Latinoamérica


  Santiago, Puerto Varas, Bogotá, Montevideo, Santa Cruz  4266 visualizações

Lua Santos adicionou foto de Santiago,Puerto Varas,Bogotá,Montevideo,Santa Cruz Foto 1

(Para ler ouvindo Calle 13 - Latinoamerica)

Não sei dizer ao certo quando começou o meu amor pela América Latina... Certamente não foi na adolescência, durante as aulinhas de Espanhol, quando, como boa parte dos brasileiros, eu sonhava em ir a Madrid mas era completamente desligada da existência de uma cultura hispânica rica bem ao lado da minha casa. 

Eu cresci e algo em mim começou a olhar cada vez mais para nossos vizinhos hermanos. Pesquisar sobre a cultura, as comidas - e que comidas! -, os vinhos, as histórias... E descobri que há entre nós, falantes de português, e demais países deste vasto continente muito mais em comum do que as origens indígenas, as ditaduras e uma extranha relação com a pobreza: há um povo que luta, antes de tudo!

Minha primeira experiência fora do Brasil foi no Chile. Tive o prazer de conhecer várias cidades, viajar em locais que mesmo os chilenos não vão muito, muito menos os turistas e conheci exatamente uma pequena amostra do que era a América Latina. Sim, porque vivemos tão presos dentro de nossa bolha brasileira que muitas vezes esquecemos que também somos latino-americanos. 

Lua Santos adicionou foto de Santiago,Puerto Varas,Bogotá,Montevideo,Santa Cruz Foto 2

Andar entre rios e florestas, ver o impacto do neoliberalismo extremo de Santiago em contraste aos jovens fazendo esculturas em greda (barro) em um povoado de duas ruas chamado Pomaire, ver a riqueza alemã de Puerto Varas em oposição à simplicidade interiorana de uma cidadezinha chamada Santa Cruz... Isso apenas em um país! O que dizer de todo o continente?

Passar um semestre estudando com uma colombiana me deu outra dimensão da Latinoamérica... Descobri coisas sobre Bogotá que jamais imaginaria.. A quantidade de museus é impressionante. Mas quando pensamos em Colômbia, só nos vem à mente Pablo Escobar, narcotráfico, as Farc’s e afins. Santa ignorância nossa. Fique surpresa ao saber que o narcotráfico brasileiro mata muito mais do que o colombiano, que decaiu muito após a morte de Escobar. E juntas ficamos tristes quando a população disse "no" ao tratado de paz com as Farc...

Ignorância também é achar que o Uruguai é a Holanda, onde tudo é permitido. Não passa de estereótipos. Porque sim, nós, brasileiros, um dos povos mais estereotipados do mundo estereotipa os próprios vizinhos. Nós gastamos horrores em dólares nos Estados Unidos e nem nos damos conta que podemos ir fazer as mesmas compras em Santiago gastando muito menos. Ignora a incrível história de países com uma colonização diferente da nossa, mas que não faz nem 600 anos éramos todos um só, o continente que sequer era conhecido e que hoje, é apartado.

Sim, somos latinoamericanos e esse povo me encanta. O que eu puder escrever sobre eles, escreverei. O que puder estudar, estudarei. E claro, o que eu puder conhecer e ver com meus próprios olhos (sem lentes de câmera, por favor), verei. Vem comigo?

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago, Puerto Varas, Bogotá, Montevideo, Santa Cruz,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.