o Registro de Irregularidade de Bagagem, a reclamação formal que você deve preencher;

2) A sua mala só pode ficar extraviada por, no máximo, 21 dias. Após esse prazo, a empresa deve indenizar o passageiro -no Brasil, o teto estabelecido pela Anac é de R$ 4 mil. Caso ela seja localizada, a bagagem deve ser enviada ao endereço de residência ou da hospedagem, conforme indicado pelo viajante;

3) O turista que tem a mala extraviada no aeroporto possui todos os direitos de consumidor garantidos. Portanto, caso a reclamação contra a companhia aérea não dê resultado, é possível encaminhar a queixa do extravio de bagagem à Anac, além de procurar o Procon e o Poder Judiciário;

4) Mesmo que a mala extraviada seja encontrada, a companhia é obrigada a pagar um reembolso de R$ 400 ao passageiro, referente à compra de itens de primeira necessidade, como os de higiene pessoal. Guarde os comprovantes para enviar à empresa;

5) Contratar seguros ou rastreadores deixa a viagem um pouco mais cara, mas pode ser uma segurança a mais ao viajante, principalmente se os objetos forem de extrema importância, o que é um pouco triste quando a bagagem é extraviada.

DUBBI  adicionou foto de América,Europa,Ásia,África,Oceania Foto 3

Para saber mais em cada companhia:

Extravio de bagagem Tam

Extravio de bagagem Azul

Extravio de bagagem Gol

Extravio de bagagem Avianca

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Vilma Palomar

Vilma Palomar comentou 8 anos atrás

Ótimas dicas! Acrescentaria apenas para prestarem muita atenção ao retirarem a bagagem da esteira. Muitas malas são iguais, parece bobagem mas acontece! Evite trocas e dores de cabeça desnecessária.

Mari Silva

Mari Silva comentou 7 anos atrás

Aconteceu comigo ,é frustrante mas acharam em menos de 24 hs foi minha sorte,

DUBBI

DUBBI  comentou 7 anos atrás

Olá Vilma! Tudo bem? Verdade, vamos atualizar o texto e acrescentar essa dica :)

DUBBI

DUBBI  comentou 7 anos atrás

Olá Mari! É realmente desanimador, mas ainda bem que conseguiu em menos de 24 horas

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Europa, Ásia, África, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.